Resumo do Mês - Fevereiro 2016



guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Análise Mensal | Fevereiro 2016
Local de Seguimento - WU Cacém (vento e Temperatura) e WU Barcarena (Precipitação)


Um mês ameno e ventoso, ligeiramente chuvoso.

Normais Climatológicos Lisboa (Geofísico) 1981-2010 | Fevereiro (Fonte IPMA)

Média Temperatura Máxima: 16,2ºC
Média Temperatura Média: 12,7ºC
Média Temperatura Mínima: 9,1ºC
Média Precipitação: 84,9 mm
Vento Médio: 16,7 km/h (Fonte)

Registos no meu local de seguimento:

Média Temperatura Máxima: 15,6ºC (-0,6ºC)
Média Temperatura Média: 12ºC (-0,7ºC)
Média Temperatura Mínima: 9,5ºC (+0,4ºC)
Precipitação Total: 102,6 mm (+17,7 mm)
Vento Médio: 19,2 km/h (+2,5 km/h)
Rajada Máxima: 92 km/h

14 dias de chuva!

Finalmente este mês quebra o padrão dos últimos meses de temperatura acima da média, com a surpresa da temperatura máxima ser abaixo do normal. Até agora é talvez dos meses mais dentro da média, a temperatura portou-se bem, a precipitação excedeu-se um pouco mas isso nunca faz mal :D, as ribeiras correm alegremente acompanhadas pela vida animal, mas propriamente os patos :lol:. Já o dado mais anormal deste mês foi o vento, com uma média perto dos 20 km/h, causado pelas "tempestades" sucessivas durante o mês. Rajada máxima para guardar até ao fim do ano, muito dificilmente vai ser ultrapassada. Até agora o mês mais ventoso desde que comecei a trabalhar com dados.
Mínima de 3,9ºC registada e possivelmente a do ano.

Para mais informações do mês, vão os gráficos:

Neste primeiro, de salientar os dias antes da primeira quinzena com valores de amplitude térmica de 1ºC ou menos. Depois vem a época de frio (13 a 19) e uma época quente. O mais estranho é a linha de tendência, talvez das mais inclinadas que já vi, foi um mês com bastantes oscilações mas lá conseguiu ficar até bonitinho.

gTltpWY.png


Tendência de chuva também subiu durante o mês, vamos ver se Março segue o exemplo :p

oAv1jUJ.png


2/3 do mês com rajadas acima dos 40 km/h

aFYFRaM.png
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Aquilo que tenho para destacar do mês de fevereiro são basicamente os extremos térmicos de dia 27.
3,9ºC / 9,5ºC
Um dos dias mais frios dos últimos anos.
Nota: A mínima foi registada às 13:28, pormenores que fazem deste dia algo memorável.
Ia-me esquecendo desse dia, sem dúvida para guardar! Vê-se bem no meu gráfico a descida a pique da máxima!
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ia-me esquecendo desse dia, sem dúvida para guardar! Vê-se bem no meu gráfico a descida a pique da máxima!

Exacto, vê-se bem, aqui a descida não foi tão acentuada, pois na sexta tinha tinha tido uma máxima na ordem dos 12ºC, por estas bandas nunca aquece tanto como por aí. Por aqui o ar marítimo e vento da serra definem muito o padrão térmico.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
FEVEREIRO DESTE ANO FOI O MAIS QUENTE DA HISTÓRIA

17 MARÇO 2016 // NUNO NORONHA // NOTÍCIAS // SAPO COM AFP

As temperaturas subiram acima do normal em todo o mundo no mês passado, colocando-o como o fevereiro mais quente desde o início dos registos, informou na quinta-feira a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos.

créditos: EPA/ARNO BURGI
Depois de janeiro ter sido considerado o mais quente de sempre, fevereiro também bateu recordes.

"A temperatura média global nas superfícies terrestres e oceânicas em fevereiro de 2016 foi a mais alta para um mês de fevereiro no registo realizado pela NOAA desde 1880", indicou o organismo em um comunicado.



"Foi o aumento médio mais elevado nos 1.646 meses registados", explicou.
http://lifestyle.sapo.pt/saude/noti...reiro-deste-ano-foi-o-mais-quente-da-historia