Resumo do Mês - Março 2016



guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Análise Mensal | Março 2016
Local de Seguimento - WU Cacém (vento e Temperatura) e WU Barcarena (Precipitação)

Um mês frio e chuvoso.

Normais Climatológicos Lisboa (Geofísico) 1981-2010 | Março (Fonte IPMA)

Média Temperatura Máxima: 18,8ºC
Média Temperatura Média: 14,9ºC
Média Temperatura Mínima: 11ºC
Média Precipitação: 53,2 mm
Vento Médio: 18,5 km/h (Fonte)

Registos no meu local de seguimento:


Média Temperatura Máxima: 16,3ºC (-2,5ºC) :eek:
Média Temperatura Média: 11,9ºC (-3ºC) :shocking:
Média Temperatura Mínima: 8,9ºC (-2,1ºC)
Precipitação Total: 87 mm (+33,8mm) (Possível erro de + 10mm)
Vento Médio: 17 km/h (-1,5 km/h)
Rajada Máxima: 71 km/h

13 dias de chuva!

Até eu fiquei surpreendido com as anomalias negativas :wacko: O mês de Março teve uma média de temperatura mínima INFERIOR a Janeiro e Fevereiro. A média da temperatura máxima foi igual à de Janeiro. Até tive de calcular os valores 3 vezes para ver se não estava a errar.
A precipitação foi, pelo 3º mês consecutivo, acima da média da normal de precipitação e, apesar de alguns erros na estação, continua acima da média.

O vento foi mais violento no inicio do mês, até que no dia 12 de Março até 21 de Março teve uma brutal acalmia. A rajada máxima não foi nada de mais.

Agora de salientar as anomalias nas temperaturas desde o início do ano, Janeiro com +2ºC, Fevereiro sem anomalias e Março com -2ºC. Isto faz com que quase todos os meses tenham a mesma média de temperaturas, parece que estamos num país tropical :D. Nota-se bastante nesta estabilização de temperaturas, contínuo a vestir roupas de Inverno desde o início do ano, quando a meio de Março já estaria de manga curta. Acho que nunca tinha visto uma anomalia negativa tão profunda, imagino que outras zonas do país ainda seja maior.

É interessante que quando há anomalia positiva, como aconteceu em Janeiro, todo o mundo reclama, mas com anomalias negativas não vejo assim tanta revolta. :rolleyes:

Mais tarde colocarei os gráficos.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Análise Mensal | Março 2016
Local de Seguimento - WU Cacém (vento e Temperatura) e WU Barcarena (Precipitação)

Um mês frio e chuvoso.

Normais Climatológicos Lisboa (Geofísico) 1981-2010 | Março (Fonte IPMA)

Média Temperatura Máxima: 18,8ºC
Média Temperatura Média: 14,9ºC
Média Temperatura Mínima: 11ºC
Média Precipitação: 53,2 mm
Vento Médio: 18,5 km/h (Fonte)

Registos no meu local de seguimento:


Média Temperatura Máxima: 16,3ºC (-2,5ºC) :eek:
Média Temperatura Média: 11,9ºC (-3ºC) :shocking:
Média Temperatura Mínima: 8,9ºC (-2,1ºC)
Precipitação Total: 87 mm (+33,8mm) (Possível erro de + 10mm)
Vento Médio: 17 km/h (-1,5 km/h)
Rajada Máxima: 71 km/h

13 dias de chuva!

Até eu fiquei surpreendido com as anomalias negativas :wacko: O mês de Março teve uma média de temperatura mínima INFERIOR a Janeiro e Fevereiro. A média da temperatura máxima foi igual à de Janeiro. Até tive de calcular os valores 3 vezes para ver se não estava a errar.
A precipitação foi, pelo 3º mês consecutivo, acima da média da normal de precipitação e, apesar de alguns erros na estação, continua acima da média.

O vento foi mais violento no inicio do mês, até que no dia 12 de Março até 21 de Março teve uma brutal acalmia. A rajada máxima não foi nada de mais.

Agora de salientar as anomalias nas temperaturas desde o início do ano, Janeiro com +2ºC, Fevereiro sem anomalias e Março com -2ºC. Isto faz com que quase todos os meses tenham a mesma média de temperaturas, parece que estamos num país tropical :D. Nota-se bastante nesta estabilização de temperaturas, contínuo a vestir roupas de Inverno desde o início do ano, quando a meio de Março já estaria de manga curta. Acho que nunca tinha visto uma anomalia negativa tão profunda, imagino que outras zonas do país ainda seja maior.

É interessante que quando há anomalia positiva, como aconteceu em Janeiro, todo o mundo reclama, mas com anomalias negativas não vejo assim tanta revolta. :rolleyes:

Mais tarde colocarei os gráficos.

Só uma chamada de atenção para o seguinte:
A média da temperatura média que apresentas para o Geofísico, é a média directa. (Tmin_med+Tmáx_med)/2. Ao passo que a que referes na estação do Cacém não é. A média directa seria (8,9+16,3)/2 = 12,6ºC.


Em Caneças, a estação do INAG acumulou 47,2mm no mês de Março.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Em Caneças, a estação do INAG acumulou 47,2mm no mês de Março.

Foi um mês da treta, esperava mais em Caneças.
Aqui perto, na estação da Malveira da Serra ( cota 320m + ou -) foi aos 60,8 mm, a mesma estação nunca passa o acumulado do Linhó,va lá aconteceu nem sei como.
Qual é a media de precipitação para o mês de março de Caneças?
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Só uma chamada de atenção para o seguinte:
A média da temperatura média que apresentas para o Geofísico, é a média directa. (Tmin_med+Tmáx_med)/2. Ao passo que a que referes na estação do Cacém não é. A média directa seria (8,9+16,3)/2 = 12,6ºC.


Em Caneças, a estação do INAG acumulou 47,2mm no mês de Março.
Obrigado! Não sabia disso
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Foi um mês da treta, esperava mais em Caneças.
Aqui perto, na estação da Malveira da Serra ( cota 320m + ou -) foi aos 60,8 mm, a mesma estação nunca passa o acumulado do Linhó,va lá aconteceu nem sei como.
Qual é a media de precipitação para o mês de março de Caneças?
O INAG não tem uma série suficientemente longa em Caneças para fazer uma normal.
No entanto, com os dados disponíveis de 1981, 1983-2002 e 2005-2008, num total de 25 anos, a média para o mês de Março é de 72,6mm.

Portanto, um valor bastante superior aos 47,2mm de Março de 2016.