O Holocausto hídrico está em marcha, os rios transmontanos estão todos em perigo, depois deste plano de barragens há-de vir outro para acabar com o que resta de rios naturais em Trás-Os-Montes. Trás-Os-Montes tem sido saqueado e vandalizado ao longo do último século e é a região mais pobre da União Europeia. Vivem à nossa custa. São só mentiras atrás de mentiras, os políticos corruptos e falsos só fazem promessas em vão. A EDP manipula a opinião pública portuguesa com mentiras de que as barragens são importantes para a preservação de biodiversidade para criar uma boa imagem e uma corrente de movimento de apoio e ainda os está a explorar como nunca se viu, como lucros anuais superiores a 1000 milhões de euros.
O que é o desenvolvimento? O desenvolvimento não se mede só em Euros, o desenvolvimento corresponde ao grau de bem estar de uma população, mas os parâmetros que o permitem avaliar actualmente estão ultrapassados, pois pouco abrangentes quanto ao conceito de bem estar . Para que é que me serve andar uma vida inteira a trabalhar e ficar rico, ter um óptimo carro, um apartamento de luxo, uma casa de férias, 2 telemóveis topo de gama, posso comprar o que quero, ter o que quero, se isso não me dá mais felicidade que a que tem um pobre desses que vive numa aldeia das margens do rio Sabor!?
Recuando uns séculos, os nossos antepassados viviam em comunhão com a natureza, desde milhares de anos de evolução vivemos em comunhão com a natureza e soubemo-la respeitar, tal como ainda o fazem tribos sul-americanas ou africas por exemplo, ou mesmo alguns povos ibéricos, e necessitamos disso ainda e ainda hoje sentimos falta da Natureza, está impregnado nos genes. Embora muitas vezes não tenhamos consciência que a falta de bem-estar físico, psíquico ou social possa estar relacionada com essa privação. Mas, o que é certo é que essa felicidade ou bem-estar que é apregoada pela fúria do consumismo, dos mercados, por essa ilução de uma mão cheia de nada, só nos faz mal, vejamos o exemplos dos EUA são a população mundial com maior prevalência mundial de perturbações psiquiátricas - 26,3% e Portugal com 22,9% está no topo da Europa. Além disso, estamos todos gordos e a morrer por enfartes e AVC's. Neste momento, nascemos no consumismo desenfreado, a nossa mente é moldada desde que nascemos, para viver essa ilusão. Ficamos com uma visão do mundo extremamente antropocêntrica, em que no mundo tudo deve ter um proprietário, em que podemos usar e abusar da Natureza como se nascessemos com esse direito. Não somos mais do que um ser constituído da mesma matéria de um buxo ou uma boga do sabor, temos de respeitar tudo o que existe, nada nos pertence, tudo tem o mesmo direito de existir que nós temos.
E o consumo energético sobem dramaticamente anualmente..., e a dívida externa sobe, e o desemprego sobe, e os ricos sobem, e os pobres sobem, e a corrupção sobe, e a criminalidade sobe, e a poluição sobe, e a temperatura sobe, e a obesidade sobe, e os enfartes sobem, e empreendimentos turísticos sobem, e os campos de golfe sobem, e...a estupidez SOBE, é tudo o reflexo de um povo, de um governo, de uma sociedade cega para os verdadeiros problemas. Uma sociedade cega, ignorante, iludida e teimosa.
Portugal vai morrer pobre e crucificado em betão!
Mude-se de paradigma!
Já tenho vergonha de ser humano. Transformem-me numa bactéria e mandem-me para o Espaço.