Esperemos que ao menos a chuva venha mesmo... Mas essa da neve ficar para outro ano é boa, se não tivermos neve a cotas pouco habituais com este padrão nunca a iremos ter tão cedo, talvez daqui a uns 30 anos com sorte Quanto á chuva essa é a prioridade pois sem ela não há neve, não há nada a não ser seca e desgraça.
Anos de neve e frio sao por norma mais secos principalmente a sul, coisa que de todo nao estamos a precisar nem agora nem nos proximos meses (falando ja no proximo inverno)
Amantes da neve...não vejam o ECMWF... A chuva essa tem de vir, não temos opção, se domingo os modelos recuam meto baixa! Hahaha.
Meteo Trás-os-Montes , além do ECMWF, o GEM também está colocar neve entre os dias 28/1 março .... Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Este evento siberiano (que surge após dia 25 e extende-se durante a primeira quinzena de Marco), trará quase com toda a certeza um Marco húmido para Portugal, e frio. Portanto os desejos de chuva em todo o país, e neve no interior norte serao satisfeitos. Também parece ser um evento propício para episódios de neve a cotas baixas. Mas sendo já inicio de Marco é melhor nao depositar muita esperanca. Ainda assim acho que alguns locais a cotas baixas vao ver a tao esperada neve. Já para Maio os modelos da accuweather prevem o regresso da seca e calor, uma primavera geralmente seca na metade ocidental da Europa.
O accuweather está a dar um março chuvoso e algo fresco ... Abril também poderá ter alguma chuva! Maio começará o calor! Resumindo: março será o melhor mês de chuva! Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Isso não é bem assim , até é exatamente o contrário . Uma circulação atlântica prolongada traz por arrastamento belos eventos de neve , basta ver o histórico de anos anteriores. Mas claro que estamos a falar de cotas altas e médias/ altas , para cotas baixas já não é nada propício ( para aqui deverá vir muita chuva , que é muito boa ) .
Maio já é ficção científica , quando os modelos até nas previsões a 10 dias fartam - se de dar piruetas . Não me importava que fosse como em 2014 em que tivemos uma primavera chuvosa e depois algum calor logo em maio , mas com muita instabilidade atmosférica .
Os sudden stratospheric warming (SSW) events de Janeiro de 2009 e final de 2009, resultaram em vagas de frio na Europa, nesses dois invernos, especialmente no Reino Unido e Europa central. Algures durante esses eventos, Portugal viu neve à cota zero. No Porto em Jan 2009 e em Lisboa em Jan 2010. Este evento SSW parece ser similar, portanto há alguma possibilidade de vermos surpresas. O vortex de frio ainda está na Finlandia e Moscovo (onde as temperaturas estao bem abaixo dos -20°C), mas irá deslocar-se para a Europa central durante o fim de semana.
Apesar do que muitas vezes se lê por aqui ( e não só) não é assim tão incomum nevar a cotas mais baixas em março . Até pelo contrário , fazendo um apanhado dos nevões nas últimas décadas , há registos de mais eventos de neve em março e abril do que em novembro e dezembro . Sinceramente , vendo os modelos , parece estar em formação um quadro complexo para os próximos tempos . Quem sabe que após a monotonia meteorológica dos últimos anos , não poderemos vivenciar tempos meteorológicos interessantes nas próximas semanas , aparecendo um pouco de tudo ?
Cartas absolutamente incríveis. Parece que basicamente temos ali o "polo norte" estacionado na zona da Alemanha na próxima semana. Se no final a dorsal e a zona depressionária nos Açores cortarem todas as várias "investidas" árticas na nossa direção enquanto o vórtice ali vai rodando durante bastantes dias, é mesmo um daqueles desperdícios que dá dó. Mas infelizmente é bastante provável...