O minha questão tinha um pouco de ironia. Basicamente teríamos uma tempestade que andava há semanas a fervilhar no Atlântico a passar a sul dos Açores, posteriormente com o núcleo a passar por cima da Madeira e antes de chegar à costs marroquina voltava a curvar e ficava a pairar entre a Madeira e Canárias até ao final da modelação. O aeroporto fechado seria o menor dos problemas.
Um verdadeiro cenário de sonho era aquilo que o gfs nos apresentava na run das 00h nas que desapareceu na run das 06h que está bem mais de acordo com a média do ensemble. Estamos verdadeiramente no período de transição.
A discussão está a ocorrer neste tópico https://www.meteopt.com/forum/topico/furacao-leslie-atlantico-2018-al13.9841
Uma carta incomum! Um sistema tropical (Leslie) em cheio na costa Portuguesa, ao mesmo tempo que um ex-sistema tropical (Michael) se aproxima do NW da península. Naturalmente bastante improvável de acontecer, pelo menos a primeira parte.
Entretanto, o ARPEGE vai modelando o sistema a fazer landfall mesmo em cima de Lisboa, com ventos médios de furacão até pouco antes desse mesmo landfall.
Esta é a precipitação máxima prevista pelo ECM nos seus 51 ensembles, para Sábado dia 20: Ou seja, existe um ensemble do ECM que prevê entre 40 a 80 mm no Sotavento Algarvio, no próximo Sábado. Na probabilidade de ocorrer mais de 20 mm a probabilidade é de 10 a 20%, no Sotavento Algarvio.