
58 mm em Junho?? menos medronho nisso, GFS.![]()
![]()


Na última saída prevê 5mm.Medronho??? Creio que deve ser à base do extracto de absinto
![]()
É 8 ou 80.Eu não acredito minimamente nesses acumulados do GFS, cada vez um modelo mais banal, já este fim de semana haverá instabilidade e os meteogramas aí a 0.Na última saída prevê 5mm.É 8 ou 80.
Tendo em conta o tipo de fenómeno, os ensembles podem por vezes ser muito úteis.
https://weather.us/model-charts/euro/2020052900/portugal/prob-precipitation-10mm/20200530-0000z.html
Se as previsões dependessem só destes fatores abria-se um buraco negro na galiza com aqueles -10 de Lifted Index 
A quantidade de precipitação prevista pelos modelos é irrelevante nestas situações, temos que olhar sim, é para os fatores de instabilidade.O ECMWF também tirou alguma da precipitação. Sendo que falamos de um evento convectivo, vai ser a lotaria, é usar os modelos apenas para ver a tendência e não a quantidade de precipitação.
Como é evidente. Em pouco tempo com uma célula qualquer, pode cair tudo o que estava previsto pelos modelos.O ECMWF também tirou alguma da precipitação. Sendo que falamos de um evento convectivo, vai ser a lotaria, é usar os modelos apenas para ver a tendência e não a quantidade de precipitação.

![]()
28ºC em Murmansk, 22ºC em Beja...
Quando vi esses valores à primeira vista pensei tratarem-se de ISOs (que dariam temperaturas na ordem dos 34-35°C), mas afinal não, para grande desgosto são mesmo temperaturas à superfície. 22°C em Beja são só -8°C em relação à média de junho para esta localidade do Alentejo (a média das máximas do mês para Beja ronda os 30°C...)...
Enfim, mais um junho absolutamente miserável...