Saídas de modelos incomuns ou de sonho

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
quantas pessoas não morrem todos os dias, devido a outras coisas?
e no Alentejo garanto-te que todas as pessoas estão habituadas a 45ºC.
 


MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
os ribatejanos também estão habituados, quem pode estar menos habituado são os do litoral.
mas tmb estas previsões não se devem concretizar.
ainda ontem o gfs previa cerca de 35ºC na próxima semana em serpa e agora prevê 27ºC.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu detesto calor, as canículas, mas a mim não me preocupam muito eventos isolados de calor, acho que acabam por ser coisas naturais no nosso clima. A mim preocupa-me apenas eventos muito prolongados de calor, que duram várias semanas, mesmo sem serem extremas, essas é que moem e fazem estragos.
Mas para já e relativamente a isso, acho que não temos grandes razões de queixa do Verão, está a ser bem comportado. Tenho ideia que no ano passado nesta altura o GFS inventava coisas como 47 ou 48ºc nalguns locais do Alentejo que depois nunca se verificaram, e esse tipo de "devaneios" ainda não ocorreram este ano, portanto, acho que não vale a pena stressar com o assunto;)

Quanto aos gostos e preferências de cada um, evitem esse tipo de mensagens, nada contribuem para a discussão, e o mais provável é que comecemos a apaga-las.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
os ribatejanos também estão habituados, quem pode estar menos habituado são os do litoral.
mas tmb estas previsões não se devem concretizar.
ainda ontem o gfs previa cerca de 35ºC na próxima semana em serpa e agora prevê 27ºC.

Tudo bem, mas isto não tem nexo nenhum ;):

quantas pessoas não morrem todos os dias, devido a outras coisas?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Já foi dito, vamos evitar entrar nestas conversas que não levam a lado nenhum.

O Snifa colocou uma previsão do GFS a 372h... Isolada, sem credibilidade obviamente, mas que está colocada no tópico exacto para estas previsões de longo prazo.

Se e só SE fosse esse o cenário com uma iso 28 a 850hPa colocada dentro do território, sim... Teríamos 40ºC em muitos locais e possivelmente mais que isso no Interior.

Embora "incomum" no sentido do tópico esta sinóptica modelada a longo prazo é normal, como disse o Vince, nesta altura do ano. Os modelos e muito especilamente o GFS fazem este tipo de modelação nos meses mais quentes, tendendo a atenuar as situações do médio ao curto prazo. Devaneios normais e habituais...
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Incomum seria uma saída dessas em Janeiro ou Fevereiro. Estando em Julho não vejo qual o espanto?
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,126
Local
Genval, Bélgica
Desculpem o off-topic mas nao posso deixar de manifestar o meu desagrado para com o meteoalentejo! Uma coisa é gostar de fenómenos extremos que eu tb gosto outra coisa é desejar que eles venham! Isso já uma doença desculpa lá!

Se queres assim tanto calor vai para o deserto em África! É verdade que este tempo ameno ja irrita e que espero que subam as temperaturas mas há limites!

-.-'
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
talvez seja uma doença, mas sou assim:D
são os extremos que alimentam a minha vida !

E são os extremos que desgraçam a vida de muitos outros. Não pense só em sí ;)
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Alguém me pode explicar o significado do mapa?
Vejo-vos muito preocupados.

O mapa que vês é de um dos melhores modelos a prever a meteorologia para o mundo, GFS, e é apenas uma previsão a muitas horas e que apenas indica uma tendência mas nada certo, esse mapa indica a temperatura a 850Pha sensivelmente a 1400 metros e com isos como apresentava como a iso 28 no centro do país certamente a temperatura subiria acima dos 40ºC em grande parte do territorio e ate perto dos 50 em alguns citios, como zonas do Alentejo, agora neste momento o modelo ja modela diferente e bem mais fresco,


é esperar pa ver e indo seguindo mas a mim parece-me que este verão poderá ser mais fresco que os últimos, talvez sim talvez não mas as temperaturas estao normais e ate um pouco abaixo durante a noite, vamos seguindo porque é ésta a magia da meteorologia ;)
Gostava que alguem disse-se algo se estiver a falar erradamente
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,245
Local
Oeiras / VN Poiares
Desde os trópicos, até ao UK, rasando os Açores, já há algumas saídas consecutivas andam a modelar algo do género:

gfs-0-264_uns6.png


gfs-0-324_ghd1.png


gfs-0-360_clm4.png