Saídas de modelos incomuns ou de sonho

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Segundo o GFS 12z não falta instabilidade, lá para o dia 21: :rain:

9UwM5Gj.png
kDP0RgD.png
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)
É disto que eu gosto :D Há anos que nós aqui no Algarve não temos uma prenda destas. :pray:

18897312_7wHiA.jpeg
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
:shocking::shocking::shocking:

E em Portugal cairá tudo!!!!

vo66wjz.png


zA9JO5p.png


Esta depressão de sonho seria histórica, para além de que temos duas depressões num espaço de 5 dias, acho deve ser um recorde!!!

No outro Domingo (daqui a 2 semanas) temos a 3ª depressão consecutiva :lmao:, Portugal tornou-se "depression alley"

buj7F6M.png

Ainda falta muito, porém acho que o sul já não escapa a um bom evento. Era bom que se mantivesse como está, a afectar todo o continente, mas ainda deve dar algumas voltas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
:shocking::shocking::shocking:
E em Portugal cairá tudo!!!!

:shocking:
Esta depressão de sonho seria histórica, para além de que temos duas depressões num espaço de 5 dias, acho deve ser um recorde!!!

Cairá tudo, não percebo, o que queres dizer ? Histórica?

O nível de exigência anda bastante baixo para colocar aqui algumas dessas cartas como sendo incomuns ou de sonho em pleno Outono. Eu sei que depois de uma longa seca as expectativas estão niveladas por baixo, mas acho que podem usar perfeitamente o tópico do Médio prazo, ainda mais porque já há uma boa convergência entre modelos, aonde idealmente se devem comparar cenários.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Cairá tudo, não percebo, o que queres dizer ? Histórica?

O nível de exigência anda bastante baixo para colocar aqui algumas dessas cartas como sendo incomuns ou de sonho em pleno Outono. Eu sei que depois de uma longa seca as expectativas estão niveladas por baixo, mas acho que podem usar perfeitamente o tópico do Médio prazo, ainda mais porque já há uma boa convergência entre modelos, aonde idealmente se devem comparar cenários.
"Cairá tudo" é uma expressão do tipo vai chover torrencialmente :p Histórica porque pode trazer acumulados valentes e para recordar. Para mim é incomum a ocorrência de duas depressões num espaço de 5 dias, e passado outros 5 dias vir outra.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
"Cairá tudo" é uma expressão do tipo vai chover torrencialmente :p
Ok, pronto então. :)

Histórica porque pode trazer acumulados valentes e para recordar.
Para fazer história tem que acontecer primeiro, de qualquer forma não percebo pelas cartas que mostraste porque isso seria história.

Para mim é incomum a ocorrência de duas depressões num espaço de 5 dias, e passado outros 5 dias vir outra.

Ainda nem há um mês tiveste 2 depressões seguidas a afectar o norte (ex.Henry e outra logo a seguir), e não foi em 5 dias, foi praticamente num dia e meio apenas.

Há duas semanas havia uma depressão isolada nos Açores, parecida com esta que se está a formar.

uldAAx1.jpg


Quer isto dizer que o Atlântico e a atmosfera estão bem dinâmicos, e que finalmente parece que uma depressão isolada se pode estabelecer numa posição a oeste/sudoeste do continente para beneficiar o sul, há demasiados meses que se espera por isso mesmo.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Ok, pronto então. :)


Para fazer história tem que acontecer primeiro, de qualquer forma não percebo pelas cartas que mostraste porque isso seria história.



Ainda nem há um mês tiveste 2 depressões seguidas a afectar o norte (ex.Henry e outra logo a seguir), e não foi em 5 dias, foi praticamente num dia e meio apenas.

Há duas semanas havia uma depressão isolada nos Açores, parecida com esta que se está a formar.

uldAAx1.jpg


Quer isto dizer que o Atlântico e a atmosfera estão bem dinâmicos, e que finalmente parece que uma depressão isolada se pode estabelecer numa posição a oeste/sudoeste do continente para beneficiar o sul, há demasiados meses que se espera por isso mesmo.
Talvez a parte do histórico seja um pouco exagero, apenas referi porque vi acumulados no Algarve na ordem de +120mm. Sim lembro-me dessas depressões, mas os núcleos não chegaram a Portugal, como no caso destas. Sim ainda bem que o Atlântico está vivo, até diria que "os deuses" ouviram as nossas preces.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)
"Cairá tudo" é uma expressão do tipo vai chover torrencialmente :p Histórica porque pode trazer acumulados valentes e para recordar. Para mim é incomum a ocorrência de duas depressões num espaço de 5 dias, e passado outros 5 dias vir outra.

Mesmo no Algarve, não vejo nada para ser histórico, quem viveu o Outono de 1989 no Algarve, nem lá perto fica, quanto mais histórico. :D Histórico era chover em Faro 165 mm num dia, isso é que era histórico e batia o recorde anterior que faz hoje precisamente 26 anos. :D Para Faro dá 110 mm na saída das 12, em 1 semana, perfeitamente normal, em situações de cut-off e mesmo assim já deu um corte de mais de 50 mm em relação ao dia de ontem. Ainda chega, o dia e passa tudo em direcção à Espanha, como é mais habitual acontecer.