Saídas de modelos incomuns ou de sonho

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
384h

BB2aH.png
 


squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Situação interessante modelada pelo CFS

cfs_0_1032.png

cfs_2_1032.png

cfs_3_1032.png
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
E para quem gosta de frio....:cold::cold:

cfs_0_810.png

cfs_2_810.png



Só peca na falta de precipitação (o tal efeito rotunda).
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,477
Local
Olhão (24 m)
O GFS não acerta uma. O ECM foi o modelo que acertou a uma semana.

Previsão:

14230035_s5Rt4.jpeg


Realidade:

14230038_sEHJQ.jpeg
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sinceramente do meu ponto de vista nos meses de Inverno o ECM tem um comportamento melhor do que o GFS, contudo nos meses de transição acho o GFS mais acertado do que o ECM, em especial este ano que passou ....

Mas o que é que isto tem a ver com as saídas incomuns ou de sonho..

Sinceramente quando o Algarvio 1980, que adora temporais como eu escreve, penso logo que vem algo em grande, mas abri este tópico e tive uma desilusão :sad::sad:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O GFS não acerta uma. O ECM foi o modelo que acertou a uma semana.

Previsão:

14230035_s5Rt4.jpeg


Realidade:

14230038_sEHJQ.jpeg

http://www.meteopt.com/forum/meteor...los-incomuns-de-sonho-5084-26.html#post357039


Estás errado, o GFS esteve melhor que o ECMWF nessa previsão ( 288h!!!!), muito acertado mesmo, com aquela bolsa de geopotencial entre a Islandia e a Escandinavia e a depressão a NW.
Só falhou ao enviar o cavado da America para os Açores, que na realidade se meteu mais para S e isolou a depressão forte a SW dos Açores.
O ECMWF basicamente espetou o AA...

By the way, nestes dias o GFS06z tem seguido o ECMWF, mau sinal para o ECMWF.
Acredito mais no GFS00/12z no médio e longo termo, pelo menos enquanto a 06/18z seguir o ECMWF.

Para finalizar, o GFS este ano está muito bom, e o ECMWF a decepcionar, ele que costumava lidar muito bem com a sinoptica nas latitudes médias...agora está piorzinho.

A surpresa do ano tem sido o GEM, muito bom, o 3º Grande sem duvida...e esse tem seguido o GFS00/12z contra o ECMWF...acredito que o ECMWF está a falhar em algo, mas ainda não percebi bem no quê:thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,477
Local
Olhão (24 m)

http://www.meteopt.com/forum/meteor...los-incomuns-de-sonho-5084-26.html#post357039


Estás errado, o GFS esteve melhor que o ECMWF nessa previsão ( 288h!!!!), muito acertado mesmo, com aquela bolsa de geopotencial entre a Islandia e a Escandinavia e a depressão a NW.
Só falhou ao enviar o cavado da America para os Açores, que na realidade se meteu mais para S e isolou a depressão forte a SW dos Açores.
O ECMWF basicamente espetou o AA...

By the way, nestes dias o GFS06z tem seguido o ECMWF, mau sinal para o ECMWF.
Acredito mais no GFS00/12z no médio e longo termo, pelo menos enquanto a 06/18z seguir o ECMWF.

Para finalizar, o GFS este ano está muito bom, e o ECMWF a decepcionar, ele que costumava lidar muito bem com a sinoptica nas latitudes médias...agora está piorzinho.

A surpresa do ano tem sido o GEM, muito bom, o 3º Grande sem duvida...e esse tem seguido o GFS00/12z contra o ECMWF...acredito que o ECMWF está a falhar em algo, mas ainda não percebi bem no quê:thumbsup:

Não acho o GFS este ano muito bom, para mim o GFS tem estado péssimo e o ECMWF está muito melhor, e não me interessa que o GFS acerte na Escandinávia, na Islândia ou na Grécia. Porque para aqui, falhou completamente, se o GFS está muito bom hoje estaria a chover pelo sul e ele está sol. :lol: Aliás essa run desse dia quer das 12 ou das 18, era uma semana com bastante chuva em todo o país e por aqui, a semana não caiu nem uma gota, logo nem a 192 horas acertou. Enquanto, no ECMWF ainda não vi com nenhuma depressão a SW do país e no GFS em quase todas as runs aparece mas sempre acima das 300 horas, logo em sonhos. Aliás, se eu andasse a ver o GFS e liga-se ao que ele diz, nesta altura já estava em depressão mas como vou vendo o ECM e não vejo nada de extraordinário ando muito melhor. :D
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Dois cenários quase de sonho.
O primeiro de um modelo até bastante razoável, o canadiano, mas longínquo, e neste caos modelístico pouco vale..







O segundo é épico, do modelo chinês: