Saídas de modelos incomuns ou de sonho

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Para os menos conhecedores, isso dava o quê? Grata.
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Muito obrigada, @qwerl e @srr.
Eu, por mim, fico com a da neve. Um pouco abaixo dos 500 metros, se possível! ;)

Só que esse tipo de entrada modelado a essa distância dá sempre no mesmo. Entrada atlântica = humidade relativa excessiva = subida da cota de neve. Estas entradas dificilmente geram acumulações a cotas baixas e já ver nevar é uma sorte, primeiro porque temos que esperar pelo pós frontal que é sempre o momento mais frio e o momento onde a precipitação vai escasseando, e depois porque são esses mesmos aguaceiros que contribuem em parte para a queda da temperatura. Às vezes é mais fácil ver nevar no litoral a cotas mais baixas que aqui, porque julgo que os aguaceiros como são mais intensos à chegada da costa, têm capacidade para despejar mais ar frio.

Eu então aqui para tondela já me mentalizei que não vai ser com entradas marítimas que eu vou voltar a ver nevar, bastou ver o ano passado a 26/27 de Fevereiro, um gelo de -4ºC aos 850hPa e de -36ºC aos 500hPa e nem água-neve vi depois de a temperatura ter batido nos 2.7ºC a chover:facepalm:. Se bem que aí por Viseu ainda com o fim das frentes foi possível ver nevar.

Para aqui nevar no buraco Tondelense neste tipo de entradas talvez só com -8ºC aos 850hPa e o mesmo ou até mais frio aos 500hPa. Já numa situação destas talvez fosse mais simples acumular qualquer coisa aí por Viseu. Só que uma entrada de -8ºC aos 850hPa com caracteristicas maritimas é bastante complicada de surgir, só mesmo com a aproximação do vórtice polar daqui ou algo do género, o que dificilmente acontece:(...
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Só que esse tipo de entrada modelado a essa distância dá sempre no mesmo. Entrada atlântica = humidade relativa excessiva = subida da cota de neve. Estas entradas dificilmente geram acumulações a cotas baixas e já ver nevar é uma sorte, primeiro porque temos que esperar pelo pós frontal que é sempre o momento mais frio e o momento onde a precipitação vai escasseando, e depois porque são esses mesmos aguaceiros que contribuem em parte para a queda da temperatura. Às vezes é mais fácil ver nevar no litoral a cotas mais baixas que aqui, porque julgo que os aguaceiros como são mais intensos à chegada da costa, têm capacidade para dspejar mais ar frio.

Eu então aqui para tondela já me mentalizei que não vai ser com entradas marítimas que eu vou voltar a ver nevar, bastou ver o ano passado a 26/27 de Fevereiro, um gelo de -4ºC aos 850hPa e de -36ºC aos 500hPa e nem água-neve vi depois de a temperatura ter batido nos 2.7ºC a chover:facepalm:. Se bem que aí por Viseu ainda com o fim das frentes foi possível ver nevar.

Para aqui nevar no buraco Tondelense neste tipo de entradas talvez só com -8ºC aos 850hPa e o mesmo ou até mais frio aos 500hPa. Já numa situação destas talvez fosse mais simples acumular qualquer coisa aí por Viseu. Só que uma entrada de -8ºC aos 850hPa com caracteristicas maritimas é bastante complicada de surgir, só mesmo com a aproximação do vórtice polar daqui ou algo do género, o que dificilmente acontece:(...


Nestas situações depende muito da intensidade da entrada de NO, da baixa ISO e do vigor dos pós - frontais.

Já vi entradas vigorosas de NO com ocorrência de neve e com acumulação à cota de 500 m.

Mas bom, bom era a descida do vortex polar. Mas isso só ocorre com períodos de retorno para aí de 30 anos. Se não estou em erro, a última vez que ocorreu foi nos anos 80.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
!! Esta aparece do nada!
cac242efaa121c3a06360e3c5cf982a4.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Muito interessante a semelhança entre a previsão do ECM e do GFS... Até parecem gémeos :cheers:
Mais interessante se torna, quando os 3 modelos seguem praticamente a mesma lógica :intrigante::w00t:

Quando isso acontece normalmente acertam na mouche! :D