Saídas de modelos incomuns ou de sonho

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Frescura incomum e de sonho :D

Até Setembro, por mim.

KvednP3.gif
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O GFS deve ser o pior modelo do mundo a modelar calor e deve ter algum algoritmo dentro do modelo feito por algum fanático das alterações climáticas.

Comparando com o ECMWF ou mesmo o MetOffice, se calhar não há grande vontade/sentido para o NCEP investigar e corrigir os enviesamentos em todas as (pequenas) regiões do mundo (especialmente distantes e pouco relevantes).

Ninguém está imune e é uma constante batalha para ajustar (acertos num local podem resultar em erros em outros) -> https://confluence.ecmwf.int/displa...Temperature+Biases?src=contextnavpagetreemode

Há muita malta por esse mundo fora que adota um modelo global (ex: NZ/AUS -> UM do MetOffice) e depois modifica-o de acordo com as particularidades locais. Acabam por dar previsões globais de trampa mas não interessa porque não é o objetivo.

Podes ajudar a esclarecer isto pfv? Estavas a ser ironico certo?

Negativo. Não vivo no continente :D

A posição atual do AC está quase na perfeição. Se pudesse, ancorava-o.
 
Última edição:

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Por aquilo que tenho observado o problema não está naquilo que está previsto as 12h de cada dia da previsão.
O que vejo realmente está no aquecimento diurno que o modelo modela durante a tarde no interior da península ibérica.
Depois dependendo da circulação dos ventos aparece essas temperaturas.
Para além disso aparece alguns erros no algoritmo para as temperaturas em certos locais.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
@Orion a anomalia negativa está só boa.
Ainda não tive que ligar o AC no quarto antes de me deitar . Aliás, julho a bombar e à noite, de volta e meia, usa-se uma camisola um pouco mais consistente.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
@Orion a anomalia negativa está só boa.
Ainda não tive que ligar o AC no quarto antes de me deitar . Aliás, julho a bombar e à noite, de volta e meia, usa-se uma camisola um pouco mais consistente.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Para acabar o Verão ainda falta taaaaaaanto tempo. Esperançosamente, não haverão muitas saídas (de modelos) incomuns e de pesadelo.

 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
O ECMWF parece estável a modelar os 40ºC a partir de dia 9, acho que o lado pior da moeda vai ser alguns sítios com essas temperaturas durante 5 ou mais dias, mais uma onda de calor.

Mas também é algo que neste século é cada vez mais normal, por isso não me surpreende.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Esses 50 graus do GFS são simplesmente hilariantes...:lol:

O ECMWF, embora bem mais moderado, também abusa, cerca de 40/41 graus em Valongo, não estou a dizer que seja impossivel, mas.... :unsure:

E os 36/37 graus daqui do Porto também não são propriamente frequentes, vai estar lestada, mas mesmo assim, para tal temperatura o vento não mudaria durante todo (ou quase todo) o dia para o habitual efeito de brisa marítima na parte da tarde... já aconteceu, mas é raro...:calor:


S8Q3rdJ.png


Mapa geral do ECMWF para esse dia:

ALpT6Xw.png


:calor:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
GFS está on crack só pode
Não há dúvidas! 50ºC na Serra de São Mamede...:wacko:
Impensável, mas tendo em conta aquilo que é normal, as zonas à volta teriam de estar quase com 55ºC, portanto, só por aqui se vê que não está bom. Cancelem-no só. :p
Se Portalegre teve mínimas superiores a 30ºC nos eventos de 2018 e 2003 com temperaturas máximas de 45/46ºC, nem imagino, nem quero imaginar, como seria com estas temperaturas.
 
Última edição:

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Não há dúvidas! 50ºC na Serra de São Mamede...:wacko:
Impensável, mas tendo em conta aquilo que é normal, as zonas à volta teriam de estar quase com 55ºC, portanto, só por aqui se vê que não está bom. Cancelem-no só. :p
Se Portalegre teve mínimas superiores a 30ºC nos eventos de 2018 e 2003 com temperaturas máximas de 45/46ºC, nem imagino, nem quero imaginar, como seria com estas temperaturas.
Peço desculpa mas esse mapa não faz sentido nenhum.
No mesmo dia o mapa no site Meteociel apresenta máximas na ordem dos 42 a 43c, ou seja, para o dia 9 Julho.
Fico surpreendido como ainda ninguém havia reparado nessa anomalia.
É preciso ter cuidado com as Fontes de informação e muitas vezes os algoritmo que esses sites utilizam..
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Peço desculpa mas esse mapa não faz sentido nenhum.
No mesmo dia o mapa no site Meteociel apresenta máximas na ordem dos 42 a 43c, ou seja, para o dia 9 Julho.
Fico surpreendido como ainda ninguém havia reparado nessa anomalia.
É preciso ter cuidado com as Fontes de informação e muitas vezes os algoritmo que esses sites utilizam..
Mesmo por causa da previsão presente no mapa não fazer sentido é que está neste tópico.
É para isso mesmo que ele serve.