Saídas de modelos incomuns ou de sonho

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Mesmo por causa da previsão presente no mapa não fazer sentido é que está neste tópico.
É para isso mesmo que ele serve.
O que mencionei ou quis dizer é que não é o modelo GFS que indica essas temperaturas, mas sim o algoritmo usado para obter esse mapa.
No site Meteociel o algoritmo presente está muito mais de acordo com a realidade.
Apenas isso.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
sjo5f70.png
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
D7Bx8Nv.png


Novamente, ficava assim até Setembro. Maravilha.
Epá Orion!
Não mexe. Porreiro assim.
Que sortudos, até setembro...:pray:
Um sonho de saída. E o deserto de Portalegre a figurar nos compêndios de meteorologia mundial, e quiçá europeia, senão mesmo do Alto Alentejo.
:palmas:

-

Mas ca grande barrete nos está a sair o GFS.
De um modelo bastante apreciado, tem evidenciado uma falência quase avassaladora, uma inconsistência tremenda.
Previsões a médio\longo prazo tem a sua falibilidade, todos o sabemos, mas isto é anedótico.

O engraçado é que a consistência do GFS me parece maior a partir do dia 14, e menor no período de 10 a 13. Coisas...

Para Mora, o ECMWF prevê máxima de 47,6ºC no dia 15, na saída das 12h, para uma média de ensemble de 38,7ºC. Por comparação, para o mesmo dia, o GFS (saída da 12h) apresenta uma máxima de 40,8ºC e média do ensemble de 31,9ºC.

Vai estar calor, muito, mas dentro do padrão natural para este mês.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Este GFS, tanto corta no calor como coloca isto, cut off bem posicionada para dar uma "ajuda" ao forno.... :calor:

animynp1.gif


:maluco:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Este GFS, tanto corta no calor como coloca isto, cut off bem posicionada para dar uma "ajuda" ao forno.... :calor:

animynp1.gif


:maluco:
E o ECM, colaca a depressão praticamente no mesmo sítio! :unsure: Aliás praticamente todos os modelos carregaram no calor nas últimas saídas :calor:

fc7a9c2df52977e6b4f584251c2cd03e.gif


Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
E o ECM, colaca a depressão praticamente no mesmo sítio! :unsure: Aliás praticamente todos os modelos carregaram no calor nas últimas saídas :calor:

Realmente, grande sintonia entre os dois, com esta configuração os ventos seriam em geral fracos (sem lestada muito definida ou seja aquelas manhãs de grande ventania de E ) o que permitiria (em princípio) mais junto ao litoral as habituais brisas moderadoras do calor, mas no interior a história já seria outra, com ventos fracos, circulação predominante de E/SE e lá vão as máximas para cima dos 40ºc :calor:
 
Última edição:

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
E o ECM, colaca a depressão praticamente no mesmo sítio! :unsure: Aliás praticamente todos os modelos carregaram no calor nas últimas saídas :calor:

fc7a9c2df52977e6b4f584251c2cd03e.gif


Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

Será a pior situação possível no que diz respeito à durabilidade e intensidade do calor. Confirmando-se o cenário, será uma situação grave de saúde pública, risco de incêndios, etc...

No entanto, não está afastado o cenário de que a cut-off se posicione mais perto do continente. Nos ensembles, nota-se ainda uma certa incerteza associada precisamente devido a essa questão, a partir de dia 10/11:

hAUTvSP.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Epá Orion!
Não mexe. Porreiro assim.
Que sortudos, até setembro...:pray:
Um sonho de saída. E o deserto de Portalegre a figurar nos compêndios de meteorologia mundial, e quiçá europeia, senão mesmo do Alto Alentejo.
:palmas:

Deixa-me aproveitar a frescura pouco habitual :cool:

Quando há 'frio' aí, muitos outros estão a torrar. Infelizmente, é o processo.

Divirtam-se :scared:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Que horror, meu deus... :wacko:
q43asqr.png


Para os lados do @david 6
N1dVglG.png


Não sei onde vamos parar se isto não mudar, muito sinceramente.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Lá está a cut-off na posição de "puxa calor" ideal:

animvxt5.gif


E continua :shocking:

animtza5.gif


:calor: :calor:

De referir que são previsões ( em especial as do 1º painel) já não assim tão distantes, embora uma pequena variação da posição da depressão possa fazer uma diferença enorme :calor:

Será muito mau se tal situação se concretizar, é problemas de saúde na população ( com a agravante de estarem os hospitais como estão ) agravar substancial da seca, incêndios...etc..

Eu continuo a colocar estas cartas neste tópico, pois são saídas realmente incomuns ( e extremas).
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
A cut-off está a deixar os modelos loucos. Abaixo das 240h acho que ainda nunca tinham surgido o delírio dos 50ºC.
bfupkxf.png

7dnNS5T.png

3FQl4Zt.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Isto só pode ser um delírio e dos grandes, tudo bem que a cut-off naquela posição potencia muito calor, mas 50 graus??? O GFS estará bem calibrado?? :unsure:

Será uma tragédia se tal situação realmente se confirmar... :unsure:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Isto só pode ser um delírio e dos grandes, tudo bem que a cut-off naquela posição potencia muito calor, mas 50 graus??? O GFS estará bem calibrado?? :unsure:

Será uma tragédia se tal situação realmente se confirmar... :unsure:
Pois, resta saber qual o destino da cut-off, porque pode dar origem a uma situação de calor sem precedentes na próxima semana. No entanto como sabemos, são imprevisíveis e até pode acabar por abrir caminho a tempo mais fresco como aconteceu em junho.
A posição que a cut-off tem nesta saída do GFS é idêntica à da Ophelia e isso seria a pior coisa que poderia acontecer, como podemos verificar.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A cut-off está a deixar os modelos loucos. Abaixo das 240h acho que ainda nunca tinham surgido o delírio dos 50ºC.


3FQl4Zt.png
Em nenhum meteograma, com nenhuma coordenada aparecem os 50ºC. 45ºC foi o máximo que apanhei.
Não vale a pena continuar a postar esses mapas porque estão errados, e só geram confusão.

De referir que nessa run do GFS e para esse dia, a previsão é de muita nebulosidade alta e quiçá poeiras, que como sabemos atenuam (por vezes muito) a temperatura prevista.