Saídas de modelos incomuns ou de sonho

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
LGPUE0m.png

vejam só o calor encaminhado depois para a bélgica e holanda
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Este ensemble do GEFS 12 z até assusta, e é incomum.

A cut off nem chega a entrar até 192 horas, resultado, só calor até pelo menos dia 15/07... :calor:


animrbw6.gif
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
ECM :facepalm:...
5XLu5oH.gif


Terça:
PmcwrvE.png

Quarta:
zt8ePFw.png

Quinta:
FPt50Bp.png


ICON, GEM, todos a seguirem o mesmo cenário. No mínimo assustador...
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,039
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não dá para acreditar numa saída destas (12z) do GFS. Seria realmente óptimo que a ISO 20ºC se afastasse logo na segunda-feira, mas na sequência dessa hipotética situação de partida como é possível acreditar no que viria a começar no dia 17 e prolongando-se até ao fim do período de previsão (24)??

S5CNAew.jpg


O GFS só pode estar :ill:
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
720
Local
Montijo
Não dá para acreditar numa saída destas (12z) do GFS. Seria realmente óptimo que a ISO 20ºC se afastasse logo na segunda-feira, mas na sequência dessa hipotética situação de partida como é possível acreditar no que viria a começar no dia 17 e prolongando-se até ao fim do período de previsão (24)??

S5CNAew.jpg


O GFS só pode estar :ill:
Exato mas a diferença é que a segunda feira é já daqui a 2 dias e o dia 17 é daqui a 9
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,039
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Exato mas a diferença é que a segunda feira é já daqui a 2 dias e o dia 17 é daqui a 9
Embora não saiba como o encadeamento da previsão é feita, se uma situação de partida estiver muito desviada, as situações seguintes devem também desviar-se do que seria real.
Agora, a implicação em sentido contrário é que eu não sei se nestes modelos pode ser feita: se uma situação prevista para a frente numa saída se mostrar errónea (de muito baixa probabilidade de acontecer), pode-se inferir que a situação de partida errada foi a causa principal?
Aqueles valores a 850 hPa são extraordinários, não sei sequer se já ocorreram alguma vez. O muito provável desvio ocorre bastante depois do dia 12 ou já vem de trás, ou seja, a previsão para 11-12 já está desviada?
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
720
Local
Montijo
Embora não saiba como o encadeamento da previsão é feita, se uma situação de partida estiver muito desviada, as situações seguintes devem também desviar-se do que seria real.
Agora, a implicação em sentido contrário é que eu não sei se nestes modelos pode ser feita: se uma situação prevista para a frente numa saída se mostrar errónea (de muito baixa probabilidade de acontecer), pode-se inferir que a situação de partida errada foi a causa principal?
Aqueles valores a 850 hPa são extraordinários, não sei sequer se já ocorreram alguma vez. O muito provável desvio ocorre bastante depois do dia 12 ou já vem de trás, ou seja, a previsão para 11-12 já está desviada?
Ora aí está uma bela pergunta que eu não sei responder (mas também não percebo puto disto, a minha área é outra). O que eu sei que está um calor do diabo, que tenho 30° dentro de casa, uma bebé de 2 meses e em que breve vou ter que ir para casa dos meus sogros.

O que também sei é que a partir de segunda, das duas uma, ou lisboa leva com temperaturas mínimas de 13-16 graus ou máximas de 42 porque algum modelo vai ter que estar errado..
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,039
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O que também sei é que a partir de segunda, das duas uma, ou lisboa leva com temperaturas mínimas de 13-16 graus ou máximas de 42 porque algum modelo vai ter que estar errado..
Penso que o mais lógico de suceder é algo intermédio entre as duas opções. A ISO desloca-se para Leste mas não tanto como o GFS prevê. Nem máximas de 40ºC nem mínimas < 18ºC.