A propósito da neve e das estradas, a semana passada li que uma concessionária este ano vai usar uma estratégia diferente, usando salmoura:
Salmoura para derreter neve e gelo no IP4 de forma 'mais eficiente e económica'
A concessionária da Autoestrada Transmontana vai utilizar neste Inverno um outro método, para derreter o gelo e a neve em todo o IP4, mais eficiente e económico do que o tradicional sal gema, anunciou hoje um responsável.
A solução é salmoura, que já foi experimentada no final do anterior Inverno na zona de Vila Real e deu resultado, pelo que este ano será alargada ao distrito de Bragança, adiantou o responsável pela manutenção da estrada, Fernando Pedroche.
Segundo explicou, «a salmoura é uma solução feita de sal diluído em água que tem a aparência de uma pasta que lançada na estrada adere de forma mais eficiente e prolongada».
A experiência feita no último Inverno ainda não serve para a estatística, porém o responsável assegurou que estudos feitos com este produto indicam «uma poupança entre 20 a 30 por cento» em relação ao habitual sal gema usado para estas situações.
A Autoestradas XXI está a transformar o IP4 na Auroestrada Transmontana e é já responsável pela manutenção da via que este ano apresenta um duplo constrangimento, associando-se às obras em curso a neve e o gelo habituais nesta época em Trás-os-Montes.
O ano passado, a concessionária espalhou 800 toneladas de sal gema nesta via que liga a fronteira, em Bragança, ao Porto, no litoral.
De acordo com Fernando Pedroche, este ano já tem em reserva 300 toneladas, mas espera que com a salmoura sejam necessários menos reforços, embora ainda seja uma incógnita o que o Inverno reserva.
Segundo explicou, o tratamento preventivo da neve e do gelo feito com sal gema leva a que cada vez que um automóvel passa em cima do produto seja projectado para a berma da estrada.
A salmoura, segundo ainda aquele responsável, é uma «espécie de pasta que fica mesmo na estrada e que os carros esmagam ao passarem em cima dela, em vez de a projectarem, o que faz com que permaneça mais tempo na rodovia».
«Com menos sal, conseguimos melhores resultados», sustentou aquele responsável, que aponta este produto como «mais eficiente» na prevenção do gelo e da neve que todos os Invernos causam constrangimentos na principal estrada da região transmontana.
A concessionária dispõe de três limpa-neves com a função de espalhar o sal e mais um veículo adaptado que faz as mesmas funções.
Sol/Lusa
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=4911