San Francisco

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Olá a todos

Tenho estado a seguir as temperatura de San Francisco na Califórnia, EUA.

Estou espantado com os seus valores extremamente baixos para a época de verão. As máximas, em média, não vão além dos 15/16ºC e as mínimas podem descer aos 11ºC:eek:. Ora bem, isto perece quase um perfil das temperaturas de inverno em certas regiões de Portugal! Isto à mesma latitude e tendo em conta a situação idêntica, na fachada oeste dos continentes. Estando aquela região classificada como tendo clima do tipo mediterrânico (latitude cerca de 38 º N), é de estranhar não ter temperaturas idênticas às da nossa costa ocidental. Até o Cabo Carvoeiro (Peniche), que apresenta as nossas temperaturas mais amenas de verão, tem temperaturas superiores.

Por outro lado, as temperaturas estivais desta cidade podem ser comparadas às das Ilhas Britânicas, a uma latitude muito superior.

Qual será o fenómeno que pode dar origem a este quadro térmico? É que acho as temperaturas mínimas extremamente baixas. No Cabo Carvoeiro, por exemplo, se houver uma máxima de 18º C, a mínima não vai abaixo de 16/17º C. Mas mesmo no Cabo Carvoeiro costuma haver máximas superiores a 20/22ºC.

Edit:

Como curiosidade, disse o Mark Twain: "O inverno mais frio que passei na minha vida, foi um verão em San Francisco!"
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
simples: aguas costeiras geladas :p

como na nossa costa, o upweling aqui existe, mas com agua bem mais fria, abaixo dos 15º e for preciso em pleno verao. logo explica isso..
favorece as brisas e nao deixa aquecer praticamente os pontos colados ao mar. se fores ver, a media das maximas é perto dos 20.maior parte dos dias ligeiramente acima.. normal para pontos litorais como o Cabo Carvoeiro como referiste.. e dp concerteza hao de haver condicionantes geograficas locais particulares que fazem com que nessa cidade isto se sinta mt.. :D

de qq forma, nao concordo com o cabo carvoeiro ter temperaturas nitidamente superiores nas maximas.. em S.Francisco a maior parte dos dias de Verao tem temperaturas ligeiramente acima dos 20.. raramente abaixo.. e tem alguns episodios (concerteza fluxos fortes de Leste como cá) em que vai aos 30, apesar de nao serem mts.. agora nas minimas sim, nitidamente é mais frio, pois o Cabo Carvoeiro é praticamente um ponto de mar, pouca amplitude termica tem..

tem por 1 lado aguas mais frias, mas por outro nao é um ponto tao metido no mar, logo tem amplitudes um pouco maiores.. daí as medias de maximas perto dos 20 e as minimas perto dos 10..

afinal se fores ver no inverno, nao é mt mais frio, alias nem é mt frio, é ameno..
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
alias, é generalizado a toda a California, tem aguas mt frias..
Eureka a cerca de 40º Norte tem aguas mm frias, e medias ainda mais baixas no verao.
mesmo a famosa Los Angeles das mega praias, e do Baywatch :D.. tao a sul como 33ºN tambem apenas curtos e pouco frequentes episodios acima dos 30º tem.. apesar de ter medias um pouquinho acima de S.Francisco, e aguas razoavelmente mais quentes.. e ainda mais a Sul, mais do mesmo em San Diego..
a regiao é mesmo dominada pela influencia do Pacifico no Verao, até se calhar mais do que nos pelo Atlantico.. basta ver que andando um nadinha para o interior, temos logo valores bem quentes.. acho que explica tudo ;)
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Olá rozzo

Segundo o que está no link abaixo, San Francisco tem temperaturas máximas abaixo do 20º. Tenho verificado isto ao longo deste verão. A não ser que seja um verão excepcionalmente frio.

http://www.weather.com/outlook/travel/businesstraveler/tenday/USCA0987?from=36hr_topnav_business

http://www.weather.com/outlook/recreation/boatandbeach/weather/tenday/USCA0987?from=search_vert

Em relação ao Cabo Carvoeiro:

http://www.weather.com/outlook/travel/businesstraveler/tenday/POXX0083?from=36hr_topnav_business
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Devido a águas tão fria o nevoeiro por advecção também devem influenciar muito...
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Olá

Estive a espreitar a cidade que fica mesmo em frente a San Francisco, Oakland que tem temperaturas máximas da ordem dos 24ºC. É que a situação de San Francisco é muito especial, pois fica numa península entre o Pacífico e a baia de Oakland. A temperatura da superfície do mar ronda os 14ºC. Deve ser muito raro haver influência de ventos de leste, como cá sucede. Em Sacramento, no Vale Californiano, mais para o interior, as temperaturas máximas já rondam os 35ºC em média. Todavia, as mínimas estão sempre abaixo dos 18ºC.


california.gif
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
quanto aos links que mostraste.. pelo que vi sao previsoes.. e nao sei a fiabilidade do site, mas pelos valores que vi nao me parece mt. os valores que te disse nao foram previsoes.. vai ao www.weatheronline.co.uk. e vai a Estacao de San Francisco e ve os gráficos historicos de temperatura, e confirmas o tipo de valores que te disse, que me parecem perfeitamente normais para uma faixa litoral onde há aguas frias como o litoral da California ;)
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Olá rozzo

Na realidade há uma discrepância entre as informações das duas estações. A que me indicaste, a do Reino Unido, parece-me mais verosimil. De facto, num dia de verão, com ceu pouco nublado ou limpo e àquela latitude é difícil compreender porque razão as máximas são tão baixas. A não ser que a temperatura da água do mar fosse menor que 10º, o que não é o caso, pois assemelha-se à temperatura das águas da costa norte de Portugal (14/15ºC)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Olá rozzo

Na realidade há uma discrepância entre as informações das duas estações. A que me indicaste, a do Reino Unido, parece-me mais verosimil. De facto, num dia de verão, com ceu pouco nublado ou limpo e àquela latitude é difícil compreender porque razão as máximas são tão baixas. A não ser que a temperatura da água do mar fosse menor que 10º, o que não é o caso, pois assemelha-se à temperatura das águas da costa norte de Portugal (14/15ºC)


desculpa la insistir, mas ou eu tou a perceber mal, ou tas a cometer ai um erro.. nao é discrepancia entre 2 estaçoes, tamos a falar da mesma.. mas ou vi mal (e se sim desculpa), mas tamos a falar num caso apenas de previsoes de uma determinada entidade, e no outro de previsoes de outra, e de observaçoes reais, concretas, de series de maximas e minimas, que aconteceram! ora, este ultimo caso, nao podes duvidar ne? as previsoes sao o que sao, cada modelo ha de dar a sua! embora eu nao me fie nada nas do www.weather.com ...
continuando, nao acho assim tao dificil entender.. mede a temperatura na nossa costa ocidental num ponto perto do mar e num dia de brisa normal (Lisboa nao vale que ainda é bem longe e tem caracteristicas particulares:p) e ve se as temperaturas nao sao basicamente dessa ordem? e o mar lá é realmente mais frio, em agosto a nossa costa nao ta a 14/15º.. ta uns grauzitos acima.. é diferença mais que suficiente a meu ver ;)
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
desculpa la insistir, mas ou eu tou a perceber mal, ou tas a cometer ai um erro.. nao é discrepancia entre 2 estaçoes, tamos a falar da mesma.. mas ou vi mal (e se sim desculpa), mas tamos a falar num caso apenas de previsoes de uma determinada entidade, e no outro de previsoes de outra, e de observaçoes reais, concretas, de series de maximas e minimas, que aconteceram! ora, este ultimo caso, nao podes duvidar ne? as previsoes sao o que sao, cada modelo ha de dar a sua! embora eu nao me fie nada nas do www.weather.com ...
continuando, nao acho assim tao dificil entender.. mede a temperatura na nossa costa ocidental num ponto perto do mar e num dia de brisa normal (Lisboa nao vale que ainda é bem longe e tem caracteristicas particulares:p) e ve se as temperaturas nao sao basicamente dessa ordem? e o mar lá é realmente mais frio, em agosto a nossa costa nao ta a 14/15º.. ta uns grauzitos acima.. é diferença mais que suficiente a meu ver ;)


Tens razão rozzo. Referia-me à previsão de duas entidades para a mesma estação (ou área). É claro que a estação/área em causa é só uma, a de San Francisco.

Em relação à temperatura do mar na Califórnia, ele é em média de 14ºC à superfície.
Em relação à temperatura da água do mar na nossa costa norte, acho que não me enganei:

http://www.meteo.pt/pt/previsao/previsaoTextual.jsp