São Paulo: registros e tempo agora!

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
Hoje o dia foi de sol, poucas nuvens e muito calor (a maior máxima do mês!), a mínima foi de 16,7°C e a máxima de 29,1°C, agora 24,6°C com URA de 42% ainda, quando são 18h50. Previsão de que refresque um pouco a partir de sexta, e na semana que vem uma forte massa de ar polar deve entrar no Brasil, trazendo temperaturas típicas de inverno. É praticamente certo que os recordes de frio deste ano serão quebrados aqui em São Paulo.
 


Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
Hoje o dia foi bastante quente em São Paulo, a máxima atingiu 30,8°C aqui (e mínima de 18,0°C) e 29,8°C no INMET, com sol e poucas nuvens. O ar esteve seco, com URA de até 28% aqui, mas no fim da tarde a mudança na direção do vento, que passou a soprar de sul, fez a temperatura cair quase 6°C em 1h e a umidade disparar, no momento (18h20) faz 21,2°C com URA de 80%.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Hoje o dia foi bastante quente em São Paulo, a máxima atingiu 30,8°C aqui (e mínima de 18,0°C) e 29,8°C no INMET, com sol e poucas nuvens. O ar esteve seco, com URA de até 28% aqui, mas no fim da tarde a mudança na direção do vento, que passou a soprar de sul, fez a temperatura cair quase 6°C em 1h e a umidade disparar, no momento (18h20) faz 21,2°C com URA de 80%.

Boa noite. Eu gostava de saber se na cidade de Campos do Jordão já alguma vez nevou. Pois penso que é a cidade mais fria do estado de São Paulo, ou estou errado? Fica a 1600 metros não é?. Eu sou português e nunca fui ao Brasil, mas gosto sempre de andar informado.
 

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
Boa noite. Eu gostava de saber se na cidade de Campos do Jordão já alguma vez nevou. Pois penso que é a cidade mais fria do estado de São Paulo, ou estou errado? Fica a 1600 metros não é?. Eu sou português e nunca fui ao Brasil, mas gosto sempre de andar informado.

Boa noite! Sim, Campos do Jordão é a mais fria cidade do Estado de São Paulo, com altitude média de 1.628 metros, mas em alguns pontos chega a mais de 2.000 metros. Infelizmente é muito difícil conseguir informações sobre fenômenos meteorológicos que aconteceram antigamente aqui no Brasil, são poucos os registros, mas tenho infomações de que já nevou pelo menos duas vezes lá: em 1928 e em 1942, quando nevou pela última vez na área urbana. Talvez até tenha nevado mais algumas vezes, principalmente em áreas rurais, mas não há como saber.

Campos do Jordão é bastante fria, a média das mínimas em julho é de apenas 2,7°C, mas não neva por causa da distância do mar(http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:SaoPaulo_Municip_CamposdoJordao.svg) e os invernos de lá são secos. O ar seco que não permite que neve por lá, favorece a ocorrência de geadas, que são muito frequentes (este ano já geou uma vez, e deve gear mais algumas vezes semana que vem). Para se ter uma idéia, no ano passado registrei -1°C lá numa noite sem ar polar, apenas com ar seco e céu limpo, que fazia a temperatura despencar à noite, com o pôr-do-sol.

E já que o assunto é a neve, aqui na cidade de São Paulo também já nevou, por incrível que pareça, já que hoje em dia nem geada tem :surprise: A neve ocorreu em junho do tão distante ano de 1.918, naquela época a cidade era minúscula e havia muita Mata Atlântica (enquanto hoje tem mais de 10 milhões e com poucas árvores, a Mata Atlântica foi muito devastada nesta área com o crescimento muito rápido e sem planejamento da cidade), a única comprovação da neve é uma foto na região onde hoje é a Avenida Paulista (avenida mais conhecida da cidade), no centro financeiro, mas infelizmente nunca achei essa foto em nenhum lugar :(
 

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
Falando mais um pouco sobre frio, a menor temperatura já registrada em São Paulo foi de -2,1°C em 02/08/1955 segundo medições oficiais e -3,9°C no Horto Florestal, segundo medições não-oficiais. Nas décadas de 60 e 70 era comum gear por aqui e na maioria dos invernos sempre fazia 2 ou 3°C, chegando a fazer 1°C em um ano da década de 70. Na década de 90, uma onda de frio extremamente intensa fez a temperatura se aproximar de 0°C em 1.994 e de lá para cá a única vez que a temperatura voltou a cair abaixo de 5°C segundo medições oficiais foi em 2.000, quando fez 4,2°C, quando ocorreu a última geada na região urbana. De lá para cá nunca mais fez menos de 5°C e nem geou, apenas em áreas muito afastadas do centro, como na região de Parelheiros (cerca de 40km ao sul do centro da cidade), bairro bem próximo à Serra do Mar, que ainda tem muitas árvores, e por ser um bairro bastante afastado do centro não tem muita densidade demográfica (embora haja muita população, é uma área muito grande, por isso a densidade não é alta) e há muita Mata Atlântica ainda. No ano passado fez 5,2°C aqui no meu bairro, a 14km do centro da cidade e 6,2°C oficialmente e isso já foi motivo de grande comemoração (e no passado era tão comum...), acho difícil voltar a gear na área urbana, só uma onda de frio bastante intenso em julho mesmo, mas não perco as esperanças!
 

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
Hoje o dia amanheceu com nevoeiro na cidade de São Paulo, mas ele foi se dissipando e no meio da manhã já havia sol, a temperatura subiu bastante e a umidade caiu, mas a partir das 15h o vento mudou de direção, o tempo nublou, a umidade subiu e a temperatura despencou, tornando-se muito mais agradável. Hoje registrei mínima de 18,0°C e máxima de 29,4°C aqui, no momento faz 19,2°C com URA de 86%, são 20h45.
 

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
É verdade, acho que a imagem do Brasil no exterior é de muito sol e calor, as pessoas frequentando a praia, o Carnaval no quente verão brasileiro, nunca se tem a impressão da neve no sul do Brasil, por exemplo, creio que por isso se tem muito a impressão de que só faz sol e calor por aqui, quando na verdade não é bem assim, aliás faz um friozinho todo ano (na verdade várias vezes por ano) no sul da Amazônia :eek: , fenômeno conhecido como friagem, quando uma massa de ar polar é continental o suficiente para atingir os estados do Acre e Rondônia.
 

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
A frente fria fez o dia inteiro ser nublado em São Paulo, no fim da manhã choveu moderado e chuviscou durante toda a tarde, acumulando 9mm (no mês 27mm). A temperatura máxima foi dez graus inferior à de ontem, não passando de 19,5°C, e a mínima até o momento está sendo registrada agora (20h38): 15,3°C.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
É verdade, acho que a imagem do Brasil no exterior é de muito sol e calor, as pessoas frequentando a praia, o Carnaval no quente verão brasileiro, nunca se tem a impressão da neve no sul do Brasil, por exemplo, creio que por isso se tem muito a impressão de que só faz sol e calor por aqui, quando na verdade não é bem assim, aliás faz um friozinho todo ano (na verdade várias vezes por ano) no sul da Amazônia :eek: , fenômeno conhecido como friagem, quando uma massa de ar polar é continental o suficiente para atingir os estados do Acre e Rondônia.

E qual é a temperatura que está quando se utiliza o termo friagem, 0ºC?, <10ºC?
 

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
Pelo que eu sei, não há uma temperatura para dizer se é friagem ou não, friagem é quando uma massa de ar polar é continental o suficiente para chegar ao sul da região norte do Brasil (estados do Acre e Rondônia), provocando mudanças por lá. Geralmente as cidades da Amazônia registram mínimas acima de 20°C e máximas acima de 30°C, quando chega a friagem o vento muda para sul e ocorre uma brusca queda na temperatura, trazendo madrugadas mais frias e tardes mais amenas, sendo que nas friagens mais fortes do ano pode fazer até menos de 10°C em algumas poucas cidades de lá, principalmente na região de Vilhena. As friagens ocorrem entre maio e agosto.
 

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
Balnço do período de 14 a 20 de maio aqui:

MÍNIMA MAIS BAIXA: 14,5°C
MÍNIMA MAIS ALTA: 18,1°C
MÍNIMA MÉDIA: 16,3°C
DESVIO DA MÉDIA: + 2,5°C

MÁXIMA MAIS ALTA: 30,8°C
MÁXIMA MAIS BAIXA: 19,5°C
MÁXIMA MÉDIA: 26,0°C
DESVIO DA MÉDIA: + 3,0°C

MÉDIA SIMPLES DA SEMANA: 21,1°C
DESVIO DA MÉDIA: + 2,7°C

PRECIPITAÇÃO ACUMULADA: 9mm
 

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
Hoje tivemos uma manhã nublada por aqui e à tarde o tempo abriu, com sol entre nuvens. A temperatura variou entre 15,0°C e 22,8°C, e agora faz 18,2°C com URA 80%.
 

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
Durante a madrugada o tempo nublado e as rajadas de passavam de 30km/h impediram o declínio da temperatura, a mínima foi de 17,3°C, o dia amanheceu nublado mas logo o sol apareceu, brilhando entre nuvens. A máxima chegou a 27,5°C com URA 40%. Agora (18h08) faz 25,6°C com umidade de 51%. Amanhã o tempo muda com a chegada de uma nova frente fria, que deve trazer bons índices pluviométricos e a partir de quinta começa a fazer frio, acredito que possa fazer até 7°C na sexta-feira aqui.
 

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
E a frente fria chegou a São Paulo hoje, e antes do horário previsto, às 9h (a previsão era a chegada no início da tarde), quando começou a chover moderadamente, acumulando 20mm (pico de 8mm em 1h) e elevando maio para 47mm, o que não é nada mal, considerando que a média do mês é de 70 e poucos milímetros. A máxima de hoje (21,6°C) foi de madrugada e a mínima à tarde (17,4°C). Agora faz 17,9°C.