Satélite revela imagem mais exacta da gravidade da Terra

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Satélite revela imagem mais exacta da gravidade da Terra

A Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) forneceu a mais precisa imagem da gravidade na Terra, através de informações recolhidas pelo satélite "GOCE", durante os últimos dois anos. Informações permitirão uma melhor compreensão da estrutura interna do planeta. Veja o vídeo.

Os cientistas europeus têm em mãos, agora, o acesso a um modelo "geoide" exacto (uma superfície projectada da Terra, que não é esférica), devido às medições precisas do satélite europeu, lançado para esta missão em Março de 2009. A "nova" Terra assemelha-se ao formato de uma batata.
O mapa mostra a superfície ideal do oceano, na ausência de marés e correntes marítimas, moldadas pela gravidade. A parte em amarelo corresponde às zonas onde a gravidade é maior, enquanto na parte azul a gravidade é menor.

Estes dados, divulgados, quarta-feira, durante uma conferência em Munique, servirão como referência para medir a movimentação dos oceanos, a mudança do nível do mar e a dinâmica do gelo, o que pode abrir precedente para entender com maior profundidade as mudanças climáticas.

Além disso, servirão como base de estudo para a estrutura interna do planeta. Será possível compreender melhor os processos que levam à formação de terramotos de grande magnitude, como o que arrasou o Japão no dia 11 de Março.

Os sismos, imperceptíveis para os satélites que estão em órbita, deixam um "rasto" na gravidade do planeta, possibilitando uma percepção melhor dos seus mecanismos.


Fonte:
JN
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1819543&page=-1


Digo eu:
Gravidade tudo bem, mas também formato da Terra...
 
Editado por um moderador:


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Esta notícia não é mentira de 1 de Abril. Já tinha saído esta noticia pelo menos ontem, portanto chega de comentários a duvidar da veracidade da notícia.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Pelo video parece existir um "buraco" gravítico a sul da Índia. Aparentemente parece ser o ponto onde a força gravítica medida é menor. Será assim?
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Tenho andado um pouco ausente com uma bela carga de trabalho...
Eu não duvido da veracidade da noticia, sei muito bem que a Terra é um geoide.
Acho simplesmente que esta demasiado irregular na sua forma, principalmente pelo facto que de os outros satélites não a encontram assim "tão deformada". como os de Fotografia aérea e os meteorológicos, nem pelas imagens vindas directamente de fotos retiradas da estação espacial internacional ou nas viagens ao espaço.
Relativamente a gravidade, elimina-se a noção que essa seria mais forte quanto mais alta seria a latitude e vive-versa?
É que esta noticia implica a mudança de muitos conceitos científicos.