Seca em imagens - Portugal 2009

  • Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início
M

Membro excluído 274

Este ano as videiras estão a sofrer stress hídrico em lugares onde nunca aconteceu ...

1zydhs2.jpg


Imagem que ilustra bem o que por aqui se passa! Tem de se vindimar senão não fica nada! As videiras estão a morrer!:(
 


Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Este ano as videiras estão a sofrer stress hídrico em lugares onde nunca aconteceu ...

1zydhs2.jpg


Imagem que ilustra bem o que por aqui se passa! Tem de se vindimar senão não fica nada! As videiras estão a morrer!:(

Por cá o cenário não é melhor:(, mas as vindimas este ano renderam mais:lol:, mas as vindimas também tiveram de ser feitas antes, devido à seca , mas também porque o meu avô, sempre a par das previsões do tempo:uau:, teve medo da instabilidade desta semana, e acabou por fazer as vindimas ontem de manhã, com medo que chovesse de tarde...:lmao:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Era uma vez um País em que chovia. E às vezes até chovia muito.

seca1.jpg
[/URL][/IMG]

Depois apareceu o lobo mau e começou a roubar toda a chuva destinada
a esse País. A chuva vinha e o Lobo Mau roubava.A chuva insistia.
E o lobo Mau voltava a roubar.
E esse País começou a ficar seco, seco, seco...

seca2.jpg
[/URL][/IMG]


P.s : O Lobo Mau é o nosso inenarrável Anticiclone dos Açores
e desconhece-se ainda como terminará esta História...
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Pois é, este ano a seca meteorológica é quase tão forte como a de 2005. Mas para as plantas este ano parece estar a ser mais problemático, pela falta de chuva, mas também porque desde meados de Fevereiro temos tido dias de sol quase contínuos, insolação bem acima da média, humidades médias muito baixas e temperaturas geralmente acima da média. Por aqui a seca nota-se principalmente nas áreas de carvalho.

Quase parece que é apenas o outono a chegar, mas as folhas destas árvores só começam a mudar de cor em Novembro, e não é para este castanho "seco":
IMG_0172.jpg


IMG_0179.jpg


IMG_0182.jpg


IMG_0192.jpg


IMG_0217.jpg


IMG_0225.jpg


Nesta zona algumas árvores já perderam as folhas
IMG_0253.jpg


IMG_0233.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Pelo que vejo aparentemente os carvalhos estão é doentes. Aqui há tempos houve referência a uma doença que estava a afectar também os carvalhos na zona de trás os Montes - se não estou em erro poderia ser a doença do nemátodo que tinha começado a afectar o carvalhal. Mas não tenho a certeza....

O que me parece é muito estranho esse padrão de folhagem; muitas das árvores apresentam folhagem normal e outra folhagem que parece ser de ramos mortos. Normalmente associado à secura há um padrão mais uniforme, folhagem menos vivaça mas não seca em parte da árvore.

O carvalho chega a ser uma árvore extremamente resistente, na ordem da várias centenas de anos, também por isso seria estranho uma espécie destas ressentir-se assim da falta de água - não estamos a falar de uma seca histórica...

Agora quanto à seca: ela está aí! Esperemos pela chuva...:rain:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Curiosamente, apesar dessa videira em lamentável estado do primeiro post, foi notícia há dias que a uva deste ano era em termos gerais nacionais de invulgar qualidade e que o sector do vinho está com confiança de poder ter entre mãos uma das melhores colheitas dos últimos 30 anos, talvez rivalizando com a campanha de 1980.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Ainda não sei se o meu vinho será bom - o verão inicialmente fresco e húmido e o final já quente e seco não são muito habituais na zona dos vinhos verdes, e por isso não tenho ainda a percepção da qualidade dele. No entanto parece que irá ter açúcar em maior quantidade que outros anos. E em relação à quantidade será maior sem dúvida - pelo menos na minha vinha.

Não tenho propriamente fotografias a mostrar efeitos da seca - a não ser que postasse imagens dos incêndios que tem andado por cá...:disgust: Mas isso é dar mais publicidade aos pirómanos:disgust:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Eu penso que se entrarmos na 2ª quinzena de Outubro (e parece que a situação não se vai manter) com este cenário de bloqueio anticiclónico aí sim será caso para precaução. É normal alguns verões entrarem pelo Outono a dentro como nós todos bem sabemos. :(

Só um aparte para o FIL... se essas fotos forem a paisagem que vês da janela da tua casa nem sabes a inveja que eu tenho de ti... não é fácil encontrar castanheiros, carvalhos ou nogueiras em semente ou enxertados à venda cá nos Algarves para plantares no jardim... :hehe:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Não são só os carvalhos que apresentam este aspecto, quase todas as outras espécies caducifólias estão assim com estas aqui em frente a minha casa. Mesmo os aceres aqui da rua, que são regados todas as semanas, já apresentam muitas folhas castanhas.





Outro aspecto também bastante preocupante e o facto do o rio Maçãs ter secado no mês passado. O rio Sabor também não está muito melhor.