Seca em Portugal



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa

Seca no Algarve. Barragem da Bravura sem água para a agricultura​

A norte, no Minho, a barragem do Lindoso tem 18% da capacidade. Nesta altura do ano a média seria de 73%

A sul, no Algarve, a barragem da Barlavento é aquela que se encontra pior. Tem armazenado apenas 13 por cento da capacidade.

A média habitual para esta altura do ano é 71 por cento.

Sem água na barragem, os agricultores recorrem aos furos. Mas alguns só já conseguem encontrar apenas água salgada.

Fonte: RTP

O último parágrafo é muito importante para perceber a gravidade da seca e que a situação das barragens é apenas um de muitos problemas.
Sem chuva significativa em grande parte dos invernos nos últimos anos e agora com um ano em que alguns locais ainda mal passam dos 100mm, já se sabe que não há nada que resista, começando pelos aquíferos.
 
Última edição:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A principal finalidade deste crime ecológico (barragem) é o armazenamento da bombagem da bacia do Douro para as centrais hidroelétricas a jusante. Fica numa quota muito mais baixa do que as principais cidades e vilas da região e nem deve haver ainda forma de elevar essa água até às populações.
Não deve haver forma ou interesse?
Como é que a água chega à cidade da Guarda, por exemplo?

A mim, custa-me perceber como é que em 2022 o problema crónico da seca no Nordeste se mantém, quando foi construída na região uma das maiores albufeiras do país.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
É para quando centrais de dessalinizacao pelo país? Sabem que é urgente, mas mesmo assim andam a empatar.

Com os custos actuais (e não se prevê que baixem muito nos próximos tempos) da energia... As centrais de dessalinização, com o grande consumo energético que têm, depois quero ver quem paga isso. Quer dizer, eu até sei... pagaremos todos nós, no custo da fatura da água....

Para não falar dos resíduos resultantes da desalinização... ninguém fala disso, ou tentam "esconder" a situação... mas as "salmouras" dali resultantes, terão que ter um destino... será mais um resíduo para gerir, com custos elevados...

Eu sei que não temos água... e que se calhar uma das únicas soluções, até poderá passar pelas centrais de dessalinização. Mas não são solução milagrosa e trazem consigo custos significativos que todos teremos que pagar... convém não esquecer estes aspectos.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Não deve haver forma ou interesse?
Como é que a água chega à cidade da Guarda, por exemplo?

A mim, custa-me perceber como é que em 2022 o problema crónico da seca no Nordeste se mantém, quando foi construída na região uma das maiores albufeiras do país.

A água chega onde se quiser desde que se invista em equipamentos para tal ser possível, coisa que não deve ter ocorrido na Albufeira do Baixo Sabor, daí ter dito que ainda não deve haver forma de isso acontecer. Parece que a única coisa que moveu a construção dessa barragem foi mesmo potenciar a hidroeletricidade e nada mais...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
É para quando centrais de dessalinizacao pelo país? Sabem que é urgente, mas mesmo assim andam a empatar.

É melhor começar por reconduzir a água do Alqueva, bem mais barato do que centrais de dessalinização. Também fazer os campos de golfe pagar a água a preços justamente muito mais elevados, tal como os detentores de piscinas, assim como redução drástica de relvados e ajardinamentos que nada têm a ver com o clima da região. Relvados foram uma invenção de países de latitudes mais elevadas, com muito maior índice de humidade ao longo do ano, mas pegou a moda porque os turistas que vêm dessas latitudes gostam.
A seguir repensar toda a política de florestação e culturas de regadio. Há culturas de sequeiro tradicionais desprezadas em prol de certas culturas frutícolas que exigem regadio abundante. Veja-se a situação no sudoeste. Também há métodos de rega de culturas intensivas e de grande área que deixam muito a desejar. Regar-se por aspersão de jactos monumentais em plena hora de maior calor e secura do ar é absurdo, grande parte da água perde-se por evaporação imediata.
Há tantas medidas por onde começar em vez das centrais.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)

Com a seca a agravar-se, o Algarve só tem água «para um ano»​



"«Temos água até final do próximo Verão. Mas, se não chover, depois não temos mais e teremos um problema muito grave», avisou o presidente da AMAL.

Neste momento, os diferentes presidentes de Câmara algarvios estão a fazer um levantamento das medidas que podem ser implementadas nos seus territórios, para diminuir a utilização de água.

«No caso de Olhão, uma das medidas que vamos colocar em prática é deixar de regar os espaços verdes, a relva. 90% dos espaços relvados vão desaparecer, vão secar. Depois serão reconvertidos, mas o primeiro passo é deixá-los secar», exemplificou António Pina."
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
«No caso de Olhão, uma das medidas que vamos colocar em prática é deixar de regar os espaços verdes, a relva. 90% dos espaços relvados vão desaparecer, vão secar. Depois serão reconvertidos, mas o primeiro passo é deixá-los secar», exemplificou António Pina."

:thumbsup: finalmente uma voz razoável. Espero que este exemplo seja seguido pela Cãmara de V.F.Xira e outras.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
:thumbsup: finalmente uma voz razoável. Espero que este exemplo seja seguido pela Cãmara de V.F.Xira e outras.
Ora nem mais. Uma das coisas que me fazia "comichão" na rega pública em Lisboa quando vivi lá (2000/2012) era a utilização de aspersores às horas de mais calor (12h) e que além da evapotranspiração era que 50% da água ia para a estrada e não para regar os separadores, rotundas, etc... Será que não dá (pelo menos em alguns casos) utilizar o sistema de rega gota-a-gota?...
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Ah lindo,
Uma das belas ideias deixar secar as coisas.
E tomar banho uma vez por semana tb já agora, reutilização de loiça suja já agora tb.. É lavar roupa 1 vez por semana. Alguém aqui acha ideias brilhantes.. Fico estupefacto!
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao

Com a seca a agravar-se, o Algarve só tem água «para um ano»​



"«Temos água até final do próximo Verão. Mas, se não chover, depois não temos mais e teremos um problema muito grave», avisou o presidente da AMAL.

Neste momento, os diferentes presidentes de Câmara algarvios estão a fazer um levantamento das medidas que podem ser implementadas nos seus territórios, para diminuir a utilização de água.

«No caso de Olhão, uma das medidas que vamos colocar em prática é deixar de regar os espaços verdes, a relva. 90% dos espaços relvados vão desaparecer, vão secar. Depois serão reconvertidos, mas o primeiro passo é deixá-los secar», exemplificou António Pina."
Curioso...em Albufeira deixaram secar os relvados durante Maio e depois no final do mês e durante Junho andaram à pressa a reparar a rega e a regar abundantemente para os recuperar . Entretanto, com esta notícia, não sei o que vão fazer com estes espaços futuramente...

Outra questão, ninguém fala dos consumos record que estão a acontecer atualmente. Só ouvi essa questão ser introduzida num debate da antena1 mas depois acabei por não conseguir ouvir o desenvolvimento.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ah lindo,
Uma das belas ideias deixar secar as coisas.
Depende que "coisas" são, claro. Não se deixa secar árvores e arbustos. Mas, por exemplo, que utilidade tem um relvado na placa central de uma rotunda? Não serve a ninguém nem a nada. E a rega vai quase sempre parar ao alcatrão, sobretudo quando está vento.

Bem, há quem ande às voltas na rotunda, sempre dá para lavar o lado esquerdo da viatura...