Seca no Noroeste de Portugal

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Tanto dramatismo!!! não ponho em causa o que está aqui descrito!!Tenham calma irá chover e bem na 1ª quinzena de Junho nas regiões do Norte do pais as previsões vão neste sentido.
 


Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Mas qual dramatismo? Isto não é um fórum de meteorologia para discutir a actualidade meteorológica nacional e internacional? Ou só podemos abrir tópicos a falar sobre chuva em abundância, temperaturas abaixo de zero e ventos ciclónicos?

Faça uma lista dos temas que podemos discutir no fórum, assim ficarei muito mais descansado depois de saber que um zé ninguém da internet me permite discutir aquilo que ele acha mais relevante.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Esta historia da Seca nas regiões Norte vai durar mais uma semanita depois a natureza irá encarregar-se de colocar todo no seu devido lugar:

como esta previsão quinzenal demonstra:

http://www.accuweather.com/en-us/pt/porto/porto/forecast2.aspx

está previsto chuva+chuva+chuva+chuva para a cidade do Porto logicamente para a região Norte do pais durante deixem ver 8 dias seguidos, signfica que caso esta previsão se mantenha não fará sentido esta discussão.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Esta historia da Seca nas regiões Norte vai durar mais uma semanita depois a natureza irá encarregar-se de colocar todo no seu devido lugar:

como esta previsão quinzenal demonstra:

http://www.accuweather.com/en-us/pt/porto/porto/forecast2.aspx

está previsto chuva+chuva+chuva+chuva para a cidade do Porto logicamente para a região Norte do pais durante deixem ver 8 dias seguidos, signfica que caso esta previsão se mantenha não fará sentido esta discussão.

Tanta ignorância. Não percebe que nesta altura do ano já há danos feitos aos seres vivos, principalmente em ecossistemas que requerem uma forte humidade nos meses de Primavera climatológica?
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Esta historia da Seca nas regiões Norte vai durar mais uma semanita depois a natureza irá encarregar-se de colocar todo no seu devido lugar:

como esta previsão quinzenal demonstra:

http://www.accuweather.com/en-us/pt/porto/porto/forecast2.aspx

está previsto chuva+chuva+chuva+chuva para a cidade do Porto logicamente para a região Norte do pais durante deixem ver 8 dias seguidos, signfica que caso esta previsão se mantenha não fará sentido esta discussão.

E eu contraponho com isto:



Ou seja, o GFS, dentro o período de tempo minimamente "previsível" (cerca de uma semana) prevê pouco mais de 2 mm para o Porto.

Toda a gente sabe que o accuweather e os seus "bonequinhos" com chuva a 15 dias de distância valem zero ou próximo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Claro que é grave a situação no Noroeste do país, normalmente é o Baixo Alentejo e o Algarve a sofrerem mais com a seca. O que é mais estranho e duvido que o Algarve veja nos próximos anos uma primavera tão chuvosa como foi esta. Esta Primavera deve ter sido uma das mais chuvosas de sempre no Algarve. Maio bateu todos os máximos de precipitação ocorridos no Algarve. Parece que o país está virado ao contrário.

Dou o exemplo do membro João Soares que registou neste trimestre (Primavera Climatológica) foi de 122.9 mm, só em Março o sotavento Algarvio registou mais precipitação do que o membro João Soares teve em 3 meses.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Claro que é grave a situação no Noroeste do país, normalmente é o Baixo Alentejo e o Algarve a sofrerem mais com a seca. O que é mais estranho e duvido que o Algarve veja nos próximos anos uma primavera tão chuvosa como foi esta. Esta Primavera deve ter sido uma das mais chuvosas de sempre no Algarve. Maio bateu todos os máximos de precipitação ocorridos no Algarve. Parece que o país está virado ao contrário.

Dou o exemplo do membro João Soares que registou neste trimestre (Primavera Climatológica) foi de 122.9 mm, só em Março o sotavento Algarvio registou mais precipitação do que o membro João Soares teve em 3 meses.

Desde o Ourtono de 2009 que o padrão no Atlantico tem sido muito instavel.
Este ano suponho que será um ano de viragem...os proximos anos talvez venham a ser mais "normais" embora as teleconexões ainda estejam bastante instaveis.
Esta Primavera, embora a maior estabilidade no jet, houve uma tendencia para que a dorsal africana estivesse mais preponderante sobre Espanha, e com perturbações ( cavados ) a aproximarem o continente vindos de SW/W.
Tais situações são mais favoraveis ao sul do pais, já que a interacção entre cavados e ar quente e humido é mais intensa no sul, onde há mais calor e a agua do mar está mais quente.

Em anos normais a dorsal fixa-se no sul do pais..e por muita nergia que lá haja, os cavados não a despoletam, deixando a precipitação mais a norte.
Em anos como este..o sul tem o seu potencial totalmente desvendado.

No que toca ás previsões sazonais...é de esperar que nos proximos meses haja um certo grau de estabilização da circulação atmosferica...que pode levar a um cenario mais tipico.
Mesmo assim, depois de tanto tempo com muita instabilidade,vai demorar a que tudo volte á "pasmaceira" usual.
Portanto...não só o padrão geral, como em certa medida aquilo que é mais congruente nas sazonais, favorece a que o sul possa vir a ter mais destes episodios...nomeadamente saliento os meses de Setembro e Outubro, que podem voltar a ver muita instabilidade.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
e continua a seca por cá.
nestas semanas de instabilidade toda so acumulei no dia 18 10.8 mm e nos ultimos dois dias juntos 6.1 mm. a media por ca é de cerca de 120 mm.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
E eu contraponho com isto:



Ou seja, o GFS, dentro o período de tempo minimamente "previsível" (cerca de uma semana) prevê pouco mais de 2 mm para o Porto.

Toda a gente sabe que o accuweather e os seus "bonequinhos" com chuva a 15 dias de distância valem zero ou próximo.

Vamos esperar para ver o que sei no meu senso comum é que os ignorantes do accuweather preveêm 8 dias seguidos de previsão de chuva é porque vai mesmo chover e bem. Mas claro que vamos esperar para ver depois falamos.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Vamos esperar para ver o que sei no meu senso comum é que os ignorantes do accuweather preveêm 8 dias seguidos de previsão de chuva é porque vai mesmo chover e bem. Mas claro que vamos esperar para ver depois falamos.

Não quer dizer que não venha a chover bastante, apenas quero frisar que essas previsões desses sites a 15 dias são muito inconstantes, pois são leituras directas dos modelos, e como se sabe a variabilidade nos modelos a 15 dias é enorme! Amanhã provavelmente já vai estar tudo diferente.

Neste momento, aquilo que se pode referir é que nos próximos 7 dias está previsto chover pouco no Porto. O que também não é claramente indicativo, em situações convectivas podem estar previstos 5mm e chover 50.

A seca no Noroeste neste momento é uma realidade, e os membros aqui do fórum apenas alertam para uma situação que poderá ser preocupante caso nos próximos meses, os mais secos do ano, chova pouco. Apenas acho desnecessário contrariar e ridicularizar esta preocupação com previsões a 15 dias, nada fiáveis.

Cumps
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Não quer dizer que não venha a chover bastante, apenas quero frisar que essas previsões desses sites a 15 dias são muito inconstantes, pois são leituras directas dos modelos, e como se sabe a variabilidade nos modelos a 15 dias é enorme! Amanhã provavelmente já vai estar tudo diferente.

Neste momento, aquilo que se pode referir é que nos próximos 7 dias está previsto chover pouco no Porto. O que também não é claramente indicativo, em situações convectivas podem estar previstos 5mm e chover 50.

A seca no Noroeste neste momento é uma realidade, e os membros aqui do fórum apenas alertam para uma situação que poderá ser preocupante caso nos próximos meses, os mais secos do ano, chova pouco. Apenas acho desnecessário contrariar e ridicularizar esta preocupação com previsões a 15 dias, nada fiáveis.

Cumps

Jorge_scp eu não estou a ridicularizar o que apenas me limitei foi a dar a minha opinião e a minha opinião consiste numa ideia muito simples claro que esta situação verificada no Norte Oeste Peninsular é uma situação anómala claro que poderá ter algumas consequências a nivel de ecossistemas o que eu discordo em absoluto é com o Alarmismo no meu ponto de vista dada ao fenómeno para mim por enquanto é apenas isto uma situação anómala caso não chova no próximo mês ok ai penso que sim esta discussão será pertinente até que pode potencializar a secagem das matas aumentando o risco de Incêndios, agora só acho que se está á bela maneira portuguesa a dramatizar muito a situação e a pôr-se a carroça á frente dos bois, apenas isso não vi tamanha preocupação quando em Fevereiro 2010 eu através do windguru conseguia ver que iria haver uma Intempérie na Ilha da Madeira e os iluminados e os catedráticos dos Gráficos e dos Mapas Não isso é que eu já tenho mais dificuldades em aceitar, agora esta seca no Norte de Portugal e na Galiza epah desculpem lá não exageremos. Só referi as previsões do accuweather para não ridicularizar nenhum ponto de vista mas sim para referir que o Cenário de Seca pode apenas significar mais um episódio anómalo igual a tantos outros. Mas vamos esperar para ver, não quero impor os meus pontos de vista a ninguém mas acho que tenho o direito de expô-los e dar a minha opinião
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
...apenas isso não vi tamanha preocupação quando em Fevereiro 2010 eu através do windguru conseguia ver que iria haver uma Intempérie na Ilha da Madeira e os iluminados e os catedráticos dos Gráficos e dos Mapas Não isso é que eu já tenho mais dificuldades em aceitar...

Com isto é que estragou tudo. Provavelmente nem faz ideia da gravidade dessa sua afirmação.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Dou o exemplo do membro João Soares que registou neste trimestre (Primavera Climatológica) foi de 122.9 mm, só em Março o sotavento Algarvio registou mais precipitação do que o membro João Soares teve em 3 meses.

Já que pegaste no meu exemplo (e desde já agradeço), contraponho esse valor de 122.9 mm deste ano, com os 244 mm acumulados na Primavera de 2010.

A normal (de 1970-200) para o Porto, durante os meses Março, Abril, Maio chega aos 289.9 mm, por outro lado, em Faro o valor desses 3 meses é de 95.6 mm. (Só serviu para termos comparativos).

Caro, Sociometeo, não se preocupe que terá água a correr nos canos, só se não pagar a conta da água. Agora, mandar bitaites (como tem feito noutros tópicos) e ainda sem conhecimento do que fala, é muito mau. Já reparou se de um momento para o outro começasse a chover abundantemente no Deserto, e as florestas equatoriais tivessem um grande decréscimo de pluviosidade... Como é que os habitats de animais e plantas reagiram a isso?

Como deve saber, vem aí, quer dizer começou hoje, a estação mais seca por terras portuguesas, que também dura 3 meses, que coincidência, a Primavera também durou 3 meses, e foi seca. Pensa que com uns diazinhos de chuva (que se reduzirão a 0 [Zero, não é a letra O] mm) que se vai ficar bem da mão para o pé. Em Novembro de 2010, continuava a seca por estas terras, a situação normalizou-se em Fevereiro, mas rapidamente passou de normal para seca novamente, e já vão uns meses e continuarão a ser. A chuva só voltará em Outubro ;)
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Com isto é que estragou tudo. Provavelmente nem faz ideia da gravidade dessa sua afirmação.

Posso estar a ser injusto mas não estou acusar nada nem ninguem apenas estou a dizer que é algo que fez muita confusão na altura mas não foi só a mim foi a muita gente...mas nem quero falar sobre essa temática quem sou para julgar seja o que for.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Já que pegaste no meu exemplo (e desde já agradeço), contraponho esse valor de 122.9 mm deste ano, com os 244 mm acumulados na Primavera de 2010.

A normal (de 1970-200) para o Porto, durante os meses Março, Abril, Maio chega aos 289.9 mm, por outro lado, em Faro o valor desses 3 meses é de 95.6 mm. (Só serviu para termos comparativos).

Caro, Sociometeo, não se preocupe que terá água a correr nos canos, só se não pagar a conta da água. Agora, mandar bitaites (como tem feito noutros tópicos) e ainda sem conhecimento do que fala, é muito mau. Já reparou se de um momento para o outro começasse a chover abundantemente no Deserto, e as florestas equatoriais tivessem um grande decréscimo de pluviosidade... Como é que os habitats de animais e plantas reagiram a isso?

Como deve saber, vem aí, quer dizer começou hoje, a estação mais seca por terras portuguesas, que também dura 3 meses, que coincidência, a Primavera também durou 3 meses, e foi seca. Pensa que com uns diazinhos de chuva (que se reduzirão a 0 [Zero, não é a letra O] mm) que se vai ficar bem da mão para o pé. Em Novembro de 2010, continuava a seca por estas terras, a situação normalizou-se em Fevereiro, mas rapidamente passou de normal para seca novamente, e já vão uns meses e continuarão a ser. A chuva só voltará em Outubro ;)

Não vejo nada de preocupante nem nenhuma tendencia nesta pseudo-seca Galaica-portuguesa acho um exagero e pura necessidade sociologica de as pessoas procurarem fenómenos extraordinarios!!

O que se refere a essas mutações climatologicas para mim estão a um nível da ficção cientifica!!!Nem tem qualquer paralelismo com a sequinha de 2,3 meses do Noroeste penisular, isto não signfica que este fenomeno não mereça reflexão estudo e análise agora falar em seca nesta zona da Penisula Iberica é faltar ao respeito com paises e regiões que sofrem realmente de seca.