Seca no Noroeste de Portugal

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Preocupante???!!!!!! LOL descansa o que referes não tem praticamente consequências praticas nenhumas!!! Epah que exagero o Norte a Galiza está a secar ou meu deus!!!!Ganhem Juizo!!! que exagero lá por ter tido 2 meses secos ou com menor percipitação não significa rigorosamente nada zero!!! daqui a 15 dias falamos e depois vêm o que está a secar!!!que sensacionalismo daqui a pouco a Suiça tambem esteve a secar no Mês de Março ahahahah !!
Isto dava uma excelente capa do Correio da Manha!!!advinhem porquê???O Noroeste em Portugal Jamais irá secar desculpem vos desiludir!!!!
Oh meu deus a Galiza a Cantabria o Pais Vasco tambem estão a secar!!!! Big LOL já agora a Suiça e o Norte de Italia onde tambem não choveu praticamente nada.

Com tantos LOL's e ahahaha's eu sentir-me-ia ridicularizado se estivesse no lugar do membro Frederico...

Mas á parte disso, de ter achado que a sua exposição de ideias não tenha sido feita da maneira mais correcta, fico satisfeito por agora já ver que afinal a seca no Noroeste afinal não é assim tão descabida e que pode ter algumas consequências.

Fica o meu reparo: Um fórum é para debater ideias, e acho que ninguém aqui condena opiniões diferentes acerca de um assunto. Apenas acho que a maneira como o sociometeo expôs essa diferença de opinião não foi a mais adequada. Não leve isto a mal, é apenas um reparo para que no futuro não crie alguns desentendimentos com mensagens deste tipo.

Cumps
 


SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Com tantos LOL's e ahahaha's eu sentir-me-ia ridicularizado se estivesse no lugar do membro Frederico...

Mas á parte disso, de ter achado que a sua exposição de ideias não tenha sido feita da maneira mais correcta, fico satisfeito por agora já ver que afinal a seca no Noroeste afinal não é assim tão descabida e que pode ter algumas consequências.

Fica o meu reparo: Um fórum é para debater ideias, e acho que ninguém aqui condena opiniões diferentes acerca de um assunto. Apenas acho que a maneira como o sociometeo expôs essa diferença de opinião não foi a mais adequada. Não leve isto a mal, é apenas um reparo para que no futuro não crie alguns desentendimentos com mensagens deste tipo.

Cumps

Ok aceito a sua critica de forma construtiva mas devo-lhe referir o seguinte eu não mudei de opinião a minha opinião é sempre a mesma ou seja, sempre achei que este fenomeno merecia uma analise apreciação etc a forma como foi exposto é que no meu entender foi muita exagerada sensacionalista e não vi esse exagero e sensacionalismo em outros fenomenos anomalos, que não puseram apenas a flora em causa mas os seres humanos alias á a gente que parece adora que o Sul do pais tenha 5,6 meses secos e que adoram que sejam batidos recordes de temperatura maxima e que hajam Ns de ondas de calor e sim em Portugal só o Sul do pais é que nota algum risco de seca severa nunca o Norte de Portugal muito menos as regiões do Minho e Douro Litoral era preciso um ano inteiro sem chover para que essas regiões soubessem o que é realmente o signficado da palavra Seca.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Oh meu deus a Galiza a Cantabria o Pais Vasco tambem estão a secar!!!! Big LOL já agora a Suiça e o Norte de Italia onde tambem não choveu praticamente nada.

Ai que básico que o Sr. é.

Sabe que na Suíça, e nos países continentais da Europa, a Época das Chuvas, são nos meses de Verão? :shocking:
Penso que não, senão não vinha com esses disparates.

Leia atentamente este Índice de Secas, se quer ter uma discussão com argumentos fiáveis. -> Aqui

Vai ver como aprender a ler não custa muito. :w00t:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

De facto, desde o mês de março, temos tido parca precipitação para o que será normal aqui no noroeste.
Os poços estão até bem "nutridos", as águas subterrâneas estão ainda bastante boas. Mas à superfície já se começa a notar que a água escasseia.
Ainda é cedo para chamar a isto de seca, é verdade. Mas mais verdade é dizer que após um outono\inverno "normal" em termos de pluviosidade temos uma situação que poderá ser preocupante nos próximos meses.
Os matagais que são imagem de marca actualmente nos nossos montes e montanhas cresceram muito; depois de anos e anos de incêndios e desmatamento, o mato é rei e senhor de muitos milhares de km2.
Se a chuva teimar em ser escassa, e se tivermos calor a sério, os incêndios vão ser uma dor de cabeça muito grande aqui no noroeste.
Essa para mim é a grande preocupação, mais que a água que vai correndo à superfície ou subterrânea. Muito mato, secura e calor, são um barril de pólvora para nós...
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Boa noite

De facto, desde o mês de março, temos tido parca precipitação para o que será normal aqui no noroeste.
Os poços estão até bem "nutridos", as águas subterrâneas estão ainda bastante boas. Mas à superfície já se começa a notar que a água escasseia.
Ainda é cedo para chamar a isto de seca, é verdade. Mas mais verdade é dizer que após um outono\inverno "normal" em termos de pluviosidade temos uma situação que poderá ser preocupante nos próximos meses.
Os matagais que são imagem de marca actualmente nos nossos montes e montanhas cresceram muito; depois de anos e anos de incêndios e desmatamento, o mato é rei e senhor de muitos milhares de km2.
Se a chuva teimar em ser escassa, e se tivermos calor a sério, os incêndios vão ser uma dor de cabeça muito grande aqui no noroeste.
Essa para mim é a grande preocupação, mais que a água que vai correndo à superfície ou subterrânea. Muito mato, secura e calor, são um barril de pólvora para nós...

100% DE ACORDO O CARISSIMO USER É MESMO UM ARISTOCRATA SEM DUVIDA!!!Os meus parabens haja algum bom-senso!!!
Alias o referi mesmo isso que risco é a nivel das matas que podem potencializar o risco de Incendio e não os riscos do Ecossistema!!
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Ai que básico que o Sr. é.

Sabe que na Suíça, e nos países continentais da Europa, a Época das Chuvas, são nos meses de Verão? :shocking:
Penso que não, senão não vinha com esses disparates.

Leia atentamente este Índice de Secas, se quer ter uma discussão com argumentos fiáveis. -> Aqui

Vai ver como aprender a ler não custa muito. :w00t:

Sei perfeitamente como sei que a estação mais seca não é seguramente a primavera e foi no inicio da primavera que a Suiça registou baixos indices de percipitação!!!
E mais de acordo com a tabela que me mostrou que já pesquisei so reforça aquilo que disse o risco de seca no Noroeste do pais é Nulo pois o Noreste do pais irá ter no minimo 7,8 meses chuvosos ao longo deste ano isto no pior dos cenarios portanto o que estamos a discutir é a Suiça capiche ou seja só num cenario castastrofico de um mês de Junho seco os meses de verão secos e depois um Outuno seco é que esta questão poderia ser levantada.Portanto até lá este fenomeno de uma primavera seca a Norte não é mais no meu ponto de vista e de acordo com os dados que enunciou como apenas um entre mil fenomenos anomalos que surgem ao longo da historia meteorelogica nada mais que isso.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
...e não os riscos do Ecossistema!!
Claro que há espécies que poderão sofrer com a seca; há sempre espécies mais vulneráveis, principalmente espécies que necessitam de altos níveis de humidade no solo.
Como é obvio, o problema em si só será um verdadeiro problema se esta situação se prolongar demasiado. Nada que não tenha ocorrido no passado.
A dinâmica da atmosfera, dos eventos meteorológicos, é que marcou a adaptação das espécies, por isso é ainda muito cedo para dizer que a atual situação poderá ser má...aguardemos.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Alias o referi mesmo isso que risco é a nivel das matas que podem potencializar o risco de Incendio e não os riscos do Ecossistema!!

Braga e Porto são um dos distritos que mais casos de incêndio tem por ano. Se as terras são secas (sim é isso que mostra aquelas mapas, meu caro), o matagal também irá sofrer, ora com o calor, os incêndios vão começar a aparecer de forma incontrolável e de fácil propagação. Não vai atingir Ecossistemas? Que eu saiba um incêndio de grande dimensão não é bom para o ambiente, já viu a quantidade de moléculas nocivas que chegaram as camadas superiores da Terra? As casas de certos animais e plantas que vão ficar devastados? A poluição que causará nos rios e por sua vez chegará ao mar, toda aquela queimada? Ainda diz que não há riscos para os Ecossistemas?

Tudo bem, que todos os anos é a mesma coisa, mas nos outros anos a Terra não estava seca, este ano está e continuará a estar... Estão a perceber?

Pelo andar da carruagem, este ano será horrível respirar devido aos Incêndios (e saberão do que falo, não é especulação).
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Braga e Porto são um dos distritos que mais casos de incêndio tem por ano. Se as terras são secas (sim é isso que mostra aquelas mapas, meu caro), o matagal também irá sofrer, ora com o calor, os incêndios vão começar a aparecer de forma incontrolável e de fácil propagação. Não vai atingir Ecossistemas? Que eu saiba um incêndio de grande dimensão não é bom para o ambiente, já viu a quantidade de moléculas nocivas que chegaram as camadas superiores da Terra? As casas de certos animais e plantas que vão ficar devastados? A poluição que causará nos rios e por sua vez chegará ao mar, toda aquela queimada? Ainda diz que não há riscos para os Ecossistemas?

Tudo bem, que todos os anos é a mesma coisa, mas nos outros anos a Terra não estava seca, este ano está e continuará a estar... Estão a perceber?

Pelo andar da carruagem, este ano será horrível respirar devido aos Incêndios (e saberão do que falo, não é especulação).

Braga e Porto??? foram o ano passado a região centro e centro Sul(Abrantes,Vale do Zezere,Castelo Branco,Comibra,Arganil,etc) é a região mais fostigada pelos incendios.... e quem lhe garante que o accuweather não tenha razão e o mês de Junho brinde o Norte com muita chuva??? e que tenhamos um verão fresco e que esse risco não se verifque já não seria a 1ª vez não se esqueça que verões frescos no Minho e Douro Litoral não são propriamente uma raridade...Muito cedo para tais projecções catastroficas se daqui um mês este cenario e se manter ai sim julgo q esta discussão seria pertinente!!!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
As previsões de uma situação menos positiva apenas seguem as normativas, não vejo o que isso tem assim de tão complicado.
Quanto ao que vai acontecer, sinceramente não sei.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Braga e Porto??? foram o ano passado a região centro e centro Sul(Abrantes,Vale do Zezere,Castelo Branco,Comibra,Arganil,etc) é a região mais fostigada pelos incendios....



Mapa de 2008. ;)

e quem lhe garante que o accuweather não tenha razão e o mês de Junho brinde o Norte com muita chuva???

O AccuWeather é um site super fiável. Com ele as previsões são fantásticas no Inverno, em que chego aos -4ºC. Que dá chuva, quando está sol, e que dá sol quando está chuva.

e que tenhamos um verão fresco e que esse risco não se verifque já não seria a 1ª vez não se esqueça que verões frescos no Minho e Douro Litoral não são propriamente uma raridade...Muito cedo para tais projecções catastroficas se daqui um mês este cenario e se manter ai sim julgo q esta discussão seria pertinente!!!

E ser fresco implica a não haver fogos? Os fogos em Portugal, não surgem muitos deles de forma natural, mas sim humana. Por isso, esteja calor ou frio eles aparecem sempre.
Agora se dissesse, ai e tal, o Verão será húmido e com chuva, pronto, os terrenos estão molhados, mais fácil será apagar o fogo sem que ele se propaguem de forma exagerada. A realidade é que os solos estão secos, o Verão é seco, a terra está seca, e é o que se verá.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal


Mapa de 2008. ;)



O AccuWeather é um site super fiável. Com ele as previsões são fantásticas no Inverno, em que chego aos -4ºC. Que dá chuva, quando está sol, e que dá sol quando está chuva.



E ser fresco implica a não haver fogos? Os fogos em Portugal, não surgem muitos deles de forma natural, mas sim humana. Por isso, esteja calor ou frio eles aparecem sempre.
Agora se dissesse, ai e tal, o Verão será húmido e com chuva, pronto, os terrenos estão molhados, mais fácil será apagar o fogo sem que ele se propaguem de forma exagerada. A realidade é que os solos estão secos, o Verão é seco, a terra está seca, e é o que se verá.

Se o mês de Junho for humido e bem humido como acredito que assim o seja os solos deixam de estar secos e se o mês de Julho e Agosto forem frescos e com alguma percipitação isso pode resultar num cenário não tão catastrófico como está a prever!!!
Vamos esperar para ver tudo o que disse faria todo o sentido se fosse dito daqui a um mês e nas mesmas circustancias com um mês de antecedência acho um tremendo exagero!!

Relativo ao accuweather sei que não é de fiar mas mas o que noto e que eles prevêm não uma chuvinha molha parvos eles prevêm dias e dias seguidos de percipitação sem intervalo eu se visse estas previsões sem saber a data diria que elas correspondiam a um pleno Outono.
Agora vou falar da minha experiência de accuweather consulto esse site todos os dias há 2,3 anos e nunca vi para Junho nada assim, mas como digo amanhã pode estar tudo mudado.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Se o mês de Junho for humido e bem humido como acredito que assim o seja os solos deixam de estar secos e se o mês de Julho e Agosto forem frescos e com alguma percipitação isso pode resultar num cenário não tão catastrófico como está a prever!!!
Vamos esperar para ver tudo o que disse faria todo o sentido se fosse dito daqui a um mês e nas mesmas circustancias com um mês de antecedência acho um tremendo exagero!!

Se se se. Não há se's. Especulações. O máximo que choverá nestes 3 meses será uns 30 mm, e não estou a exagerar, nem a ser catastrofista, estou a ser Realista.

Se souber o que é estar abafado e com o céu cheio de fumo, com um cheiro insuportável dias e dias, não iria achar isto tão catastrófico.
Mas como já lhe foi dito e eu também lhe direi: Tire umas férias e conheça Portugal, a sério vale a pena. E que especulações só de fotografias e estar em frente a um computador, sem nunca ter estado nos sítios é uma coisa rasca.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Se se se. Não há se's. Especulações. O máximo que choverá nestes 3 meses será uns 30 mm, e não estou a exagerar, nem a ser catastrofista, estou a ser Realista.

Se souber o que é estar abafado e com o céu cheio de fumo, com um cheiro insuportável dias e dias, não iria achar isto tão catastrófico.
Mas como já lhe foi dito e eu também lhe direi: Tire umas férias e conheça Portugal, a sério vale a pena. E que especulações só de fotografias e estar em frente a um computador, sem nunca ter estado nos sítios é uma coisa rasca.

LOl mas quem lhe garante que não conheço bem o meu pais ou melhor como vos dizeis ai em Gaia...Então Não!!!!
Conheço bem umas zonas melhores que outras e infelizmente sei o que são Incendios e olhe que relativo á previsão dos 30mm não se percepite tantas certezas??' só acho que está a exagerar e falar muito mais muito antes do tempo pois as previsões não vão nesse sentido e não seria a primeira vez o Norte do pais teria valores elevados de percipitação para o mês de Junho!!Eu acho que este mês de Junho vai ser uma tremenda supresa e vem equilibrar as contas de uma primavera mais seca a Norte,e você está a queixar-se tanto epah 72mm em Março;40mm em Abril;12mm em Maio??? não vejo razões para tanto drama....se o mês de Junho lhe pregar uma rasteira lá se vão as suas previsões catastróficas.
Ehheheheh 30 mm em 3 meses na região do Douro Litoral e do Minho??? mas você pensa que está em Beja???? Big LOL isso nem aqui em Setubal!!!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Relativo ao accuweather sei que não é de fiar mas mas o que noto e que eles prevêm não uma chuvinha molha parvos eles prevêm dias e dias seguidos de percipitação sem intervalo eu se visse estas previsões sem saber a data diria que elas correspondiam a um pleno Outono.
Agora vou falar da minha experiência de accuweather consulto esse site todos os dias há 2,3 anos e nunca vi para Junho nada assim, mas como digo amanhã pode estar tudo mudado.

Isso também não é bem assim!! dias e dias de chuva sem intervalos não!! o que vai acontecer são aguaceiros e trovoadas e é o tal cenário em que muitos sítios tem 0mm e a poucos quilómetros podem cair 50mm esta situação vai abranger também o NW a partir de Sábado e durante pelo menos 5 dias mas aqui não é o sitio para este tipo de post por isso tenho dito sobre este assunto...quanto a seca! ela se está instalada neste momento não ira acabar nos próximos meses tem sim mais tendência a piorar não estivéssemos nos no verão a partir de agora, milagres acontecem mas não me parece que isso vá acontecer...