Seca no Noroeste de Portugal

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Porque será que a maior parte das albufeiras hidroeléctricas situam-se no Minho? Não deve ser, por existir seca lá que elas existem.:D

Vou dar 2 exemplos (ano hidrológico):

Ponte da Barca

Out-Maio - 1 060.7 mm

Normal(até Maio): 1511 mm

Déficit: - 450.3 mm

Ponte de Lima

Out-Maio - 1 055.4 mm

Normal(até Maio): 1 436 mm

Déficit: - 380.6 mm

Dados recolhidos no INAG

Em várias estações meteológicas no Noroeste de Portugal existe um déficit entre 350 mm a 500 mm em termos de precipitação. Mas como é no Minho não existe problema, mas nada é comparável e não queiram comparar coisas que não são comparáveis.

Mal de nós quando o Minho tiver as albufeiras a 50% porque aí lá se vai a produção hídrica ao ar e depois não se queixem que a factura da electricidade aumentou.

Uma região que é chuvosa onde ocorre entre 1500 mm a 2000 mm por ano e que tenha um deficit de cerca de 500 mm isso significa uma quebra em termos de precipitação na ordem dos 25%.
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Não percebo como um assunto que está bem documentado pode gerar tanta polémica. O Professor Pedro Arroja, de um blogue, diz que a sociedade portuguesa, ao contrário das sociedades alemã ou inglesa, tem um predomínio de valores considerados femininos. Por isso, os portugueses, perante os mesmos dados´objectivos, tiram uma série de conclusões completamente diferentes, pois neles predomina a emoção e não a razão. E no fim, não chegam a conclusão alguma.

O Noroeste, por exemplo, nas montanhas, tem ecossistemas, plantas e animais que precisam de grandes quantidades de humidade. Já temos em cima três meses secos, sendo que Abril e Maio tiveram temperaturas bem acima da média, humidade abaixo da média e forte insolação. Provavelmente, olhando para as previsões sazonais, o Verão será quente, e é incerto saber se haverá ou não chuva. Aqui, o normal é termos a Primavera chuvosa, e os meses de Julho e Agosto com 20 a 40 mm de chuva no litoral e 40 a 60 mm nas montanhas, tenmperaturas amenas, quando comparadas com o Sul, nevoeiros, etc., o que permite a manutenção da humidade nos solos e da água nos ribeiros, ribeiras, rios, etc. Será que é assim tão difícil perceber isto?
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O Noroeste é aliás a única região do país que permanece sempre verde, todo o ano. Partir de Pedras Rubras e olhar para baixo dá uma visão de uma paisagem verde, em pleno final de Verão, com pequenas propriedades, muitas povoações, típico de outras latitudes mais sentrionais, tipo Normandia ou Inglaterra :thumbsup: Ver o Noroeste do ar é fantástico, percebemos ainda melhor por que razão é uma região diferente do resto do país.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
O que se prevê a partir de Terça-feira não são trovoadas meu caro!!!Mas chuva e Baixas pressões á séria não estão bem a ver o que poderá vir ai!!!A tendencia é essa mas com um Junho mais chuvoso altera-se no lapice e não é bem uma seca é MAIS UM MÊS DE MAIO SECO É A ISTO QUE VOCES CHAMAM SECA!!!
Para o Porto só prevêm trovoadas para Domingo/Segunda-feira como para todo o pais mas eu não me refiro a isso refiro ao que eles prevem a seguir:
chuva+chuva+chuva+chuva nunca vi tais previsões para este mês a sério e não são trovoadas totalmente fora o que eles prevêm é algo bem mas bem diferente Baixas Pressões á séria sou sincero nunca vi nada assim para um mês de Junho!!!Mas isto são apenas previsões mas se concretizarem upa upa alguem vai ficar com um tremendo melão!!!
http://www.accuweather.com/en-us/pt/porto/porto/forecast2.aspx

ATENÇÃO ISTO SÃO SÓ PREVISÕES!!!Não estou a dizer com toda a certeza que venham acontecer.

E quem ficou com um tremendo melão?! até deve pesar uns bons quilos e tudo!! é o que faz não dar ouvidos a quem ainda percebe da matéria...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Em 31 de maio de 2011 e de acordo com o Observatório de
seca do IM, a área em situação de seca meteorológica no
litoral Norte e Centro aumentou e a gravidade acentuou-se,
estando agora 2% em seca severa, 10% em seca moderada e
14% em seca fraca. No restante território continua a não
existir seca, pelo que em termos de percentagem do território,
o índice de seca meteorológica PDSI2 apresenta a seguinte
distribuição nas outras classes: 4% em chuva extrema, 6% em
chuva severa, 29% em chuva moderada, 19% em chuva fraca,
16% em situação normal.

Semttulo12.png
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Eu só gostava de perceber uma coisa: se por exemplo pela minha região a precipitação tem andado dentro do normal, porque razão estamos em seca severa:confused:?

Seca moderada.
Provavelmente devido à anomalia da temperatura.
Como vimos atrás, aquilo que determina a seca meteorológica, não é apenas a precipitação mas também a temperatura.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não sabia que a temperatura também contava. Então neste mês de Junho é capaz de haver melhorias, as temperaturas andam bem fresquitas, e não há sinal de subida.

Se fosse apenas pelo balanço da precipitação ocorrida então neste momento apenas a região do Douro Litoral estaria em "seca fraca a moderada".
Mas não o indice de seca meteorológica tem também em conta a temperatura do ar, e o conteudo da água no solo. Portanto o indice de seca na forma que é calculada tem uma forte tendência sempre a ter um aumento muito mais rápido no Norte do que no Sul do País. Isto porque este indice de seca apresentado obviamente tem que tomar em conta um valor médio pré-estabelecido. Recordo que esta Primavera tem sido extremamente quente em todo o território em especial a Norte e Centro.
É importante realçar que em termos de precipitação desde 1 Outubro de 2010, apenas a região do Douro Litoral e parte da Beira Alta, tem precipitação abaixo da média.
Por isso este indice de seca vale, o que vale ... a meu ver é claramente devido á influência da temperatura que tem puxado claramente o indice para cima ...
Se tivesse sido com temperaturas na média provavelmente teriamos somente seca fraca ....

Em termos de precipitação do ano hidrológico ninguem se pode queixar !!

Em termos de paisagem no Norte tenho a certeza que estará tudo (quase tudo) ainda verdejante ... porque apenas a Primavera foi seca por aí !!


Por isso meus caros, quando se trata de comparar os indices de seca é perda de tempo comparar os indices de seca no sul com os norte, pois são calculados de forma diferente, ou melhor as regiões têm médias completamente diferentes !!
A unica coisa que pode afectar uma seca com estes termos no Norte é os ecosistemas mais sensiveis. Porque o resto é conversa !!
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Se fosse apenas pelo balanço da precipitação ocorrida então neste momento apenas a região do Douro Litoral estaria em "seca fraca a moderada".
Mas não o indice de seca meteorológica tem também em conta a temperatura do ar, e o conteudo da água no solo. Portanto o indice de seca na forma que é calculada tem uma forte tendência sempre a ter um aumento muito mais rápido no Norte do que no Sul do País. Isto porque este indice de seca apresentado obviamente tem que tomar em conta um valor médio pré-estabelecido. Recordo que esta Primavera tem sido extremamente quente em todo o território em especial a Norte e Centro.
É importante realçar que em termos de precipitação desde 1 Outubro de 2010, apenas a região do Douro Litoral e parte da Beira Alta, tem precipitação abaixo da média.
Por isso este indice de seca vale, o que vale ... a meu ver é claramente devido á influência da temperatura que tem puxado claramente o indice para cima ...
Se tivesse sido com temperaturas na média provavelmente teriamos somente seca fraca ....

Em termos de precipitação do ano hidrológico ninguem se pode queixar !!

Em termos de paisagem no Norte tenho a certeza que estará tudo (quase tudo) ainda verdejante ... porque apenas a Primavera foi seca por aí !!


Por isso meus caros, quando se trata de comparar os indices de seca é perda de tempo comparar os indices de seca no sul com os norte, pois são calculados de forma diferente, ou melhor as regiões têm médias completamente diferentes !!
A unica coisa que pode afectar uma seca com estes termos no Norte é os ecosistemas mais sensiveis. Porque o resto é conversa !!

Ai sim? então eu em Abril tive menos de 60 mm quando o normal é cerca de 120mm e em Maio tive menos de 30 mm quando a normal é tambem de cerca de 120 mm. tens a certeza que é so por causa das altas temperaturas?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não sabia que a temperatura também contava. Então neste mês de Junho é capaz de haver melhorias, as temperaturas andam bem fresquitas, e não há sinal de subida.

Estamos a começar o mês e está previsto calor já daqui a poucos dias.
Se é verdade ou não, não sei... Mas é o que tenho visto nos media.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ai sim? então eu em Abril tive menos de 60 mm quando o normal é cerca de 120mm e em Maio tive menos de 30 mm quando a normal é tambem de cerca de 120 mm. tens a certeza que é so por causa das altas temperaturas?

Foi feito um reset ao sistema no final do Inverno ???

Para te ajudar vamos pegar nos teus dados e converter isso em %, relacionando aqui com o meu clima ...
Portanto tiveste 50% do normal em Abril e 25% em Maio do normal .. certo??
Agora vamos aplicar a mesma taxa da média aqui para Faro ...

Portanto ficaria com 20 mm em Abril, 5 mm em Maio ... é uma boa fracção certo !!
Ora bem se eu terminasse Março com precipitação na média (hidrológico) eu diria que estaria em termos de "seca" com uma situação normal, dado que o Inverno pouco influencia em termos de temperatura e água no solo está normalizada !!

Se tivesse esses valores certamente que não passaria rapidamente de uma situação normal para uma situação de seca severa !!
Certo ??
PS: Se fosse assim então um ano seco ..... chegaria a Maio em seca extrema ou acima de extremo ...

Claro que estou aberto a opiniões diferentes desde que fundamentadas !!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Porcentagem de humidade no solo. A costa de Pontevedra esta bem seca. O dado nao me preocuparia em setembro, mas em xunho é uma coisa seria pela posibilidade de incendios forestais.