Seca no Noroeste de Portugal

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Seca no Minho permite ver aldeia submersa desde 1992

Submersa há 19 anos pela barragem do Alto-Lindoso, a aldeia galega de Aceredo emergiu devido a oito meses sem chuva....

2e2qej4.jpg


j745lf.jpg


15nvr5v.jpg


2lw2iv4.jpg


fonte: Expresso
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

Imagens absolutamente espantosas!

Recorde-se que a barragem do Alto Lindoso é de uso exclusivo para a produção de energia eléctrica.

Na última semana a barragem tem estado sempre em funcionamento durante a manhã/hora de almoço e depois ao final do dia, colmatando assim os picos de consumo.
Foi isso que levou a que a barragem, já por si com um baixo volume deste o final da primavera, atingi-se valores mínimos recorde. Neste momento está a 28,4%.

O funcionamento da mesma deverá ser justificável pela total ausência de vento e pelo custo elevado da energia nesses períodos, que tem ultrapassado os 70€MWh (mais do que aquilo que se está a pagar em alguns parque eólicos).

Durante os meses de Julho e Agosto, o volume da barragem até se manteve constante muito por culpa do vento que se fez sentir. A energia eólica era armazenada nas barragens com bombagem nas horas de menor consumo (energia mais barata) e utilizada nas horas de maior consumo energético (energia mais cara), poupando assim o recurso a esta barragem.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Felizmente estamos numa altura em que as plantas estão em consumo mínimo.
O problema está no abastecimento de água às populações em determinadas áreas de montanha ou zonas elevadas em que os aquíferos estão muito baixos. Há muitos poços secos...
Felizmente no ano passado afundei o meu poço em mais 4,5 mts (o veio de água entretanto estava cerca de 2\2,5 mts mais abaixo do que era habitual (há mais de 25 anos quando foi encontrado) o que me leva a dizer que precisamos de vários anos húmidos para que os aquíferos regressem ao que eram anos atrás.
Com os próximos dias, e se a chuva o permitir, sairemos da situação de seca - mas para repor os aquíferos de muitas zonas vão ser necessárias várias semanas de chuva.
 

JPedroMR

Cirrus
Registo
13 Out 2009
Mensagens
33
Local
Lisboa
Já ouvi dizer que lá numa terriola perto da "minha" os bombeiros tiveram que levar cisternas com água.

Naquela zona há muita gente que retira água de minas e visto que estão secas, torna-se complicado.

O mesmo se passa com a minha avó, este ano fui à mina e estava practicamente seca. Vale-nos a água da companhia. Entretanto voltei para Lisboa, mas fui lá um fim de semana e até choveu bem! Foi no fim de semana do 15 de Agosto.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Seca no Minho permite ver aldeia submersa desde 1992

Submersa há 19 anos pela barragem do Alto-Lindoso, a aldeia galega de Aceredo emergiu devido a oito meses sem chuva....


Como é que um jornal pode dizer semelhante coisa quando choveu vezes em Agosto? E em Junho? E em Maio? E mesmo em Julho se não me engano houveram ocorrências!

Enfim, a seca é de facto severa mas escusa-se o sensacionalismo barato e de mau gosto.​
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Como é que um jornal pode dizer semelhante coisa quando choveu vezes em Agosto? E em Junho? E em Maio? E mesmo em Julho se não me engano houveram ocorrências!

Enfim, a seca é de facto severa mas escusa-se o sensacionalismo barato e de mau gosto.

Por vezes é uma espécie de memória seletiva a atuar.;)
O que me parece é que a barragem está tão baixa (como outras no noroeste) devido à intensa utilização para produção de energia elétrica.
Assim pode-se entender que tenha níveis tão baixos.
Penso que se trata de gestão energética, quando temos pela frente todo o outono e inverno para as albufeira verem os seus níveis repostos.
Esperemos que a precipitação ajude.