Secas crónicas na região têm os dias contados

Tópico em 'Media' iniciado por algarvio1980 29 Ago 2009 às 13:40.

  1. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    7,413
    Local:
    Olhão (24 m)
    Barragem de Odelouca está orçada em 125milhões e vai começar a armazenar água já no Inverno

    Arrancou ontem o fecho da comporta de descarga de fundo da barragem de Odelouca, estrutura que permitirá armazenar água no próximo Inverno para abastecer a região Oeste do Algarve.

    A barragem, situada entre Silves e Monchique, cujas obras estiveram suspensas cerca de três anos na sequência de uma queixa da Liga para a Protecção da Natureza, vai permitir que a estrutura comece a armazenar água, o que deverá acontecer no próximo Inverno, para que a barragem esteja totalmente operacional em 2010. A construção da barragem representa um investimento total de 125,7 milhões de euros e terá capacidade para arrecadar 134 milhões de metros cúbicos de água. Quando a estrutura estiver concluída, será ligada à barragem do Funcho, através de um túnel de oito quilómetros e o subsistema, baseado em captações subterrâneas, ficará por sua vez ligado ao subsistema Odeleite-Beliche, no Sotavento algarvio.

    Assim, a obra vai permitir o abastecimento público de água para consumo humano, em quantidade e em qualidade, a nove municípios do Barlavento: Albufeira, Aljezur, Lagoa, Lagos, parte do concelho de Loulé, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo. Além disso, esta barragem servirá, quando necessário, para reforçar, através de duas estações elevatórias reversíveis, o abastecimento de água aos municípios do Sotavento: São Brás de Alportel, Faro, Olhão, Tavira, Castro Marim, Alcoutim e Vila Real de Santo António.

    Uma das componentes para a obra ser autorizada foi a ambiental, que prevê vários subprogramas de compensação, nomeadamente a construção do Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico. O ministro do Ambiente, Nunes Correia, estima que a reintrodução do lince ibérico no Algarve dará um "contributo também para o turismo" na região.

    Depois de carregar no botão para accionar o fecho da comporta de descarga do fundo da barragem, José Sócrates disse estar convicto de que o "problema clássico do Algarve" - a falta de água para o abastecimento público - vai deixar de se registar, e acredita que a zona ganhe capacidade para ser sustentável do abastecimento da água pública, "mesmo em períodos de seca".

    O presidente da Câmara de Monchique, Carlos Tuta, também se regozijou com a conclusão da obra da Barragem de Odelouca e afirmou: "É uma novela que parece que chegou ao fim. Os algarvios e os que vivem ou visitam o Algarve estão todos agradecidos por não terem deixado esquecer esta barragem".

    O Algarve consome em média, por ano, 71 milhões de metros cúbicos de água. O Barlavento consome 40 milhões e o Sotavento 30 milhões.

    Fonte: JN

    Quem gasta o outro 1 milhão que falta deve ser o que o sol evapora ao longo do ano.:lol:

    Mantenho as minhas dúvidas será que não vamos ter mais problemas com água, então se tivermos invernos secos, a barragem tem água na mesma ou deitam água lá para dentro.:lol: O Algarve devia investir era em centrais de dessalinização, nisso tínhamos a certeza que a água nunca faltará, e essa será a medida a ser adoptada em 2020.
    Esta barragem só foi construída para dar água ao turismo, aos empreendimentos turísticos aos campos de golfe, que estão por todo o lado e que gastam uma enorme quantidade de água. Mas como em Portugal é o deixar construir em todo o lado, o que dizer do projecto (PIN) em Olhão com 1800 camas e campos de golfe em pleno parque natural, que dizer da construção de um hotel em plena Reserva Natural em Castro Marim com o objectivo de observar aves.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    4,790
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    "Secas crónicas na região têm os dias contados"

    O títalo:lol: é engraçado.
    Não, não acredito que as secas acabem com uma barragem - ver a barragem do Guadiana que está a ficar com problemas na qualidade da água. E é muito maior que esta. se não começa a cair mais chuva a situação fica má - a dessalinização da água do mar tem de ser olhada com bons olhos.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  3. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    7,138
    Local:
    Leiria (Guimarota) - 50m
    Se não chover razoavelmente a barragem de pouco servira;)

    Como já foi referido a dessalinização parece ser a verdadeira solução a longo prazo...
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página