Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - 17 a 22 de Setembro 2008

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

quanto a historia do q e tropical ou nao eu acho q este sistema tende para STD embora seja um sistema mto fraco e, devido a isso, nao tera capacidade para se desenvolver plenamente dai nao ha razoes para temer uma STD mas sim razoes para temer trovoadas por vezes fortes e possiveis SCM


Se esta situação que já dura há umas horas se mantiver durante bastante mais tempo, acho que teremos aqui de facto uma depressão que gradualmente tem vindo a adquirir características tropicais depois de ter perdido as frentes. Mas não creio que aconteça, o LLC está a enfraquecer cada vez mais, a circulação vai-se desfazendo, e a convecção acabará por acalmar, e nunca conseguiu até agora atacar mesmo o centro. Estará nestas últimas horas a tirar partido dos níveis elevados de instabilidade na zona. De qualquer forma, situação interessante, se não conseguir não ficará longe, uns poucos graus a mais na temperatura da água e poderíamos ter convecção mais intensa e persistente.


 


mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Olá pessoal. Estou a estrear-me neste forum, vivo em Santa Marta do Pinhal, Corroios (Margem Sul de Lisboa), mas de momento estou na Maia, Porto, e nada melhor para esta estreia do que dar conta da trovoada e aguaceiros, por vezes moderados, nesta zona do país.
Estão neste momento 21,4ºC.
Cumprimentos
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Alguém faz ideia da possível progressão daquelas células a Oeste de Portugal continental?
Por aqui a direcção do vento parece estar na predominância Sul (atendendo à direcção de aterragem dos aviões - a pista 21 - Camarate-2ª Circular)

essas celulas vao movimentar-se para E mas continuando a movimentar-se em circulos em volta de vortices ciclonicos resultantes do inicio da fase de dissipação da dulce.
por isso vale a pena ter atençao a estes sistemas.


ps: ja estao a dizer q houve uma tempestade em coimbra embora mais fraca q as tipicas de inverno...tempestade....tempestades no inverno...q exagero:disgust::huh::unsure:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Olá pessoal. Estou a estrear-me neste forum, vivo em Santa Marta do Pinhal, Corroios (Margem Sul de Lisboa), mas de momento estou na Maia, Porto, e nada melhor para esta estreia do que dar conta da trovoada e aguaceiros, por vezes moderados, nesta zona do país.
Estão neste momento 21,4ºC.
Cumprimentos

Sê Muito Bem-Vindo ao Fórum mr. phillip:thumbsup:


Já por Mira-Sintra, neste momento estão 21,3ºC
Humidade a 70%
Pressão a 1010 hPa
Vento a 8,6 km/h de SSO (202º)
Ponto de Orvalho nos 15,4ºC



Que Imagem Impressionante!!:eek::D:D
satlite210920081745bb8.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

ps: ja estao a dizer q houve uma tempestade em coimbra embora mais fraca q as tipicas de inverno...tempestade....tempestades no inverno...q exagero:disgust::huh::unsure:

Tu não tás bem a ver a força que certas células têem, provocaram certamente flash floods em certas localidades.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Já está a trovejar por aqui, mas não deve ser nada de especial. Provavelmente deve passar a sul da cidade.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Se esta situação que já dura há umas horas se mantiver durante bastante mais tempo, acho que teremos aqui de facto uma depressão que gradualmente tem vindo a adquirir características tropicais depois de ter perdido as frentes. Mas não creio que aconteça, o LLC está a enfraquecer cada vez mais, a circulação vai-se desfazendo, e a convecção acabará por acalmar, e nunca conseguiu até agora atacar mesmo o centro. Estará nestas últimas horas a tirar partido dos níveis elevados de instabilidade na zona. De qualquer forma, situação interessante, se não conseguir não ficará longe, uns poucos graus a mais na temperatura da água e poderíamos ter convecção mais intensa e persistente.



esse vortice ciclonico é interessante e bastam SST acima de 20Cº para o desenvolvimento de uma STD mas eu acho q nao vai mto longe embora, como tenho vindo a dizer, acho necessario e indispensavel o seguimento desse e de outros sistemas convectivos q ainda estao bastante activos.
esse sistema é demasiado pequeno e apesar do LLC e da trovoada associada é muito pouca a energia util restante para o desenvolvimento pleno desse vortice.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Tu não tás bem a ver a força que certas células têem, provocaram certamente flash floods em certas localidades.

claro q teem uma força terrivel!!!
agora uma tempestade é constituida de varias celulas de mto mais chuva e vento e tem uma duraçao temporal muito maior ( 18 de fev).
isto na miha opiniao...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

A chuva ainda não é muita, mas a trovoada está violenta. Está muito próxima.
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

A experiência diz-me que em Lisboa, este tipo de fenómenos acontece mais durante a noite, ao contrário do interior do País. Pode ser que venha algo. Do lado do mar aproxima-se um manto de altostratus o que, neste caso, quer dizer formação de células ao largo da costa.
Segundo as últimas imagens, todo o País, excepto o S e SW, está coberto de formações convectivas.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

A experiência diz-me que em Lisboa, este tipo de fenómenos acontece mais durante a noite, ao contrário do interior do País. Pode ser que venha algo. Do lado do mar aproxima-se um manto de altostratus o que, neste caso, quer dizer formação de células ao largo da costa. De facto, segundo as últimas imagens, todo o País, excepto o S e SW, está coberto de formações convectivas.

Tambem tenho essa ideia :D essencialmente entre a 0h e 6h30.