Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - 17 a 22 de Setembro 2008

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por AnDré 16 Set 2008 às 23:36.

1. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Se esta situação que já dura há umas horas se mantiver durante bastante mais tempo, acho que teremos aqui de facto uma depressão que gradualmente tem vindo a adquirir características tropicais depois de ter perdido as frentes. Mas não creio que aconteça, o LLC está a enfraquecer cada vez mais, a circulação vai-se desfazendo, e a convecção acabará por acalmar, e nunca conseguiu até agora atacar mesmo o centro. Estará nestas últimas horas a tirar partido dos níveis elevados de instabilidade na zona. De qualquer forma, situação interessante, se não conseguir não ficará longe, uns poucos graus a mais na temperatura da água e poderíamos ter convecção mais intensa e persistente.

2. mr. phillip

mr. phillip
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Dez 2006
    Local:
    Quinta do Conde, Sesimbra (20m)

Olá pessoal. Estou a estrear-me neste forum, vivo em Santa Marta do Pinhal, Corroios (Margem Sul de Lisboa), mas de momento estou na Maia, Porto, e nada melhor para esta estreia do que dar conta da trovoada e aguaceiros, por vezes moderados, nesta zona do país.
    Estão neste momento 21,4ºC.
    Cumprimentos

3. João Soares

João Soares
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    23 Ago 2007
    Local:
    Canidelo, Vila Nova Gaia

Ha pouco, parou de trovejar, mas voltou a carga novamente:trovao:
    Ainda, nao parou de chuviscar :rain:

Temp: 21.1ºC
    Hum: 80%

4. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa

essas celulas vao movimentar-se para E mas continuando a movimentar-se em circulos em volta de vortices ciclonicos resultantes do inicio da fase de dissipação da dulce.
    por isso vale a pena ter atençao a estes sistemas.

ps: ja estao a dizer q houve uma tempestade em coimbra embora mais fraca q as tipicas de inverno...tempestade....tempestades no inverno...q exagero:disgust::huh::unsure:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Gilmet

Gilmet
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    12 Dez 2007
    Local:
    Mira-Sintra (188 m) / Santander (ES)

Sê Muito Bem-Vindo ao Fórum mr. phillip:thumbsup:

Já por Mira-Sintra, neste momento estão 21,3ºC
    Humidade a 70%
    Pressão a 1010 hPa
    Vento a 8,6 km/h de SSO (202º)
    Ponto de Orvalho nos 15,4ºC

Que Imagem Impressionante!!:eek::D:D

6. JoãoDias

JoãoDias
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Jun 2008
    Local:
    Avintes, Portogal

Por aqui a chuva continua mas a trovoada só se ouve ao longe :(

7. Nuno Pimenta

Nuno Pimenta
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Jan 2006
    Local:
    Portalegre
  8. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)

Tu não tás bem a ver a força que certas células têem, provocaram certamente flash floods em certas localidades.

9. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)

Já está a trovejar por aqui, mas não deve ser nada de especial. Provavelmente deve passar a sul da cidade.

10. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa

esse vortice ciclonico é interessante e bastam SST acima de 20Cº para o desenvolvimento de uma STD mas eu acho q nao vai mto longe embora, como tenho vindo a dizer, acho necessario e indispensavel o seguimento desse e de outros sistemas convectivos q ainda estao bastante activos.
    esse sistema é demasiado pequeno e apesar do LLC e da trovoada associada é muito pouca a energia util restante para o desenvolvimento pleno desse vortice.

11. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa

claro q teem uma força terrivel!!!
    agora uma tempestade é constituida de varias celulas de mto mais chuva e vento e tem uma duraçao temporal muito maior ( 18 de fev).
    isto na miha opiniao...

12. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)

A chuva ainda não é muita, mas a trovoada está violenta. Está muito próxima.

13. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Re: Seguimento - Setembro 2008

Time-lapse daquela pequena célula que passou a norte de mim entre as 16h30 e as 17h30:
    [​IMG] [​IMG] [​IMG]

(Câmara apontada para noroeste.)​

#568 AnDré, 21 Set 2008 às 18:45
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:58
  14. Relâmpago

Relâmpago
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Mai 2007
    Local:
    Lisboa (80m)

A experiência diz-me que em Lisboa, este tipo de fenómenos acontece mais durante a noite, ao contrário do interior do País. Pode ser que venha algo. Do lado do mar aproxima-se um manto de altostratus o que, neste caso, quer dizer formação de células ao largo da costa.
    Segundo as últimas imagens, todo o País, excepto o S e SW, está coberto de formações convectivas.

15. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)

Tambem tenho essa ideia :D essencialmente entre a 0h e 6h30.

Partilhar esta Página