Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - 17 a 22 de Setembro 2008

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

FSXX00T_12.jpg


Segundo esta carta do Met office, relativa às 12h de Domingo, uma superfície frontal fria situava-se sobre as zonas onde houve tempo mais severo. Isto significa a existência linhas de forte instabilidade. Não admira que tivesse havido ameaças de tornados, segundo as imagens do forum. Criou-se uma situação idêntica à das grandes planícies centrais dos EUA na época dos tornados, embora relativamente menos violenta.

Desculpa de te corrigir, mas isto é uma complexo depressionário com 2 pequenos nucleos, e nos Estados Unidos é GERALMENTE associado a frentes frias, a questão do tornados.
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Crescer não cresceu, mas tem-se aguentado bem, apesar de não acreditar muito, não há ninguém mais entusiasmado com isto do que eu, merece se calhar uma directa minha se se mantiver assim nas próximas 2 ou 3 horas.



Nas últimas duas horas nota-se que aumentou o windshear, o que é óptimo para alimentar a trovoada, mas é péssimo para a transição tropical pois força ainda mais a convecção a afastar-se do centro para leste, convecção essa que já estava afastada bastante, encontrando-se o centro completamente exposto. Mas a trovoada mantém-se no limite acoplada ao LLC até agora, aguardemos.

E qual será a direcção que vai tomar??? Tenho tentado perceber se virá direito ao Algarve/Baixo Alentejo ou se seguirá um rumo mais NE, e direcção a Setubal/Lisboa, mas ainda não consegui definir bem.:huh:
 

vegastar

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
230
Local
Porto
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

wmbds134ml5.png


Segundo este quickscat de alta resolução há algumas medidas de ventos não marcadas como contaminadas com mais de 40kt (75km/h), perto do centro de circulação.

Apesar de estar embebida num campo de ventos muito grande, típico de sistemas extra-tropicais, os ventos mais fortes são claramente perto do centro, uma característica dos sistemas tropicais.

A imagem de satélite parece-me a de um sistema tropical "sheared" (não sei qual será a expressão em português), com o centro de circulação exposto a oeste da convecção.
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Hoje tirei a barriga de misérias em relação a :trovao: e :rain:
Que maravilha sentado na janela da cozinha os relâmpagos sucediam uns atrás dos outros.O barulho por vezes era assustador e senti o prédio a estremecer 2 vezes. Entretanto a chuva aumentava de intensidade mas só me apercebi da sua força quando ao fim da tarde sai de casa e reparei que as águas arrastaram muitas pedras e terras para as estradas.
A luz teve vários cortes. Hoje lamentei muito o facto de não ter nenhuma máquina de vídeo :(
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Bem ouvi na radio(radio clube) mais um tesourinho deprimente, o presidente da camara municipal de Coimbra afirmou que a forte precipitação que ocorreu em Coimbra foi devidas ás alterações climaticas.
:lmao::shocking::huh::disgust:
"Em setembro ou secam as pontes ou alagam as pontes"
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

E qual será a direcção que vai tomar??? Tenho tentado perceber se virá direito ao Algarve/Baixo Alentejo ou se seguirá um rumo mais NE, e direcção a Setubal/Lisboa, mas ainda não consegui definir bem.:huh:

Supondo que realmente existisse aqui alguma coisa que não morresse nas próximas horas (o mais provável) estaria daqui a 30/35 horas ao largo da costa algarvia a confiar nalguns modelos. Mas não vai resistir até lá, não se preocupem. Ou conforme o ponto de vista meteorológico, não se entusiasmem tanto :)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Bem ouvi na radio(radio clube) mais um tesourinho deprimente, o presidente da camara municipal de Coimbra afirmou que a forte precipitação que ocorreu em Coimbra fooi devidas ás alterações climaticas.
:lmao::shocking::huh::disgust:
"Em setembro ou secam as pontes ou alagam as pontes"

É para isso que servem os dogmas serem utilizados e nunca questionados.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Bem ouvi na radio(radio clube) mais um tesourinho deprimente, o presidente da camara municipal de Coimbra afirmou que a forte precipitação que ocorreu em Coimbra foi devidas ás alterações climaticas.

Se tiveres um registo da fonte, junta mais um tesourinho deprimente ao tópico para colecção... qualquer dia até conseguimos publicamos um livro tal a fartura em matéria prima de disparates !
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Recebi agora a informação que ainda estou a "digerir" de que a depressão baixou a pressão no centro para 1000mb, o que seria surpreendente. Estou a validar a informação.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

A ultima informaçao dos barcos...(amigos) as estaçoes resgistam entre 999 a 1001 mb... segunda a recepçao por sms... na zona de sagres perto da costa..:surprise:
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Recebi agora a informação que ainda estou a "digerir" de que a depressão baixou a pressão no centro para 1000mb, o que seria surpreendente. Estou a validar a informação.


Olá Vince. Neste link, que é uma espécie de "tracker" de navios a nível mundial, podemos ver alguns dados atmosféricos transferidos pelas estações nesses navios. Infelizmente, não sei até que ponto são fiáveis ou até que ponto estão actualizados. No que diz respeito à localização (costumo relacionar com o Porto do Funchal) costuma estar correcto. Neste caso, e nas proximidades desta depressão, um navio reporta 1003mb.

http://www.sailwx.info/wxobs/pressure.phtml
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

]ToRnAdO[;86734 disse:
A ultima informaçao dos barcos...(amigos) as estaçoes resgistam entre 999 a 1001 mb... segunda a recepçao por sms... na zona de sagres perto da costa..:surprise:

Era isso que estava a tentar fazer pois está-me a custar acreditar nos 1000mb.

Tens registos de barcos ? Só tenho um a oeste de Tanger com 1014mb.
Esses amigos são de confiança ? Não entendo como em Sagres poderiam estar 1000mb, então a depressão teria que ter no centro uns 995 pelo menos ... mas enfim, continuamos no reino da ficção, tu é que sabes se queres continuar a brincar com isto, que é assunto sério demais para brincar !