Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - 17 a 22 de Setembro 2008

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por AnDré 16 Set 2008 às 23:36.

1. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Foros Charneca (Benavente) / Mte. Barca (Coruche)
    Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Bom dia:D

Por aqui o céu está encoberto, mas ainda não choveu e o vento é quase nulo.
    Fico à espera de desenvolvimentos;)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. nimboestrato

nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Jan 2008
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto

Pois eu também não .Mas estou em crer que, com os dados e com os saberes que nós não dominamos, ele (o IM), não emitiria um aviso despropositado.
    Resta ver quão fertil será o dia em surpresas ,ou nem por isso...

3. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Cai neste neste momento no Porto um aguaceiro um com gotas muito grossas!:w00t:

4. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

pelo que vejo no satélite parece-me despropositado à semelhança de outros alertas do IM :lmao:

Entre as 10 00 e 13:00 ?

Aguardemos....

5. mocha

mocha
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Dez 2006
    Local:
    Barreiro

bom dia a todos, por aqui ceu muito nublado, a pouco levei com umas poucas pingas, mas bem grossas, sigo com 19ºC

6. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)

Dá a ideia de que o alerta foi lançado devido a estas células em desenvolvimento, que aparentemente já se esfumaram.:(

Agora é na região do Minho que as coisas andam animadas:

Ultima imagem do Radar:

Como já foi dito, a "Dulce" é um tipo de sistema depressionário imprevisível.
    Provavelmente será um tudo ali e um nada acolá.

7. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica

Bom dia!

Sinceramente, começou o nowcasting total! Digo isto porque a situação está totalmente imprevisível com instabilidade associada à depressão a querer surpreender. E mesmo um leigo total achará estranho olhar para o céu hoje... Nuvens altas, misturadas com nuvens baixas e algumas linhas bem negras... A Dulce parece ser uma "bomba surpresa". Desta vez acho que vamos ter motivos para um acompanhamento bem atento :)

8. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga

Boas,
    Sim, estive a olhar para as animações que o nimbostratos pôs das 4 da manhã e parece-me também que foi por causa disso. Não se esquecam que Lisboa e Setubal são duas áreas urbanas vulneráveis, e afinal, é apenas um aviso amarelo. Se se confirmam células mais agressivas passa a laranja, se não se confirma retira-se. Tudo normal, só peca por defeito, o sotavento algarvio também devia estar.

9. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)

A Madeira volta a estar em alerta amarelo para precipitação forte para o fim da tarde e manhã.
    Imagem de satélite das 10h

Hoje registei aqui uma mínima relativamente baixa para este mês 12,8ºC
    Sigo com 17,4ºC
    1013hpa
    93%HR

10. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)

ALERTA AMARELO
    (das 10:00 de 18 de Setembro às 20:00 de 20 de Setembro)​

Incêndios florestais​

De acordo com a previsão do Instituto de Meteorologia, o estado do tempo para os próximos dias, no território de Portugal Continental, caracterizar-se-á por:

5.ª e 6.ª feira - 18 e 19 de Setembro: Subida gradual da temperatura máxima e mínima, podendo a mínima atingir valores perto dos 18ºC e a máxima rondar os 30ºC; Vento fraco de quadrante Sul; Inversão de temperatura acima dos 800m;
    Para 6ªFeira: aguaceiros fracos no Litoral das regiões do Sul.
    Sábado - 20 de Setembro: Aguaceiros em todo o território; Condições favoráveis à ocorrência de trovoada;Subida da temperatura mínima; Descida da temperatura máxima; Inversão de temperatura acima dos 800m; Vento fraco de quadrante Sul.

SNBPC

11. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa

eu sabias q esta n era normal ela e perigosa...
    tende para warm core eu n sei mas ... talvez tenda para subtropical ...eu n sei mas vai ser uma boa porrada aonde tb n sei

12. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora

Tens que definir o que é, pois o que estás a escrever é vago e confuso, e quem venha ao forum não percebe o que escreveste, e o que estás a explicar.
    E esta situação não é mais do que uma cut off normal!

13. Gilmet

Gilmet
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    12 Dez 2007
    Local:
    Mira-Sintra (188 m)

Boa Tarde!

A manhã tem sido de céu encoberto, mas nem uma pinga caiu... agora, muitos cumulus e alguns cumulus congestus... O céu está a abrir...
    A temperaura já chegou aos 20,6ºC, mas agora está nos 20,1ºC:)

Humidade a 77%
    Pressão a 1015 hPa
    Vento a 13,0 km/h de NO (338º)
    Ponto de Orvalho nos 16,2ºC

O IM retirou os alertas...:(

Última imagem de satélite:

A previsão mudou um pouco... bastante chuva foi retirada, e também algum calor, para hoje, ainda que o preveja para os próximos dias:hehe:

14. Redfish

Redfish
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    6 Jul 2007
    Local:
    Salir - Loulé

A ultima Run do GFS já coloca mais chuva no continente , pelo menos para Domingo e durante a proxima semana...:D

15. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)

Sim, tem estado a adiar a adiar vamos lá ver para quando é que ela é descarregada :D:D

Partilhar esta Página