Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - 17 a 22 de Setembro 2008

Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Por aqui a humidade relativa começou a baixar, voltando aos valores "normais", ao contrário da pressão que tem vindo a subir....:(.
Entretanto vou tendo mais um dia quentinho:)

Neste momento:
T.: 28,5ºC
H.R.: 38%
P.: 1016,6mb/hPa

Aqui para a minha zona, só mesmo no domingo é que vai chegar cá alguma coisa :D, felizmente, pois sábado não vou estar cá... espero que as previsões se mantenham :)

gfs-2-36.png

gfs-2-42.png

meus amigos, ja viram o site da IM ?

Tiraram a trovoada pra todo o pais e as tewmperaturas marcam os 31 C :hehe:

La vou eu para o mar apanhar umas ondaças:D:D

Está animado ... para já só para os peixes :)

satug4.jpg

Que bonita, essa imagem de satélite...:thumbsup:

O calor previsto para hoje já se faz sentir... (Ia morrendo na aula de Educação Física:hehe:)

Estou, neste momento com a máxima do dia, de 27,2ºC:hehe::hehe:

Humidade a 39%
Pressão a 1017 hPa
Vento a 8,0 km/h de N (360º)
Ponto de Orvalho nos 11,9ºC
A estação afirma que, lá fora, está desconfortável...

O Freemeteo actualizou a sua previsão, e para melhor... mais chuva e mais trovoada:D
freemeteochuvatrovoadaemf8.jpg

Mas, o IM retirou a magnifica previsão que tinha, para amanhã...

Boas

Por cá céu practicamente limpo e estão 29.8ºC

A minima foi de 15ºC

Mas, o IM retirou a magnifica previsão que tinha, para amanhã...[/QUOTE]

Já não percebo nada....então o IM retira as trovoadas da previsão significativa mas mantém na previsão descritiva??

Em que é que ficamos afinal?

:lmao::lmao:

Como podem mudar assim tão drásticamente e a tão pouca distância a previsão?

Primeiro lançam alertas desapropriados como ontem depois alteram e retiram as trovoadas...o que se seguirá: uma vaga de calor? ou furacão??:lmao::lmao:

Eu continuo a achar que existem condições bastante favoráveis a trovoadas para os próximos dias embora não pense que sejam um evento fora do vulgar.

Relativamente ao site do IM: A previsão gráfica é algo que nunca deve ser tido em total linha de conta. Normalmente guio-me sempre pela previsão descritiva. Essa se repararem está praticamente na mesma.

Quanto à situação da Dulce o post do Vince mostra já muito! Lembrem-se da deslocação da depressão ao longo desta noite e... se calhar amanhã a esta hora já não sejam só os peixes a ver qualquer coisa! Eu sinceramente acho que estamos com condições favoráveis a um evento com alguns ingredientes interessantes!

Relativamente ao site do IM: A previsão gráfica é algo que nunca deve ser tido em total linha de conta. Normalmente guio-me sempre pela previsão descritiva. Essa se repararem está praticamente na mesma.

Quanto à situação da Dulce o post do Vince mostra já muito! Lembrem-se da deslocação da depressão ao longo desta noite e... se calhar amanhã a esta hora já não sejam só os peixes a ver qualquer coisa! Eu sinceramente acho que estamos com condições favoráveis a um evento com alguns ingredientes interessantes!

Concordo plenamente!:thumbsup:

Por acaso, a Agencia Estatal de Meteorologia espanhola não emite nenhum alerta em torno de Portugal de 19 a 21 de Setembro!

Quanto a precipitações médias, de forma geral, prevê-se 0-5mm dia 20 em Portugal e 5-10mm em Portugal no dia 21.

http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/precipitacion?dia=pmna&img=media

Depois de uma manhã e inicio de tarde com o céu em geral pouco nublado, eis que de sul começam a chegar algumas nuvens que prometem encobrir o céu durante os próximos minutos.
A temperatura também já está a baixar.
27,9ºC agora, contra os 28,8ºC de há meia hora atrás.:hehe:

Quanto a precipitação, ainda não há nada no horizonte.
Continua tudo no mar.

Por aqui a mínima foi de 17,0ºC...

Agora o céu está a ficar muito nublado por nuvens altas que tapa um pouco o sol o dia está quente vou com 29,1ºC, 39%HR,
1018hpa e vento fraco na casa dos 5km/h...

A temperatura começou a disparar agora há uns minutos, embora o céu já esteja muito nublado por nuvens altas

Neste momento já vou nos 28,2ºC:hehe:
Vento a 19,1 km/h de SSE (158º)

Se há 2h atrás dizia que previa um dia quente, com a temperatura de 28,5ºC, agora venho confirmar isso mesmo:D...

Neste momento:

T.: 30,4ºC
H.R.: 31%

Há 2h:

T.: 28,5ºC
H.R.: 38%

Já não percebo nada....então o IM retira as trovoadas da previsão significativa mas mantém na previsão descritiva??

Em que é que ficamos afinal?

:lmao::lmao:

Como podem mudar assim tão drásticamente e a tão pouca distância a previsão?

Primeiro lançam alertas desapropriados como ontem depois alteram e retiram as trovoadas...o que se seguirá: uma vaga de calor? ou furacão??:lmao::lmao:

Eu continuo a achar que existem condições bastante favoráveis a trovoadas para os próximos dias embora não pense que sejam um evento fora do vulgar.

Evitem estes comentários de troça. O Instituto de Meteorologia é uma instituição séria que merece o nosso respeito, pelo trabalho e produtos que diariamente colocam ao dispor de todos nós; trabalho de meteorologistas por vezes ingrato, porque as previsões têm o seu quê de imprevisibilidade não são certezas.

Quem ontem teve oportunidade de acompanhar um pouco a situação pelas animações de satélite, percebe a razão dos avisos do IM: existia ali condições para instabilidade e a possível formação de células convectivas com os riscos aí associados de chuva forte e trovoadas ao entrar por Portugal. Mas com a evolução do evento verificou-se que a instabilidade acabou por diminuir significativamente e o risco tornara-se mínimo, daí o IM retirar os avisos.

Depois são vários os produtos disponiblizados pelo IM, desde descritiva, gráfica, pda, alertas entre outros... que por vezes algum destes acaba por receber uma actualização mais tardia. Tal como referia acima o Vitamos, é recomendável a previsão descritiva à gráfica. Tanto pela explicação pormenorizada das previsões como pela actualização mais frequente, penso que duas vezes ao dia.

Por aqui estão 29.7ºC:hehe: e as nuvens estão a começar a tapar o céu:D ( mas são só nuvens altas); para amanhã na minha opinião a percipitação vai ser em forma de aguaceiros fracos depois para domingo é que vai ser um pouco melhor:thumbsup:, mas não estou com grandes esperanças que vá ocorrer trovoadas:disgust: pelo menos por aqui mas isto é só a minha opinião, espero que esteja errado e que venha alguma coisa interssante:rolleyes: