Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008
A minha bricadeira com a previsão do IM tem a ver com o facto de achar estranho que sendo a previsão para 24 horas já quase uma certeza nos dias que correm ( obviamente que não absoluta) eles façam uma mudança tão drástica eliminado as trovoadas quando ainda por cima estamos com condições para tal ( fortes ou fracas não se sabe, mas que há condições há) Se calhar amanhã por esta hora voltam a colocar na previsão as trovoadas e até lançam alertas, isto porque veem no satélite que afinal as coisas mudaram...assim é facil fazer metereologia e previsão de tempo...Aos profissionais do tempo já é de pedir algum grau de certeza, (porque teem conhecimentos e instrumentação evoluida para tal e que nós não temos) nas previsões de muito curto prazo, e a sensação que dá é que andam um bocado "às aranhas"....com esta situação. Isto não é uma critica é apenas uma observação pessoal.
Nem é preciso ir mais longe que isto:
As previsões meteorológicas europeias (IM inclusivé) baseiam-se, não só nas observações à superfície, nas imagens de satélite, mas também em modelos de previsão que estão constantemente a correr de 6 em 6 horas ou 12 em 12 horas.
Um dos modelos com mais fiabilidade é o GFS o qual é muitas vezes referido aqui no fórum.
Agora repara na previsão da run das 12h, para o período das 14h às 20h, sendo estas as primeiras 6h do modelo de previsão, e por isso as que à partida são mais exactas:
Compara agora com a imagem de satélite actual:
Descobre as diferenças por ti mesmo
Trata-se de uma depressão bastante instável e de dificílima previsão.
Daí as previsões de precipitação estarem constantemente a mudar.
E quanto aos alertas, e devido a imprevisibilidade do tempo, serão emitidos com certeza, não com base nos modelos, nas nas imagens de satélite. Daí a serem emitidos em cima do joelho, e posteriormente retirados caso as células se esfumem.
A experiência da profissão ajuda sim, mas não torna as previsões 100% exactas. Muito menos quando se trata deste tipo de fenómenos convectivos.