Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008
qual a pressão no centro deste ciclone
1004mb.
ela está a cavar e eu a temer a tempestade da decada em portugal
Vá lá, deixem-se disto, que exagero !!! Não se está a formar nada. Isso é só falta de alguma experiência na observação, o forum está cheio de seguimentos de depressões destas, algumas até com melhor aspecto do que esta.
Vou tentar-vos explicar como é difícil uma cut off evoluir para uma subtropical. Como sabem, as nossas águas não são suficientemente quentes.
Não sendo quentes como é que se forma a convecção necessária no centro ? Forma-se por exemplo com frio em altura, que compensa assim a nível de gradiente térmico vertical a água estar mais fria do que o necessário. Daí que as subtropicais nascam por vezes a partir das cutoff's, que tem o tal frio em altura. Ou seja, em vez de termos mais calor na água compensamos com mais frio em altura obtendo um bom gradiente para a convecção.
Só que chegados aqui entramos num dilema. Se o núcleo da depressão aquece com a convecção o frio em altura vai diminuindo, diminuindo assim a convecção, o que estraga o processo todo.
Portanto neste tipo de depressões é por essas fases que elas vão passando, nas horas do dia em que a convecção é mais favorável ela ganha convecção no centro, nas menos desfavoráveis perde-a. Foi isso que sucedeu durante a madrugada em que perdeu tudo o que tinha ontem à noite. É tudo um equilíbrio bastante precário e de dificuldade complicada de ultrapassar.
Agora está a ganhar novamente, provavelmente para perder novamente. Daí a persistência necessária nestes processos que já referi múltiplas vezes. Sem haver persistência, chapéu, é tudo apenas fases de avanços e recuos, uma coisa perfeitamente natural nestas depressões e que já vimos múltiplas vezes.
Se pelo contrário, não há recuos ao fim de bastante tempo, então sim, temos assunto para falar. O que não quer dizer de forma alguma que seria a tempestade da década
Está tudo demasiado ansioso com a Dulce, nada como ir dar um passeio nesta tarde de sábado a ver o que aparece no horizonte
