Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - 17 a 22 de Setembro 2008

Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

isto esta a aquecer e a depressao esta terrivelmente semelhante ao vince (ate as previsoes do IM estao iguais as de ha 3 anos!!!!)estou ansioso....:w00t::w00t::D:shocking:

Calmex ;) não se está a passar nada de especial, ela está perfeitamente "estável" no seu sitio.

Infelizmente o centro está a «perder pressão» como os modelos mostravam e a «Dulce» parece já não conseguir formar frentes consistentes. Tudo o que resta são farrapos espalhados em volta do pequeno centro já pouco organizado. Quando se aproximar do continente poderá já não ter o potencial de trovoadas que se esperava. :sad:

Ontem foi mesmo uma hipotese falhada. Aquele núcleo de nuvens que passou paralelamente à costa vinha mesmo a calhar... :nicephoto:

caro vince como ja sabes as STD formam-se com SST entre os 20 e os 25 agora ve o mapa da SST .
a agua esta a 23Cº
o vince formou-se com SST a 24Cº
eu n sei o q dizer mas acho q isto esta a tornar-se bastante preocupante....
mesmo q nao se forme uma TS ou uma STD vao haver condiçoes particularmente boas para trovoadas e SCM sendo q estes sistemas podem ser ainda mais gravosos q uma STD pelo facto de concentrarem a sua energia numa area mto mais pequena.
eu sou só um mero e insignificante cirrus no mundo da meteorologia mas acho q nos ultimos 5 anos em q me apaixonei por esta ciencia aprendi alguma coisa..nao?
quem sabe q o furacão vince é a excepçao q confirma a regra .....
ninguem sabe pois esta ciencia só se desenvolveu sériamente na ultima meia duzia de decadas tempo esse insignificante á escala global.
eu respeito-te (se me permites trater-te por tu) mas acho q nao devias ser tao ceptico no q diz respeito ao desenvolvimento da dulce....no fundo todos nos temos um pouco de razao.

um dos meus posts fui dado como exagero, tecnicamente é um ciclone que quer dizer um núcleo de baixas pressões todas as baixas pressões são ciclones os media é que abusam deste termo, daí o famoso anti-ciclone dos açores que é um núcleo de altas pressões

Bem, isto hoje está mesmo abafado :shocking:
31,4º aqui.

O cenário do freemeteo para Braga na proxima semana é absolutamente extraordinario ! :D

caro vince como ja sabes as STD formam-se com SST entre os 20 e os 25 agora ve o mapa da SST .
a agua esta a 23Cº
mesmo q nao se forme uma TS ou uma STD vao haver condiçoes particularmente boas para trovoadas e SCM sendo q estes sistemas podem ser ainda mais gravosos q uma STD pelo facto de concentrarem a sua energia numa area mto mais pequena.
eu sou só um mero e insignificante cirrus no mundo da meteorologia mas acho q nos ultimos 5 anos em q me apaixonei por esta ciencia aprendi alguma coisa..nao?
ninguem sabe pois esta ciencia só se desenvolveu sériamente na ultima meia duzia de decadas tempo esse insignificante á escala global.
eu respeito-te (se me permites trater-te por tu) mas acho q nao devias ser tao ceptico no q diz respeito ao desenvolvimento da dulce....no fundo todos nos temos um pouco de razao.

:huh::huh::huh::huh:

A atmosfera já se encontra muito fria, para que tais sistemas se formem, para além de que as altas pressões andam muito perto.

Ela não vai passar de uma mera depressão que poderá eventualmente dar um aguaceiro ou outro.

Está-se aqui a fazer uma tempestade numa chávena de café.

a agua esta a 23Cº

O Vince teve uma génese muito complexa pois nasceu a partir de uma tempestade subtropical que foi absorvida por uma frente dando origem ao Vince. Essa tempestade subtropical nasceu a partir de uma depressão como esta mas muito mais a sul, a oeste das canárias, que se formou com água mais quente.
Ninguém diz que não pode acontecer de novo, pode perfeitamente e já expliquei os mecanismos porque pode acontecer para compensar a água mais fria. O que estou a dizer é que agora não se está a passar nada, muito menos que seja preocupante e a não ser que estejas muito certo que que dizes não podes para aqui vir falar em tempestade da década ou situações preocupantes.

Boas,

Não estou com muito vagar para fotografar, (tenho o meu 2CV desmanchado :unsure: ) se tiver um bocadinho já o faço para mostrar que está a querer formar-se algo por estas bandas.

Temperatura actual 32.2ºC, 1015hPa e 45%Humidade

:hehe:

Isso é que é optimismo eheheh!! :D

Ou então maluqueira modelística :buh::buh:

Estou com 25.0ºC :shocking: isto não vai passar de um simples dia de Verão.

gfs512nk1.png

Boa tarde, hoje estou na Lousa. O céu está tapado e já cairam 2 pequenos aguaceiros, nada de significativo.:sad: BFS!!!

O Vince teve uma génese muito complexa pois nasceu a partir de uma tempestade subtropical que foi absorvida por uma frente dando origem ao Vince. Essa tempestade subtropical nasceu a partir de uma depressão como esta mas muito mais a sul, a oeste das canárias, que se formou com água mais quente.
Ninguém diz que não pode acontecer de novo, pode perfeitamente e já expliquei os mecanismos porque pode acontecer para compensar a água mais fria. O que estou a dizer é que agora não se está a passar nada, muito menos que seja preocupante e a não ser que estejas muito certo que que dizes não podes para aqui vir falar em tempestade da década ou situações preocupantes.

a historia da tempestade da decada foi um obvio exagero mas quando a dulce ela anda esquisita e eu nunca tinha visto algo assim dai a minha preocupaçao.
a dulce nao e uma cut-off normal, é so isto.
em principio pouca coisa se desenvolverá mas só em principio.

Levantou-se vento, a temperatura desce, céu nublado... nada de especial! :)