Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - 17 a 22 de Setembro 2008

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

aNO do rectangulo q desenhastes ha uma estrutura q parece um microbrust / mesofrente a ser ejectada da celula:w00t:

É microburst... http://en.wikipedia.org/wiki/Microburst

microburst%20(2).gif


Aquilo é meramente o formato da nuvem, nada tem a ver com o microburst ;)
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Ja ouvi 2 trovoes:w00t::w00t::w00t:

Muito escuro e abafado, a sueste vi há momentos 2 relâmpagos!:w00t:

A trovoada vem de sueste para aqui!

Bem me parecia que hoje iria haver qualquer coisa...:D

O meu detector trovoadas está muito activo +/- 12 descargas por minuto!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

ha problemas sérios em Coimbra e não tou a exagerar. Não estou lá mas tão-me a chegar relatos de uma grande trovoada e verdadeiras enchentes nas ruas! Vou iniciar viajem e nao poderei dar mais informção mas logo conto passar ainda um mini report do que aconteceu.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

tenho estado a seguir no site www.cazatormentas.net e continuam a dizer que tem características tropicais.
Estando a surgir vórtices e circulações, tem algum fundamento isto das características tropicais?:confused:

Se olhares isoladamente para o que se passa em determinado momento, sim, é uma depressão que perdeu as frentes, tem um LLC (circulação à superficie) e tem uma trovoada junto ao LLC. Tem ares de depressão subtropical.

35957621si0.jpg


O problema é a persistência destas coisas, a trovoada acaba ou afasta-se do centro e pronto. E o LLC lentamente vai enfraquecendo. Nada se passará. Se não for assim, se a trovoada continuar por muitas e muitas horas e a circulação se manter, aí tudo bem. Se passa a ter um nucleo quente as trovoadas contínuas fariam baixar a pressão já num mecanismo tropical, e aí uma nova história se iniciaria.

Mas isso, quase com toda a certeza, não sucederá, isto são os avanços e recuos que falei ontem. É preciso persistência ;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

ha problemas sérios em Coimbra e não tou a exagerar. Não estou lá mas tão-me a chegar relatos de uma grande trovoada e verdadeiras enchentes nas ruas! Vou iniciar viajem e nao poderei dar mais informção mas logo conto passar ainda um mini report do que aconteceu.

Sim, é normal e de certeza que não unico sitio de certeza, não tardará muito no radar haverá pontos vermelhos.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

A Este daqui está um cumulonimbus muito bem definido e bonito :D a Tipica "bigorna" ou "Cogumelo":p
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

ha problemas sérios em Coimbra e não tou a exagerar. Não estou lá mas tão-me a chegar relatos de uma grande trovoada e verdadeiras enchentes nas ruas! Vou iniciar viajem e nao poderei dar mais informção mas logo conto passar ainda um mini report do que aconteceu.

10,4mm em Lousã entre as 13h e as 14h UTC.

A vermelho destaco aquelas que parecem ser as células com maior potência.


A amarelo um novo desenvolvimento a norte da capital.
Desta vez, um pouco mais a sul do que o da hora anterior.

Tenho metade do meu céu (norte) completamente escuro.
Pena que mais uma vez não devo levar com nada...:(
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

ha problemas sérios em Coimbra e não tou a exagerar. Não estou lá mas tão-me a chegar relatos de uma grande trovoada e verdadeiras enchentes nas ruas! Vou iniciar viajem e nao poderei dar mais informção mas logo conto passar ainda um mini report do que aconteceu.

Realmente a célula explodiu subitamente mesmo nessa zona, e já sabemos como as grandes zonas urbanas são vulneráveis quando isto acontece

celula-1.gif
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Pena que mais uma vez não devo levar com nada...:(


Não desanimes! pode ser que ainda venha cá parar alguma coisa!
Se não paciencia! fica para a proxima :rolleyes: :thumbsup:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

ha problemas sérios em Coimbra e não tou a exagerar. Não estou lá mas tão-me a chegar relatos de uma grande trovoada e verdadeiras enchentes nas ruas! Vou iniciar viajem e nao poderei dar mais informção mas logo conto passar ainda um mini report do que aconteceu.


Pois, parece que para aqueles lado, o tempo não está para Brincadeiras...:eek:

Imagem de RADAR:
radar210920081430cc6.jpg



Finalmente o IM lançou Alertas, coisa que até ao momento não existia...


O Continente, que há pouco estava pintado de Verde, neste momento está completamente Amarelo!

Com excepção dos Distritos de Lisboa e Faro, todos os restantes estão em Alerta Amarelo devido á Chuva e á Trovoada:

Chuva - "Aguaceiros que localmente serão fortes"
Trovoada - "Frequentes e dispersas"


Os Distritos de Lisboa e Faro, estão em Alerta Amarelo, exclusivamente devido á Trovoada:

Trovoada - "Frequentes e Dispersas"


Estes Alertas são válidos desde Hoje, pelas 15:00 até Hoje, ás 19:59


Ilustrando:
imalertas21092008ob0.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008


Pois, eles provavelmente estão a receber telefonemas de todos os pontos do país a dizer que está a chover torrencialmente e não percebem porque.

Estas coisas são complicadas de prever, é normal que eles não tenham muita margem de manobra para lançar os alertas.