Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - 17 a 22 de Setembro 2008

Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Dulce» - Setembro 2008

Já viram a temperutura da agua do mar á superficie!!!
Será que, potência o desenvolvimento, acção da Dulce?

seasurfacetemperaturewk1.jpg
[/URL][/IMG]

Aqui pode-se comunicar, mas não inventar, tempestades da década, centros oclusivos e toda uma série de terminologia ficcionada inspirada sabe-se lá aonde para alimentar alarmismos descabidos não são nem nunca serão bem vindos ao MeteoPT.com. Há muitas alternativas por aí, é só procurar. Aqui é que não por favor. Se pelo contrário se referem a algo do qual tem imenso conhecimento e certezas, então expliquem-se e fundamentem-se convenientemente, que a sabedoria é bem vinda.

Embora eu não seja perito as conclusões do Vince estão certas: na última hora, por aqui em Sacavém temos 21º e a pressão a passar de 1009 hpa para 1010 hpa, com tendência para subir, vento Oeste/Noroeste. Tudo indica que na região da Grande Lisboa não haverá festa para ninguém.
:angry::angry:

Aqui pode-se comunicar, mas não inventar, tempestades da década, centros oclusivos e toda uma série de terminologia ficcionada inspirada sabe-se lá aonde para alimentar alarmismos descabidos não são nem nunca serão bem vindos ao MeteoPT.com. Há muitas alternativas por aí, é só procurar. Aqui é que não por favor. Se pelo contrário se referem a algo do qual tem imenso conhecimento e certezas, então expliquem-se e fundamentem-se convenientemente, que a sabedoria é bem vinda.

;) nas calmas...

Aqui pode-se comunicar, mas não inventar, tempestades da década, centros oclusivos e toda uma série de terminologia ficcionada inspirada sabe-se lá aonde para alimentar alarmismos descabidos não são nem nunca serão bem vindos ao MeteoPT.com. Há muitas alternativas por aí. Aqui é que não por favor. Se pelo contrário se referem a algo do qual tem imenso conhecimento e certezas, então expliquem-se e fundamentem-se convenientemente, que a sabedoria é bem vinda.

tens razao mas isto nao é assim tao descabido afinal tb disseste q esta "coisa" podia ser considerada uma invest...nao?
com todo o respeito mas tu tambem deste combustivel a este fogo, e o q eu estou a fazer é apenas investigar
esta "coisa".
admito q ja disse aqui coisas descabidas como a tempestade da decada mas foi só e apenas um momento de alarme.

A Dulce não terá grandes probabilidades de evoluir e fortalecer-se devido a uma circulação retrógrada que temos neste momento sobre o sul da Europa e o Mar Mediterrâneo. Assim, a tendência será para ir enchendo (aumentar a sua pressão) e ser absorvida pela acção de outros núcleos depressionários localizados a Leste. Tudo isto associado também a uma vasta área de anticiclones localizados mais a norte.
A instabilidade (alternância de estados de tempo) é que veio para ficar.

Cartas de Altitude

Já viram a temperutura da agua do mar á superficie!!!
Será que, potência o desenvolvimento, acção da Dulce?

seasurfacetemperaturewk1.jpg
[/URL][/IMG]

Embora eu não seja perito as conclusões do Vince estão certas: na última hora, por aqui em Sacavém temos 21º e a pressão a passar de 1009 hpa para 1010 hpa, com tendência para subir, vento Oeste/Noroeste. Tudo indica que na região da Grande Lisboa não haverá festa para ninguém.
:angry::angry:

podem haver trovoadas com 1010 e ate 1015 hpa olha o caso das regioes tropicais.
existem mais fenomenos a influenciar o desenvolvimento de uma trovoada e nao só a MSLP.
eu estou espectante (quanto as trovoadas) e na boa com todos vós:thumbsup::thumbsup::D

tens razao mas isto nao é assim tao descabido afinal tb disseste q esta "coisa" podia ser considerada uma invest...nao?
com todo o respeito mas tu tambem deste combustivel a este fogo, e o q eu estou a fazer é apenas investigar
esta "coisa".
admito q ja disse aqui coisas descabidas como a tempestade da decada mas foi só e apenas um momento de alarme.

Eu não alimentei coisa nenhuma. Lê as minhas mensagens com atenção.

por aqui ceu com algumas nuvens, pressão 1009hpa temp 20.4C e a descer

Precipitação, nas estações do IM, ás 20h:

Cabril - 5,8mm
Braga - 3,7mm
Trancoso - 3,6mm
Covilhã - 3,0mm
Montalegre - 2,9mm
Pampilhosa Da Serra - 2,5mm
Lousã - 1,9mm
Viana Do Castelo - 1,4mm
Penafiel - 1,4mm
Castro Verde - 0,9mm
Moimenta da Beira - 0,8mm
Viseu - 0,5mm
Castelo Branco - 0,1mm
Amareleja - 0,1mm

Descargas nas últimas horas...:shocking:
trovoada210920083do2.gif

Por aqui, neste momento tenho 18,6ºC
Humidade a 94%
Pressão a 1012 hPa
Vento a 8,6 km/h de NO (315º)
Ponto de Orvalho nos 17,7ºC

podem haver trovoadas com 1010 e ate 1015 hpa olha o caso das regioes tropicais.
existem mais fenomenos a influenciar o desenvolvimento de uma trovoada e nao só a MSLP.
eu estou espectante (quanto as trovoadas) e na boa com todos vós:thumbsup::thumbsup::D

Não queria insistir muito na minha teoria mas a imagem de satélite às 22.30 podia-se observar a "dissolução" de nuvens junto ao núcleo a NE da Madeira!
Agradecia, se for relevante, um comentário à evolução das nuvens a NO daquele núcleo

images.php