Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro 2008



Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Parece pelas ultimas imagens de satelite que vamos ter bastante Chuva no sul do pais, talvez um alerta laranja não seria má ideia, visto poderem ocorrem fortes chuvadas e consequentes estragos, como os da noite passada, mas penso que a situação será bastante mais gravosa para esta madrugada, principalmente aqui no Algarve.
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,207
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Uma trovoada espectacular a Oeste daqui... Neste momento não estou a tirar fotos, mas ficavam uns registos fantásticos.:surprise:

TEMPERATURA +21.3 °C
HUMIDADE 42 %
PRESSÃO ATMOSFÉRICA 1019 hPa
VELOCIDADE DO VENTO 5.4 km/h
DIRECÇÃO DO VENTO
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Venho-vos dizer que a sudoeste de Cascais é um espectaculo de luz:w00t: (é a trovoada que afectou o Miguel)
 

João Esteves

Cumulus
Registo
19 Out 2005
Mensagens
148
Local
Lisboa
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Boas Tardes!

Acabei agora de chegar do trabalho (Mitrena - Setúbal) e posso afirmar que pelas 17h30 - 18h, abateu-se um verdadeiro temporal por aquelas bandas. Impressionante, a força repentina do vento que arrastou uma nuvem compacta de pó sobre toda a área, reduzindo bastante a visibilidade. Relâmpagos e chuva muito violenta durante cerca de 30 min. Tenho um dos bancos do carro completamento encharcado, pois deixei uma pequena fresta (1 cm) aberta da janela e devem ter sido litros de água por aquela pequena abertura.

Mas tão depressa como veio, assim se foi...
Interessante observar a mancha compacta vermelha sobre setúbal, no radar do IM.

No entanto, aqui pela Portela, aparentemente nada caiu, pelo menos a minha estação não registou.
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,207
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Se olharmos para o SAT24, dá para ver que o Algarve, nomeadamente o Barlavento já está a bombar à grande.:D

(Mais uma Vez) Passou ao lado de Almada, vamos esperar pela noite e por amanhã. :)
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Boas Tardes!

Acabei agora de chegar do trabalho (Mitrena - Setúbal) e posso afirmar que pelas 17h30 - 18h, abateu-se um verdadeiro temporal por aquelas bandas. Impressionante, a força repentina do vento que arrastou uma nuvem compacta de pó sobre toda a área, reduzindo bastante a visibilidade. Relâmpagos e chuva muito violenta durante cerca de 30 min. Tenho um dos bancos do carro completamento encharcado, pois deixei uma pequena fresta (1 cm) aberta da janela e devem ter sido litros de água por aquela pequena abertura.

Mas tão depressa como veio, assim se foi...
Interessante observar a mancha compacta vermelha sobre setúbal, no radar do IM.

No entanto, aqui pela Portela, aparentemente nada caiu, pelo menos a minha estação não registou.

Confirma-se companheiro foi bom para esta zona já não chovia assim a algum tempo.

20.6ºC
67%
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Boa:D

Parece que o pessoal do Instituto de Meteorologia me ouviu e colocou o Algarve em Alerta Amarelo ou Laranja (alguem consegue distinguir) ......:D:D:D
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Só agora parou completamente de chover o total foi de 31,7mm de chuva...tudo calmo por agora mas a madrugada vai ser muito agitada..
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Boa:D

Parece que o pessoal do Instituto de Meteorologia me ouviu e colocou o Algarve em Alerta Laranja......:D:D:D

por enquanto esta em alerta amarelo. Entretanto retiraram os outros alertas! :lol:
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

porque e que tiraram os alertas de Évora , Beja , Setubal etc.. ??

ca pra mim vai ser uma madrugada animada..

vou esperar pra ver :D
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Hoje no Guincho teve um fantástico dia de praia,céu limpo calor e vento inexistente :eek: mas sempre com umas nuvens na serra de sintra com algum desenvolvimento vertical e muito escuras,mas que por sorte lá ficaram :D ao fim da tarde o regresso a Oeiras foi feito com relampagos no mar e na zona de setubal e Costa! :thumbsup: Muito bom! que continue a festa pela madrugada ;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

porque e que tiraram os alertas de Évora , Beja , Setubal etc.. ??

ca pra mim vai ser uma madrugada animada..

mas vou esperar pra ver :D

Provavelmente porque o combustivel (calor) acabou ou pelo menos abrandou.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - Setembro 2008

Por aqui agora não se passa nada... céu nublado, mas nada de chuva, vento ou trovoada...tudo muito calmo!!

PS: A partir das 21h é que vai subir o stress!!!:thumbsup: