Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro 2008

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro

Tal como tinha previsto às 13h47, o final da tarde está a ser bastante instável, com aguaceiros e trovoadas numa linha que se estende desde Amareleja até próximo de Sines.
Na linha do horizonte, a sul de Estremoz, observam-se grandes torres caminhando para Oeste. As próximas horas prometem bastante.
 
Última edição:


Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro

Tal como tinha previsto às 13h47, o final da tarde está a ser bastante instável, com aguaceiros e trovoadas numa linha que se estende desde Amareleja até próximo de Sines.

aqui está :D





boa previsão Gerofil :thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro

Nesta fase de encerramento da "Esmeraldina" anunciou que ontem e hoje por cá rendeu 5.3 mm :D

De resto nada de mais a assinalar apenas muitas nuvens, algum vento, e alguma trovoada mas muito pouca, assim risco mais um nome de uma depressão que muita emoção e tristeza trouxe a todos nós.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro

Boas noites..por aqui o dia foi bastante quente..a temperatura andou pelos 27/28ºC :hehe:..por volta das 15h ainda vislumbrei o Céu muito nublado por alguns Cumulonimbus mas agora a partir das 19h tudo se dissipou :(..ficam aqui 2 fotos uma tirada ás 15h e outra agora ás 19h.

Ás 15h.



Ás 19h já com um bonito Pôr-do-sol :p

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro

Vamos lá fazer um resumo dos 3 dias de forte precipitação no Algarve.

A nossa Esmeraldina quem deu o nome foi o Rog. Nasceu ao largo da Madeira e deslocou-se para o sudoeste de Portugal onde ficou praticamente estática durante 3 dias e afectou particularmente o Algarve de forma severa.

No total caíram 125 mm em Olhão, foi o concelho mais afectado do Algarve com 12 famílias desalojadas nas freguesias de Moncarapacho e Fuseta, estradas cortadas, pessoas isoladas nas suas próprias casas, ribeiras transbordaram, linha entre Olhão e Tavira cortada, desabamento de terras na A22, Quarteira, Faro e Albufeira foram as outras cidades mais afectadas.

Choveu em 3 dias 9 vezes mais do que a média para o mês de Setembro.

Em relação à situação verificada em Alfandanga, onde ficaram pessoas isoladas, uma carpintaria inundada, esta zona é baixa, tem uma ribeira chamada de Ribeira do Tronco que nasce nos cerros em redor de Moncarapacho e desagua na Fuseta, essas casas foram construídas em leito de cheia, a autarquia permite construir em todo o lado, esquecem-se que ocorre cheias, depois é o que se viu na RTP.:disgust:

Deixo aqui uma dúvida, os nomes dados às depressões ou situações extremas como esta, podem ser repetidos ou são retirados da lista como o NHC faz com os nomes que atribui aos furacões, quando são mais violentos e causam enormes prejuízos o nome é retirado da lista e não é mais repetido.

Na minha opinião, este nome deve ser retirado da lista de nomes possíveis e que não seja mais repetido, devido aos estragos avultados destes 3 dias de temporal no Algarve.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro

Olá pessoal :)

Como se pode ver no painel à esquerda desta mensagem, eu moro na margem sul :lmao:

Fez a semana passada um ano que os céus da margem sul se iluminavam com trovoadas FORTES, entre 11 e 20 de setembro de 2007... Encontrei aqui os registos (vídeos e fotos) apesar de terem sido tirados pelo meu telemóvel, com uma qualidade EXTREMAMENTE PÉSSIMA... :(

Gostava de saber onde é que eu consigo arranjar fotos de satélite desses dias de 2007... é que queria ter as imagens de satélite para juntar à minha colecção, pois sempre que troveja, lá vou eu para a janela filmar e fotografar estes lindos fenómenos... que me continuam a fascinar ;)

Cumps
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro

«Mini-tornado» no porto de Lagos

No porto de Lagos, um «mini-tornado» arrancou uma tenda gigante, onde os pescadores executavam arranjos e pinturas às embarcações, e os pilares de cimento que sustentavam a estrutura em terra, danificaram alguns iates, acrescentou fonte da Autoridade Marítima.

Portugal Diário

:rolleyes:
 

J_Pedro

Cirrus
Registo
30 Set 2008
Mensagens
1
Local
Brejoeira(Moita)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro

Aqui estão 3 fotos da trovoada em formação no dia 27-9-2008 entre Setúbal e Cabo Espichel.

Foram tiradas na praia da Rainha com um telemóvel mas acho que não ficaram muito más.

As restantes (19 ao todo) poderão ser visualizadas em:
http://gatopreto1973.spaces.live.com/photos/cns!F463147E6037E905!192

y1p2tO5EcM_TGoPlmGJOT8Zz2pSWvrTrZM-ERVxERB3aj71kYdPCU2WGL0Z_msiFsOb


y1pixPnKqHuhxynSBN8GTskC1LPIHaGiKtOVxh_ZWk_rOb9XovMCLx5jOLzgyXk_1mj


y1pn5_ywGJLH40ok-BhOIgrFeQSPRxjBQsYAm4pzjDpqc65FXxbzKOLLrFtZ-SDiZIm

No sabado a tarde na região da moita fez algumas trovoadas vindas do alentejo mais precisamente da região de Évora e trazendo vento forte do quadrante Leste e tb houve nessa tarde mais cedo uma outra trovoada a nordeste da região da moita na região de Estremoz que se dirigiu para Lisboa
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro

«Mini-tornado» no porto de Lagos

No porto de Lagos, um «mini-tornado» arrancou uma tenda gigante, onde os pescadores executavam arranjos e pinturas às embarcações, e os pilares de cimento que sustentavam a estrutura em terra, danificaram alguns iates, acrescentou fonte da Autoridade Marítima.

Portugal Diário

:rolleyes:

«Mini tornado» strikes again !

Como não há testemunhos descritivos citados na comunicação social, fica a dúvida do que terá sido, se calhar até foi apenas um vendaval.
Conseguiu encontrar umas fotografias num blogue de noruegueses que estavam ancorados na Marina de Lagos.

lagossm4.jpg


lagos2iq1.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro

Olá pessoal :)

Gostava de saber onde é que eu consigo arranjar fotos de satélite desses dias de 2007... é que queria ter as imagens de satélite para juntar à minha colecção, pois sempre que troveja, lá vou eu para a janela filmar e fotografar estes lindos fenómenos... que me continuam a fascinar ;)

Cumps

Boa tarde Frank_ Tornado!

neste site: http://www.ncdc.noaa.gov/gibbs/ encontras imagens de satélite desde 1974 até 2008 , clicas no ano depois selecionas o dia do mês e o satélite.

as que pretendes desses dias de Setembro 2007 11 e 20, estão no meteosat 9 depois é só ampliar :thumbsup:

Este site tem muita informação sobre imagens de satélites!
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro

Obrigado, Snifa :D

E obrigado a todos os que me têm ajudado :)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro

Olá pessoal :)

Como se pode ver no painel à esquerda desta mensagem, eu moro na margem sul :lmao:

Fez a semana passada um ano que os céus da margem sul se iluminavam com trovoadas FORTES, entre 11 e 20 de setembro de 2007... Encontrei aqui os registos (vídeos e fotos) apesar de terem sido tirados pelo meu telemóvel, com uma qualidade EXTREMAMENTE PÉSSIMA... :(

Gostava de saber onde é que eu consigo arranjar fotos de satélite desses dias de 2007... é que queria ter as imagens de satélite para juntar à minha colecção, pois sempre que troveja, lá vou eu para a janela filmar e fotografar estes lindos fenómenos... que me continuam a fascinar ;)

Cumps

Boas Frank_Tornado

Existem também dois tópicos de acompanhamento especial, que foram feitos aqui no fórum, no período que referiste:


Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-16 Setembro 2007


Seg. Especial - Trovoada e Instabilidade - 20 a 21 de Setembro 2007


;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro

Boa tarde Frank_ Tornado!

neste site: http://www.ncdc.noaa.gov/gibbs/ encontras imagens de satélite desde 1974 até 2008 , clicas no ano depois selecionas o dia do mês e o satélite.


Para aquela data neste há com maior resolução:
http://www.sat.dundee.ac.uk/
Requer registo mas é gratuito, depois ir ao arquivo:
http://www.sat.dundee.ac.uk/geobrowse/geobrowse.php?sat=0