Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Fabiana» - 10/13 Outubro 2008

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
17,3ºC e chuva fraca por aqui.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para mim é assim:
(Não sei se é possível o que vou escrever, se tiver mal corrijam-me)
Podia-se formar uma "segunda Fabiana" (assim para a semana que vem :D) mas que começasse desde manhã a "atacar" do interior de Espanha para Portugal (ou seja, de tarde ir ganhando força, devido à temperatura, e exactamente com essa força toda, atingir Portugal de norte a sul, com trovoadas SECAS e FORTÍSSIMAS)

Isso sim era BONITO :w00t: de se ver....



Um à parte: pessoal, no site do IM, quando seleccionei a vista Infravermelho - Oceano Atlântico, e de seguida fiz a animação, vi "qualquer coisa" no meio de África (podem observar essa mesma "qualquer coisa" ao pé da palavra Copyright 2008) que está a ser atraída para cima, em direcção +/- a Portugal... e são os restos da Fabiana que estão a atraír isso... Será que podemos esperar alguma coisa para a semana ou ainda é MUITO cedo para avaliar seja o que fôr?

Bem , a previsao para amanha aponta para aguaceiros e trovoadas dispersas, isto nao se deve inteiramente a area de baixas pressoes que esta a S do continente pois esta area está a encher e a decair, sendo que a razao principal para estes fenomenos convectivos é a elevada RH e T aliadas a um bom windshear.
Esta situaçao deverá manter-se ate inicios da prox semana periodo esse em que ar quente humido e instavel continuará a chegar de africa e do mediterraneo (devido aos restos da fabiana), mas a partir de terça feira este ar tropical sera substituido por massas de ar mais estaveis associadas á presenca de um anticiclone que lentamente nos envolverá e portanto levará a uma melhoria do estado do tempo.

Quanto áo satelite IV eu acho que é apenas uma trovoada ( ainda que numa area invulgar e com um movimento estranho..) mas que deve dissipar-se durante a noite no entanto acho que seria prudente o acompanhamento da situação devido á sua invulgaridade.
No fundo acho que a fabiana só tem mais 30h para se mostrar...vamos lá ver:rolleyes:


PS: a noite continua agradavel com Tactual de 19.8Cº
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Tive mais animação com a superfície frontal na 3ªfeira passada do que com esta "Fabiana"....:angry::angry::angry:
 

Turista

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
464
Local
Peniche
boas

já está tudo sem pica? olhem que a fabiana dura até dia 13, hoje é que vai ser :D
os modelos estão adiantados 1 dia , agora é que é.

como Meteoloucos :) temos de ter sempre alguma esperança, mas de facto levamos quase sempre "banhadas"...
Em todo o caso há que continuar a acreditar... O mês de Novembro costuma ser animado, mas como já foi referido, "está tudo trocado e diferente"...

Abraços,