Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Fabiana» - 10/13 Outubro 2008

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tópico especial de seguimento da situação de instabilidade que afectará possivelmente partes do centro e sul do continente durante os próximos dias devido a uma depressão isolada em altura hoje em formação em África, depressão essa que possui uma bolsa de ar frio que chega aos -20ºC e que nos próximos dias se deslocará para Portugal, localizando-se assim de forma a permitir generosas entradas de humidade nos níveis baixos e médios com ventos de componente leste e sudeste.

Usando a lista de nomes do MeteoPT decidimos atribuir-lhe o nome «Fabiana».

Como é normal nestas situações, alterações nos modelos, quer relativamente à intensidade quer à localização, serão mais do que prováveis até lá.


Saídas GFS entre Sábado 00z e Terça-feira 00z


Temperatura e Geop em altura (500hPa)

500-6.gif


Precipitação

prec-20.gif


Velocidade do movimento vertical do ar

vb.gif



Humidade aos 700hPa

hum.gif



CAPE/LI

cape-6.gif



Aviso MeteoPT.com
As análises, previsões ou alertas neste tópico são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.


Depressão «Fabiana»
Nomear depressões que nos afectam é uma iniciativa interna do fórum MeteoPT.com, não sendo portanto uma lista oficial de nomes para tempestades. Para mais informações sobre este assunto consulte este tópico.
 


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Já vamos no F!!


O Freemeteo actualizou há pouco tempo... e mostra este belo cenário!!!:D

freemeteochuvaetrovoadabz4.jpg



Precipitação Prevista no Geral... De realçar o período de 9 a 17 de Outubro:D

precipitaooutubrode2008yn7.png



Imagens de Satélite recentes...

Satlite-Noitede09-10-2008.gif
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Parece que vou estar tramado Sabado :surprise:... tenho uma prova de BTT em Messines - Algarve e a chuva parece tar garantida e não deverá ser pouca...
A prova é de manhã , espero que a chuva apareça só lá pra tarde mas parece que não me vou safar...da molha...:rain:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
A Fabiana nome dado por mim, se ela for como a minha amiga tem um mau feitio:D:lmao::lmao:.

Lisboa, Setúbal, Alentejo e Algarve pode ser complicado, os modelos estão ainda muito baralhados, é seguir atenção, que pode ocorrer precipitações elevadas.
 

Pico

Cirrus
Registo
5 Jun 2008
Mensagens
45
Local
Açores
Acho isso um bocado exagerado, trata-se de uma oclusa já em dissipação, e uma baixa persão que nos vai dar pressões de 1012 hPa, relativamente alta para um cenario devastador que andam a pintar.... Alem de umas chuvadas que podem chegar aos 2 mm/h, de convectiva duvido de muito mais
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Acho isso um bocado exagerado, trata-se de uma oclusa já em dissipação, e uma baixa persão que nos vai dar pressões de 1012 hPa, relativamente alta para um cenario devastador que andam a pintar.... Alem de umas chuvadas que podem chegar aos 2 mm/h, de convectiva duvido de muito mais

Tem de se olhar a todos os ingredientes e os ingredientes estão lá todos bem colocados para termos localmente fenómenos extremos ou de grande força ;) as saídas de amanha vão ser muito importantes depois disso é olhar para o Satélite e radar... E isto não é estar a ser alarmista é ser realista e ver o que nos diz o modelo e se é isto que nos tem dito é o que temos de dizer...
:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Acho isso um bocado exagerado, trata-se de uma oclusa já em dissipação, e uma baixa persão que nos vai dar pressões de 1012 hPa, relativamente alta para um cenario devastador que andam a pintar.... Alem de umas chuvadas que podem chegar aos 2 mm/h, de convectiva duvido de muito mais

Pico, com este tipo de depressões em altura a questão da pressão pode não ser tão relevante como noutras, pois são perigosas não pela sua baixa pressão que tem reflectida à superficie mas devido à instabilidade que provocam que pode eventualmente gerar fortes células convectivas ou mesmo SCM (Sistemas convectivos de mesoescala) que localmente podem deixar quantidades de água significativas em pouco tempo.
Mas neste tipo de cenários os modelos são apenas uma orientação muito vaga, depois só na hora é que se percebe aonde e com que intensidade se formam, às vezes pode acabar tudo num "tudo" ou mesmo num "nada".
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Grandes massas de nuvens a caminho do Algarve e Alentejo!

Será que já não chove na região de Vila Real Santo António?

Sobre o estreito de Gilbratar é impressionante a massa nebulosa!

Isto promete, mesmo aqui para o Norte acredito em bons aguaceiros e trovoadas neste fim de semana!

200810100700_msg2_msg_ir_piber.jpeg
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bom dia!

De realçar o factor imprevisibilidade de toda esta situação.

Por exemplo a run das 0z do GFS desfaz toda a concentração severa que se previa para o sul e volta a insistir numa distribuição equitativa pelo território... para mim isto é um sinal de incerteza, ou seja, severidade local imprevisível e que se calhar poderá se estender ao resto do país, sendo que o sul e centro têm uma maior probabilidade de ocorrência de situações extremas. De qualquer forma a instabilidade está garantida para o fim de semana!