Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Fabiana» - 10/13 Outubro 2008

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Por cá, estou com 22,8 ºC e algumas abertas.
O céu está muito nublado e não chove.
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Tive agora a fazer uma ronda pelas estações, e já nem sei se hei-de chorar se rir :lmao: o norte está muito mais quente que o sul, sei que o sul foi devido há chuva, mas por amor de deus 15.2ºC na Amareleja tenham dó, assim não vamos a lado nenhum se ontem chegamos quase aos 30ºC hoje já não se passa dos 22ºC :angry::angry:



Ar fresco a vir de sul, onde é que já se viu...ainda dizem que o mundo vai virar churrasco.
 

JAlves

Cumulus
Registo
26 Nov 2007
Mensagens
244
Local
Ramada > Odivelas > Lisboa
Boa Tarde a todos.

Embora seja de Odivelas, encontro-me na Vidigueira a passar o fim-de-semana e tenho a dizer que choveu com muita intensidade, quase ininterruptamente entre as 03:00 e as 10:00 sensivelmente.:rain:

Desde ai não choveu mais, embora o céu se encontre bastante nublado e ainda não se tenha visto o sol durante o dia de hoje.

Cumprimentos
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Por aqui, desiludiu um bocado pouca trovoada e a chuva não foi muito além. Céu nublado, vento moderado de leste, e nada de chuva passa tudo ao lado:angry::angry:.
Registei até agora: 17 mm.

Previsão do ElTiempo Severo:



Vizinho algarvio...acompanhei a situação até às 5h da madrugada e acredita que foi melhor assim, não se ter passado "nada". Não sei se estiveste mto atento... mas desde que começou às 21h o aparato eléctrico não parou mais até às 5h. A sul a vista era linda: relampagos muito frequentes, ráios nuvem-terra / nuvem-nuvem e ouvia-se trovejar ao longe. Repito, isto foi constante durante praticamente 8 horas! :D Ouve no entanto 3 ocasiões em que as células chegaram mais perto da costa e chegaram mesmo a atingir, resultando numa trovoada moderada e chuva intensa nestes 3 episódios, de muito curta duração no entanto. Entre estes períodos chovia mas muito ligeiramente, daí o fraco registo de 17mm. Interessante foi a aproximação da primeira linha convectiva por volta das 21h: a a temperatura desceu dos 22º até 18º em 3 horas, o vento que era de leste constante acalmou de repente e em seguida começou a soprar de todos os quadrantes (excepto de oeste) com rajadas que atingiam os 40km/h. :thumbsup: Portanto, até foi um episódio interessante de se seguir em termos meterológicos, e felizmente a previsão do aladin nao se confirmou.
Menos sorte tiveram os nossos vizinhos de Cadiz, que não era apontado pelos modelos como "zona-alvo". A tal linha de intensa convectividade (que por lá chama linha de turbonada) que se encontrava estática durante horas ao largo de cadiz e foi ganhando cada vez mais força, acabou mesmo por atingir a costa, e atingiu toda a região da bahia de cadiz de uma maneira extrema! Também se verificou uma descida de temperatura semelhante mas ainda mais repentina, rajadas de vento de E de 110km/h em San Fernando, valores proximos de 100mm de precipitação em toda a zona, chegando aos 130mm em Rota, trovoes e ráios constantes em cima da cidade. Tudo isto em apenas 8 horas, que os locais descrevem como impressionantes e sem precedentes.
Posto isto acho que devemos estar gratos por este fenómeno extremo, que tão próximo estava da nossa costa, não nos ter afectado directamente na sua máxima força :)
 

*Marta*

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
263
Local
Lisboa
Aqui começou neste preciso instante a chover muito e já veio um trovão bastante forte, o que faz com que esteja sem luz em casa...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Tenho que ir para Espanha, aqui nunca passa-se nada:(, a festa era no Algarve afinal o Norte vai ter mais festa do que nós:angry::angry: Nunca registei 100 mm num dia que tristeza:sad:, há 15 dias foi ao lado, esta noite foi ao lado, algum dia há-de ser em cima:w00t:.
Oh Levante imagina 8 horas os trovões e os relâmpagos paradinhos em cima de Olhão era fixe:D, poupavamos energia eléctrica.:D

Não me parece que vamos ver mais alguma coisa siginificativa aqui no Algarve, o alerta foi retirado:mad::angry:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Pessoal não desanimem, :console: porque há-de vir o momento de glória de todos os utilizadores deste fórum... :p :w00t:

Lembrem-se do mês de Setembro de 2007... aí está a prova...
(Que saudades desses dias de trovoada :sad:)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A sondagem de Lisboa do meio dia foi deprimente. Atmosfera pouco saturada abaixo dos 700hPa, CAPE 0, LI bem positivo com uma inversão baixa.
A essa hora era difícil ser pior, não admira que nem um cumulo nascesse a sul :D

200810111208579skewtyx3.gif
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Por aqui sigo com 21,1 º e 1013 hPa. Céu encoberto. O vento enfraqueceu e os aguaceiros (poucos) que cairam foram fraquissimos. Grande desilusão. :sad:
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Tenho que ir para Espanha, aqui nunca passa-se nada:(, a festa era no Algarve afinal o Norte vai ter mais festa do que nós:angry::angry: Nunca registei 100 mm num dia que tristeza:sad:, há 15 dias foi ao lado, esta noite foi ao lado, algum dia há-de ser em cima:w00t:.
Oh Levante imagina 8 horas os trovões e os relâmpagos paradinhos em cima de Olhão era fixe:D, poupavamos energia eléctrica.:D

Não me parece que vamos ver mais alguma coisa siginificativa aqui no Algarve, o alerta foi retirado:mad::angry:

:D mas volto a dizer... ainda bem que o modelo Aladin falhou a previsão pra cá... se o monstrinho que esteve em Cádiz tivesse escolhido aqui o sotavento, nao ia ser nada de bonito!:eek: Mas sim, faltou mais espectáculo eléctrico aqui por cima, soube a pouco... especialmente pq era durante 8h podia ver-se (e muitas vezes ouvir-se) a actividade em alto mar, ficou quase tudo pelo mar, à excepção daquelas 3 células que deram belo barulho a Olhão :thumbsup:
Vamos ver a evolução deste novo fluxo de sul, será q há condições para se formarem células?! E já agora... chegarem cá?! É que está um dia tipico de levante, sol com algumas nuvens baixas tudo isto misturado com mto pó em suspenão vindo directamente do Sahara :D
 

Turista

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
464
Local
Peniche
Boa tarde a todos,

por estes lados apenas uns "pinguinhos" de chuva e nada mais a registar.
Parece que o pessoal do Alentejo e do Algarve é que está com sorte desta vez... ;)