Seg.Esp. Chuva e Vento: Depressão «Cristina» 5/6 Setembro 2008



rijo

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
252
Local
Queluz
Comunicado Protecção Civil

2008-9-4
Situação meteorológica adversa – precipitação e ventos fortes

De acordo com o Instituto de Meteorologia, prevê-se para amanhã, 5 de Setembro:

*
Períodos de chuva, por vezes forte e acompanhadas de trovoadas, em especial nas regiões do Norte e Litoral Centro. A precipitação estender-se-á mais para Sul com menos intensidade.
*
Vento forte no litoral a Norte do Cabo da Roca (até 45 km/h), até ao final da manhã, e muito forte nas terras altas (até 60 km/h), com rajadas da ordem dos 80 km/h.
*
Agravamento do estado do mar, que poderá dar origem a vagas na costa ocidental.

Face a esta informação meteorológica, espera-se:

*
Inundações em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
*
Danos em estruturas montadas ou suspensas;
*
Aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via;
*
Curto-Circuitos em casas antigas;
*
Queda de árvores.

Face ao exposto, e atendendo a que será o primeiro episódio de precipitação mais intenso das últimas semanas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda as seguintes medidas de prevenção e autoprotecção:



Chuva:

* Procure estar atento aos avisos e recomendações das autoridades competentes.
* Em caso de inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte os Bombeiros e o Serviço Municipal de Protecção Civil do seu Concelho.
* Desobstrua os sistemas de escoamento das águas pluviais e retire os inertes que possam ser arrastados.
* Limpe os bueiros, algerozes, caleiras e respectivos sistemas de escoamento.
* Ao conduzir, tenha em atenção que as estradas podem estar cortadas ou condicionadas ao trânsito. Reduza a velocidade, conduzindo com cuidado devido a possíveis congestionamentos de tráfego. Tenha especial atenção aos lençóis de água que podem formar-se nas vias e à diminuição da visibilidade, que poderá aumentar o número de acidentes de viação.

Vento forte:

* Feche portas e janelas e arrume equipamento solto, caixotes de lixo ou outros objectos.
* Preste atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.
* Sempre que possível, adie as viagens para as zonas afectadas pelos ventos fortes. Se não o puder evitar, modere a velocidade do veículo.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita colaboração com o Instituto de Meteorologia, difundindo os comunicados que se julguem necessários.

Protecção Civil
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olha que não Gil. O avisos continuam activos para o dia 5. :cool:

Era mais simples e rápido explicar a quem não sabe que no novo site do IM existem avisos para o próprio dia e seguinte e que realmente a opção não está assim tão visível à primeira vista pois não há distinção muito clara entre o que é informação como um título ou o que é um link ou botão clicável :p



avisoscx5.jpg
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Bem vinda de volta a outra forma de bom tempo!(não existe mau tempo) :lol: E para todos vcs um abraço, que já não vos "via" há muito tempo!Quanto a esta pequena regadela que vem amanha e face aos avisos todos (que eu considero bem aplicados!) não acham que a comunicação social está a alarmar demais ao dizer que o bom tempo só volta na segunda feira??Segundo o GFS durante o dia de sábado já vamos assistir à "limpeza" dos céus e domingo a mesma situação verifica-se...!Isto já para não falar das trovoadas anunciadas que podem acompanhar os chuviscos..aí eu pergunto: KIÉ DELAS???:huh: de facto, ou eu estou muito enganado ou o CAPE não indica grande potencial para estas trovoadas...!Se estiver errado corrijam-me por favor, mas realmente segundo a minha humilde análise, não vejo tudo o que eles indicam...!:confused:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,216
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Olha que não Gil. O avisos continuam activos para o dia 5. :cool:

Era mais simples e rápido explicar a quem não sabe que no novo site do IM existem avisos para o próprio dia e seguinte e que realmente a opção não está assim tão visível à primeira vista pois não há distinção muito clara entre o que é informação como um título ou o que é um link ou botão clicável :p

avisoscx5.jpg


:o Ups... não sabia mesmo da existência deste "botão"
Peço desculpa e agradeço a explicação:thumbsup:


O céu continua encoberto
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,896
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Comunicado Protecção Civil

2008-9-4
Situação meteorológica adversa – precipitação e ventos fortes

De acordo com o Instituto de Meteorologia, prevê-se para amanhã, 5 de Setembro:

*
Períodos de chuva, por vezes forte e acompanhadas de trovoadas, em especial nas regiões do Norte e Litoral Centro. A precipitação estender-se-á mais para Sul com menos intensidade.
*
Vento forte no litoral a Norte do Cabo da Roca (até 45 km/h), até ao final da manhã, e muito forte nas terras altas (até 60 km/h), com rajadas da ordem dos 80 km/h.
*
Agravamento do estado do mar, que poderá dar origem a vagas na costa ocidental.

Face a esta informação meteorológica, espera-se:

*
Inundações em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
*
Danos em estruturas montadas ou suspensas;
*
Aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via;
*
Curto-Circuitos em casas antigas;
*
Queda de árvores.

Face ao exposto, e atendendo a que será o primeiro episódio de precipitação mais intenso das últimas semanas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda as seguintes medidas de prevenção e autoprotecção:



Chuva:

* Procure estar atento aos avisos e recomendações das autoridades competentes.
* Em caso de inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte os Bombeiros e o Serviço Municipal de Protecção Civil do seu Concelho.
* Desobstrua os sistemas de escoamento das águas pluviais e retire os inertes que possam ser arrastados.
* Limpe os bueiros, algerozes, caleiras e respectivos sistemas de escoamento.
* Ao conduzir, tenha em atenção que as estradas podem estar cortadas ou condicionadas ao trânsito. Reduza a velocidade, conduzindo com cuidado devido a possíveis congestionamentos de tráfego. Tenha especial atenção aos lençóis de água que podem formar-se nas vias e à diminuição da visibilidade, que poderá aumentar o número de acidentes de viação.

Vento forte:

* Feche portas e janelas e arrume equipamento solto, caixotes de lixo ou outros objectos.
* Preste atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.
* Sempre que possível, adie as viagens para as zonas afectadas pelos ventos fortes. Se não o puder evitar, modere a velocidade do veículo.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita colaboração com o Instituto de Meteorologia, difundindo os comunicados que se julguem necessários.

Protecção Civil


A meu ver isto não passará de um dia de chuva fraca a moderada com algum vento ( uma ou outra rajada sem nada de especial) acho todos estes alertas um exagero típico do IM..... Basta dar uma olhadela na imagem satélite para perceber que a massa nebulosa nem sequer parece muito activa na parte que nos calha ou (poderá vir a calhar a nós)...a grande actividade passa ( neste momento) mais a norte de Portugal e mais perto do centro da depressão...Alerta ALERTA era se aquela depressão em cavamento viesse em direcção de Portugal cruzando o Pais...ou se estivesse neste momento frente às costas de Portugal.....

Mas claro mais vale prevenir que remediar :thumbsup:

Aqui no Porto neste momento:
T:18º
Vento SW 15 km/h ( rajada máxima do dia : 29 km /h à bocado ás 22:10 direcção SSW)

Pressão 1011 hpa ( a descer lentamente)

Não chove..
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Snifa, não sei se concordas ou não comigo, mas eu ainda fiquei mais baralhado com o "julgamento" do ESTOFEX relativamente às trovoadas...!Começam a ser entidades a mais contra mim, apesar de eu me manter firme e dizer que não vem trovoada nenhuma...!Quanto à chuva e ao vento..Acredito bem em ambas, se bem que a parte do vento vem pela manha antes do pico de precipitação que deverá ser, aqui pelas nossas bandas, entre o meio dia e as 15:00.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
:o Ups... não sabia mesmo da existência deste "botão"
Peço desculpa e agradeço a explicação:thumbsup:


O céu continua encoberto


Gil... tens de fazer como eu faço... eu carrego nos botões todos para experimentar tudo. Alguma coisa sempre acontece... :lol:

Não sei porquê, vejo o pessoal a desvalorizar o episódio de 5/6 de setembro.
Eu olho para os modelos e mesmo estando cá em baixo acho que vai ser muito interessante... :)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,896
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Snifa, não sei se concordas ou não comigo, mas eu ainda fiquei mais baralhado com o "julgamento" do ESTOFEX relativamente às trovoadas...!Começam a ser entidades a mais contra mim, apesar de eu me manter firme e dizer que não vem trovoada nenhuma...!Quanto à chuva e ao vento..Acredito bem em ambas, se bem que a parte do vento vem pela manha antes do pico de precipitação que deverá ser, aqui pelas nossas bandas, entre o meio dia e as 15:00.

Boa noite Tiagofsky!

Eu também acredito na chuva e vento para amnhã apenas acho que não será algo fora do "normal".Quanto a trovoadas já é mais complicado, embora neste momento não me pareca que vão ocorrer...Mas claro podem desenvolver-se células mais activas na frente fria e na fase de passagem da frente ocorrer uma ou outra descarga acompanhada de chuva forte.Lembro-me que há uns anos uma frente fria que parecia pouco activa e desorganizada à medida que se aproximava foi desenvolvendo grandes células que resultaram em fortes aguaceiros e trovoadas vindas do mar....nesse dia aqui no Porto caiu numa hora cerca de 60 mm de chuva! Não me recordo da data mas foi há uns anos largos já...penso que em meados dos anos 80...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Também não espero trovoadas, apenas se a frente for um pouco mais virulenta no noroeste. Não estou a perceber de onde vem isto do Estofex para o sul, não vejo nada nem sequer nos mapas do Lightning Wizard que o Estofex usa.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Também não espero trovoadas, apenas se a frente for um pouco mais virulenta no noroeste. Não estou a perceber de onde vem isto do Estofex para o sul, não vejo nada nem sequer nos mapas do Lightning Wizard que o Estofex usa.

Eu acho que é um devaneio do estofex, deverá ser para criar emoção:D.
Na minha opinião o centro e sul não deverão ter os registos de precipitação que apontavam à alguns dias atrás os modelos(espero estar enganado), e agora até tem retirado bastante precipitação nestas zonas do pais, no entanto á um factor que poderá incrementar os niveis de precipitação, a velocidade com que a frente fria vai atravessar Portugal, mas à outro factor negativo é o ar pós frontal não ser muito instavel, o que é logico nesta altura do ano, mais ainda com temperaturas da agua do mar abaixo do normal(anomalia negativa)e havendo menos calor latente.