Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/21 Janeiro



snowstorm

Cumulus
Registo
24 Nov 2008
Mensagens
141
Local
Lisboa (VfX)
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Previsão para 4ª Feira, 21 de Janeiro de 2009

Períodos de céu muito nublado.

Aguaceiros no litoral Norte e Centro passando a periodos de chuva

e estendendo-se às regiões do interior para o fim do dia.

Queda de neve acima 200 metros subindo gradualmente

a cota de neve para os 1400 metros ao longo do dia.

Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de noroeste, soprando

temporariamente forte a muito forte (40 a 60 km/h) com rajadas da

ordem dos 90 km/h nas terras altas.

A partir do meio da tarde, rotação do vento para sudoeste forte

(35 a 55 km/h) com rajadas da ordem dos 85 km/h no litoral

e terras altas.

Pequena subida da temperatura máxima e pequena descida da mínima.
Previsão para 5ª Feira, 22 de Janeiro de 2009

Céu muito nublado.
Chuva, por vezes forte nas regiões Norte e Centro.
Vento moderado a forte (30 a 50 km/h) de sudoeste, soprando
temporariamente com rajadas da ordem dos 70 km/h nas terras altas.
Subida de temperatura.

OS METEOROLOGISTAS: Paula Leitão

Fonte - IM

no dia 09/01/09 surgiu este tipo de possibilidade? Nevar aos 200 meteros? :surprise:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

s91g2300.jpg


Já é possível ver a entrada de ar frio, mas será que as nuves se deslocam mais para sul, tal como as massas de ar mais frio?
Se al´guém me explicar, agradeço.;)

Cumprimentos :)

Neste momento ainda temos um Fluxo forte de NW mas nas próximas horas com o deslocar do AA para Este a corrente vai passar a ser mais NNW o que vai permitir que os aguaceiros afundem de norte para sul mais a partir do meio da madrugada e dia de terça ;)
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,208
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Boas, há pouco o meu pc foi abaixo. E a partir daqui contínuo a acompanhar pelo telemóvel. Continua o céu muito nublado embora não chova mas o vento é que continua moderado. Neste momento tenho 10-6 graus. Começou a descer bem. Até logo!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Começam a entrar as nuvens mais "pesadas" hehehe. Fantástica a imagem de satélite!!!

Sigo com uns desgostosos 6,2º

Online 74 membros e 122 visitantes. Boa !!!:thumbsup:

Sim de facto Fantástica ! :shocking: Eu continuo com a sensação que as nuvens mais pesadas vão entrar por França, e norte de Espanha ( região mais oriental do Cantábrico talvez ), a não ser que haja uma tendência para todo o sistema de aguaceiros e trovoadas se deslocar mais para sul e aí entrar mais por Portugal...mas para já parece-me uma deslocação NW - ESE....
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Vamos lá a ver o evoluir da situação, eu não acredito muito que o GFS se engane de forma tão marcada, já que ainda prevê quantidades razoáveis de precipitação durante o dia de amanhã.

E com tanto frio em altura estou mesmo curioso por ver o que vai acontecer, embora ache que não se verificará integralmente o cenário previsto de cotas tão baixas pelo IM. Ainda assim é de louvar a previsão que fizeram, já que, para além de demonstrar coragem, permite pôr os meios de prevenção todos em funcionamento atempadamente. Se em outras situações se poderia apontar o dedo por alguma falta de audácia na previsão, nesta acho que não há nada a dizer :thumbsup:
 

*Marta*

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
263
Local
Lisboa
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Cerca de 1ºC e está a acumular pois está tudo bem seco...:thumbsup:

Na zona baixa da cidade não neva, mas cheira-me que é hoje que largo a correcção dos testes e vou meter-me no jipe com a máquina e ir aí acima!! :D
 

ruiadam

Cumulus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
139
Local
Guarda - Altitude 1010 m - Neste momento estou em
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Na zona baixa da cidade não neva, mas cheira-me que é hoje que largo a correcção dos testes e vou meter-me no jipe com a máquina e ir aí acima!! :D

Se tal se justificar eu aviso...;) Para já não vale a pena dares-te ao trabalho de sair de casa