Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/21 Janeiro

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Tópico especial de seguimento desta superfície frontal que nos começa a afectar no dia 19 e será acompanhada de chuva, vento e forte ondulação. A situação de pós-frontal deverá ser caracterizada por aguaceiros de neve em cotas relativamente baixas.

Tudo aponta para que sejam as regiões norte e centro as mais afectadas por este evento, nomeadamente o norte e centro litoral.


Aviso MeteoPT.com
As análises, previsões ou alertas neste fórum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões e alertas oficiais consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Re: Seguimento Especial - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte - 19 / 22 Janeiro

Bom...cá aguardo a segunda grande nevada deste inverno em Paços de Ferreira... :cold:
Estou algures entre o "anda cá, nevezinha, anda que és tão linda..." e o "oh não... se for nevão mesmo, aí vem o caos novamente..."
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Re: Seguimento Especial - Chuva, Neve, Vento, Ondulação - 19 / 22 Janeiro

boas

Situação a acompanhar nestes próximos dias, os vários modelos estão em sintonia podendo a cota ir até aos 200m.
A possível convecção associada pode trazer queda de neve acentuada para algumas zonas.


Por isso e muito mais, chamo a atenção de todos nestes próximos dias a situações de algum perigo como por exemplo: cheias rápidas, gelo na estrada, devido ao vento alguns detritos na estrada, junto à costa a ondulação pode alcançar os 8.4m.

abraços
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Re: Seguimento Especial - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte - 19 / 22 Janeiro

que não tive sorte nenhuma no dia 9 de janeiro ( apenas uns floquitos de saraiva), ainda gostava de ver alguma surpresa aqui pelas minhas bandas, como em 2006 :rolleyes: P.S pelo que leio e vejo , axo k ainda não é desta..:mad:
 
Editado por um moderador:

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seguimento Especial - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte - 19 / 22 Janeiro

Pessoal é preciso ter calma.

Desculpem a comparação mas é o melhor que encontro: esta superfície frontal vai atravessar Portugal como se fosse uma faca a atravessar uma laranja, quase "horizontalmente".

Explicitando melhor, a maior parte das superfícies frontais atravessa Portugal do litoral para o interior, mas paralelamente a Portugal, enquanto que esta o vai fazer mas perpendicularmente.

É por isso que a chuva vai demorar mais um pouco do que o habitual até passar toda toda.

É a minha opinião. :thumbsup:
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Re: Seguimento Especial - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte - 19 / 22 Janeiro

Eu desta vez até vou as aulas para ver nevar :lol:

Ou entao, vou ao hospital que é um dos locais mais altos de Gaia (Monte da Virgem) :D

Logo que traga boas surpresas a todos vocês, e a mim também :w00t:

Boa-sorte a todos:thumbsup:
 
Editado por um moderador:

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Re: Seguimento Especial - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte - 19 / 22 Janeiro

Boa Noite:)

Para mim a unica surpresa que eu queria é que trouxe-se trovoadas:D, mas não estou muito confiante:(, enquanto ao resto gostava que estes dias fossem bem molhados, e claro que nevasse muito nos locais habituais;).
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Re: Seguimento Especial - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte - 19 / 22 Janeiro

Pode ser que caia alguma coisa aqui, que desde 2006 até agora ainda não caiu nada excepto água neve segundo o que um familiar meu disse quando estava na rua.

Por outro lado numa aldeia de pouco menos de 1000 habitantes na extrema norte do concelho(na serra d'aire) nesse dia nevou e estamos apenas separados por 8km. Aliás já lá nevou 2 vezes este ano, uma em 2007 e outra em 2006(segundo o que eu me lembro).
 
Editado por um moderador:

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Re: Seguimento Especial - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte - 19 / 22 Janeiro

Por aqui, morrinha desde as 6 da manhã.
Agora, com uma agravante, as rajadas fortíssimas de vento que levantam tudo e abanam as janelas com violência...
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Re: Seguimento Especial - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte - 19 / 22 Janeiro

Eu desta vez té vou as aulas para ver nevar :lol:

Ou entao, vou ao hospital que é um dos locais mais altos de Gaia (Monte da Virgem) :D

Logo que traga boas surpresas a todos vocês, e a mim também :w00t:

Boa-sorte a todos:thumbsup:

Para nós por aqui acho muito difícil João, mas logo se verá na Terça-Feira. Acredito que a cota possa andar pelos 200m mais para Norte, mas para aqui na nossa zona não tenho grandes esperanças.
 

Nashville

Cirrus
Registo
6 Jan 2009
Mensagens
99
Local
Vila Nova de Gaia (Madelena)
Re: Seguimento Especial - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte - 19 / 22 Janeiro

boas.

sendo a cota de 200m é bem possível que nos locais mais altos de Gaia
por ex (Monte da Virgem) possa cair alguns flocos a meias com chuva ;)

olha que no dia 9 na zona do marques nevou bem só faltou mesmo acumular.:)

a ver vamos.

cumps
Nashville
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Re: Seguimento Especial - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte - 19 / 22 Janeiro

boas.

sendo a cota de 200m é bem possível que nos locais mais altos de Gaia
por ex (Monte da Virgem) possa cair alguns flocos a meias com chuva ;)

olha que no dia 9 na zona do marques nevou bem só faltou mesmo acumular.:)

a ver vamos.

cumps
Nashville

Lá estão vocês a sobrepor os acontecimentos. Até pode nevar a dobrar ou nem a chuva ser forte. As entradas têm características distintas. Há algum potencial para voltar a nevar no Porto, mas ela não vai cair porque dia 9 também caiu. Não é uma regra de 3 ;)
 

Nashville

Cirrus
Registo
6 Jan 2009
Mensagens
99
Local
Vila Nova de Gaia (Madelena)
Re: Seguimento Especial - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte - 19 / 22 Janeiro

Lá estão vocês a sobrepor os acontecimentos. Até pode nevar a dobrar ou nem a chuva ser forte. As entradas têm características distintas. Há algum potencial para voltar a nevar no Porto, mas ela não vai cair porque dia 9 também caiu. Não é uma regra de 3 ;)

bom eu não estou a sobrepor nada...
simplesmente referi um registo dado no dia 9 para o sítio já referenciado....

sublinho a ver vamos.;)

cumps
Nashville