Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 22 a 27 Maio 2008

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 22 a 26 Maio 2008

Não te distraias nas aulas Gil! :D

Se fosse só eu a distraír-me...:D é que mal começa a chover... chovem também "milhares" de perguntas...:lol::hehe:... e não são só os alunos...:hehe:

Temperatura nos 16,2ºC
Vento a 15,8 km/h

Cumulus... e cumulus...:)


Esta ultima imagem de satélite é algo bonita...:D

depressoportugala270520yw3.jpg
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 22 a 26 Maio 2008

Esta ultima imagem de satélite é algo bonita...:D

Antecipaste-te, estava precisamente a fazer uma animação do vórtice atmosférico que atravessa o país nas últimas horas, sempre interessante de se ver e registar.

anim-28.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 22 a 26 Maio 2008

Neste momento parece que Estremoz está no "olho" do centro de baixas pressões

Penso que não corresponde a um centro de baixas pressões à superficie. Trata-se de um vórtice atmosférico/turbilhão provocado pela circulação do vento desde os niveis baixos aos altos da atmosfera. Em altura o Jet com isto está efectivamente a criar um pequeno nucleo depressionário mas não reflectido na superficie, talvez muito ligeiramente apenas. E será apenas nestas horas pois depois não o aprofunda e acabará rapidamente absorvida pelo vale em altura durante a tarde.


Superficie vs. 500 hpa segundo o GFS para as 12Z.

gfs-8.gif


GFS 500hPa 06/12/18z

gfs2.gif
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Aqui não choveu assim tanto durante a noite e registo desde as 0h 2,1mm de chuva, a temperatura minima foi de 13,6ºC...
Agora céu coberto e vai pingando por vezes, 18,3ºC,68%HR, 1008,5hpa
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 22 a 26 Maio 2008

Bons dias,

Miguel, com a chuva desta manhã que caia moderada quando sai de casa, aposto que já chegámos aos 500mm este ano em Setúbal, só desde Janeiro...

Em Vila Franca de Xira, chove fraco e um vento moderado.

Tá fresquinho :cold:

Sim já lá vão os 500mm desde Janeiro mas como tenho a estação desde Fevereiro não tenho o registo de Janeiro mas de Fevereiro até ao dia de hoje já levamos em Setúbal 494,1mm :thumbsup:
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 22 a 26 Maio 2008

Sim já lá vão os 500mm desde Janeiro mas como tenho a estação desde Fevereiro não tenho o registo de Janeiro mas de Fevereiro até ao dia de hoje já levamos em Setúbal 494,1mm :thumbsup:

Obrigado :)

Parece então que temos um ano não tão seco quanto isso. Se podermos considerar no ano hidrológico médias de cerca de 600mm de precipitação, estamos lá perto ou até penso já termos passado essa barreira desde 1 de Outubro :thumbsup:
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
Por aqui tem chovido que se farta!

TENHO UMA DUVIDA:
Esta posição do AA é normal ou há alguma causa para isto??

É que não é normal este tempo nesta altura do ano, pelo menos nunca me lembro de nada assim!!:(:(:disgust::disgust::unsure:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Por aqui tem chovido que se farta!

TENHO UMA DUVIDA:
Esta posição do AA é normal ou há alguma causa para isto??

É que não é normal este tempo nesta altura do ano, pelo menos nunca me lembro de nada assim!!:(:(:disgust::disgust::unsure:

Não, não é normal o normal seria que ele se estendesse em crista até nós mas está concentrado para Oeste não quer nada conosco :lmao: já no Inverno adora estar conosco deve ter frio no Atlantico Norte :cold::lmao: a posição irá manter-se nos proximos dias (provavelmente meses:unsure:) :hehe:

 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Cenário diferente em relação aos últimos dias por aqui!

O sol brilha e neste momento está até bem agradável (a temperatura não deve estar longe dos 20ºC ou até um pouco mais). Mas as torres continuam erguidas! Nuvens com uma altura considerável e ar ameaçador! Eu até diria que está tempo de trovoada... Se o CAPE não tivesse tão baixo nas previsões até acreditava...
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
...
...a posição irá manter-se nos proximos dias (provavelmente meses:unsure:) :hehe:




Nunca se sabe...nunca se sabe:lmao:





3,5mm aqui pela Ravessa até ao momento.

Temp.max. 16,8ºC
Humid. 78%
Pressão 1006hPa
Vento 14,4Km/h




:p
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
TENHO UMA DUVIDA:
Esta posição do AA é normal ou há alguma causa para isto??

O AA está não podia estar mais no sitio dele, está mesmo estacionado à porta de casa.

aa.gif



É que não é normal este tempo nesta altura do ano, pelo menos nunca me lembro de nada assim!!:(:(:disgust::disgust::unsure:


Há exactamente um ano atrás olhando para a estação MeteoPortela Lisboa teve como máxima 17.8 °C e hoje a mesma estação regista neste momento 17.7 °C. Também estava céu nublado e também choveu qualquer coisa durante a manhã. Há dois anos estavam 33ºC e há três anos estavam 21ºC.

Comparando a situação sinóptica:

gfs-9.gif


Vemos que este ano temos um anticiclone ligeiramente mais fraco e uma situação depressionária mais forte mas que também não é nada de excepcional em termos de pressão.

Será este ano assim tão anormal ? Temos falando desse assunto no tópico do clima de Portugal, passem por lá e participem:
http://www.meteopt.com/forum/climatologia/monitorizacao-clima-de-portugal-2008-a-1810-new-post.html

Mas o que é normal e anormal ? O clima não será a média das "anormalidades" ? Muito mais anormal foram os 33ºC que se fizeram sentir em Lisboa medidos nessa mesma estação em 2006. Aí se calhar poucos para além de nós no forum e dos agricultores falariam do tempo estar normal ou anormal.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
O AA está não podia estar mais no sitio dele, está mesmo estacionado à porta de casa.

Vince, a ser correcta a tua análise (que ilustraste devidamente) corres o risco de entrar num conflito institucional :D ! Isto porque tenho a ideia de ontem ouvir fonte do IM à RTP qualquer coisa como "a situação actual é devida a um deslocamento do anticiclone dos Açores (...)" Não me recordo bem do resto, não sei se a senhora que falava disse para oeste, ou sudoeste...

Anyway o resto não posso tar mais de acordo, já disse noutro lado que isto da memória meteorológica, é tão, mas tãããããoooo volátil!

Por aqui acentua-se o vento agora... tarde "curiosa" esta...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vince, a ser correcta a tua análise (que ilustraste devidamente) corres o risco de entrar num conflito institucional :D !

Isso já não sei, agora que ele agora está nos Açores isso está.

Nos próximos dias ele vai enfraquecer para fortalecer novamente no fim de semana, provavelmente estão a referir-se a isso.


anim-29.gif


Posição anormal seria estar como estava nesta altura em 2006:

aa2.gif




Nos próximos dias é que se vai formar uma depressão no Atlântico