Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 22 a 27 Maio 2008

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 22 a 25 Maio 2008

porque e que no radar do meteo na zona do porto na aparece a precipitação mais pro lado do vermelho???

ja que chove torrencialmente em algumas zonas?? :rolleyes:

Agora acalmou, céu muito nublado mas com o sol a espreitar !

15,9ºC !

porque e que no radar do meteo na zona do porto na aparece a precipitação mais pro lado do vermelho???

ja que chove torrencialmente em algumas zonas??

O norte está mal coberto pelo radar.
Há um em Coruche, outro em Loulé.
E há agora luz verde para instalar um a norte.
Por aqui no forum já se falou nisso.
Será por tal que a norte de Coimbra a nitidez na quantidade de precipitações é muito esbatida.
Todavia, agora por aqui há uma pausa .Escuro, muito escuro a Leste do forte aguaceiro que por aqui passou e começa mais negro a aproximar-se de Oeste.
E se agora o sol espreita daqui a uns minutitos talvez venha mais uma frande molha...

ja que chove torrencialmente em algumas zonas?? :rolleyes:

Repara na imagem do radar:

Trata-se do mosaico dos dois radares (Loulé e Coruche) que nós dá a intensidade da precipitação.
Se reparares, o centro do mosaíco dos radares situa-se no Alentejo, a sudoeste de Évora, e a Noroeste de Beja.
Ora, o primeiro circulo em volta desse ponto, cujo raio é 100km, corresponde à área de precisão máxima do radar.
À medida que nos afastamos do ponto central, aumenta o erro de análise do radar, até que a distâncias superiores a 300km, os valores são meramente indicativos.
Como vês a região do Porto situa-se para lá desses 300km (3ºcirculo), e por isso as manchas de precipitação azul que vemos são meramente ilustrativas. Aliás, acho que só pelo facto de serem capturadas pelo radar, já significa que a precipitação é forte, porque em caso de chuva fraca o radar nem deve dar pela ocorrência desta nesses lugares. :thumbsup:
Algures num futuro próximo (esperemos nós), está prevista a contrução de um radar na zona de Arouca que irá cobrir toda a região norte que está carecida das imagens de radar ;)

Por aqui segue o céu nublado. Sem nada de significativo.
0,8mm desde as 0h.

EDIT
Ups, atrasei-me! :hehe:
O nimboestrato já havia explicado... :hehe:

Bem eu gostaria de salientar a possibildade de Queda de Neve acima dos 1600m para hoje e amanha. è que tendo em conta estarmos a 24 de maio é de salientar.
por coimbra nuvens com abertas.

boas
Finalmente um bom aguaceiro,durou 5 minutos, e serviu para tirar a barriga de misérias:D

Não me encontro em casa, mas sim em Alfragide... (estou perto:p:p)

Cai agora um aguaceiro moderado:D

Está fresquinho...:)

Por aqui tudo calmo! Ameaça bastante mas quando chega a hora da verdade... nada :mad: ou uns aguaceiros de vez em quando!
Trovoada nada, e granizo muito menos :sad: . Vamos esperar para ver o que vai dar!!!
1009.7 hpa
18.8 ºc
66% Humidade

Boa tarde

Não me encontro em casa, mas sim em Alfragide... (estou perto:p:p)

Cai agora um aguaceiro moderado:D

Está fresquinho...:)

Estou-te a ver Gilmet!
Aqui está o teu aguaceiro moderado:

Fantkboy, hoje é mesmo vê-los passar.
Ainda nem 1mm recolhi aqui em baixo!:hehe:
Vou agora para os teus lados, ao parque de merendas da serra da Amoreira!;)

Fantkboy, hoje é mesmo vê-los passar.
Ainda nem 1mm recolhi aqui em baixo!:hehe:
Vou agora para os teus lados, ao parque de merendas da serra da Amoreira!;)

Fazes bem! De lá tens uma vista preveligiada :nicephoto:
Tiras umas boas fotos ao sol que neste momento anda a espreitar! :unsure:

Algum sol e 10,5ºC por agora, mas durante um aguaceiro, alguns minutos atrás, a temperatura caiu para 8,2ºC.

Depois de ter parado de chover:

O norte está mal coberto pelo radar.
Há um em Coruche, outro em Loulé.
E há agora luz verde para instalar um a norte.
Por aqui no forum já se falou nisso.
Será por tal que a norte de Coimbra a nitidez na quantidade de precipitações é muito esbatida.
Todavia, agora por aqui há uma pausa .Escuro, muito escuro a Leste do forte aguaceiro que por aqui passou e começa mais negro a aproximar-se de Oeste.
E se agora o sol espreita daqui a uns minutitos talvez venha mais uma frande molha...

Trata-se do mosaico dos dois radares (Loulé e Coruche) que nós dá a intensidade da precipitação.
Se reparares, o centro do mosaíco dos radares situa-se no Alentejo, a sudoeste de Évora, e a Noroeste de Beja.
Ora, o primeiro circulo em volta desse ponto, cujo raio é 100km, corresponde à área de precisão máxima do radar.
À medida que nos afastamos do ponto central, aumenta o erro de análise do radar, até que a distâncias superiores a 300km, os valores são meramente indicativos.
Como vês a região do Porto situa-se para lá desses 300km (3ºcirculo), e por isso as manchas de precipitação azul que vemos são meramente ilustrativas. Aliás, acho que só pelo facto de serem capturadas pelo radar, já significa que a precipitação é forte, porque em caso de chuva fraca o radar nem deve dar pela ocorrência desta nesses lugares.
Algures num futuro próximo (esperemos nós), está prevista a contrução de um radar na zona de Arouca que irá cobrir toda a região norte que está carecida das imagens de radar

Obrigado nimboestrato e André por me explicarem tudo sobre os radares..ja percebi :thumbsup:

por aqui cai agora um aguaceiro moderado :rain: