Seg. Especial - Depressão «Dina» e «Érica» 28 Jan/2 Fev 2009

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom, após um dia em que a pressão baixou aos 982,6hPa e a Érica deixou cá 31,7mm de precipitação, acho que não há mais nada a dizer!!! julgo que tão cedo não haverá outro dia com estes valores...pelo menos aqui!!!!:D
 


LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Será que agr quando isto acalmar acabaram se as chuvas e neves?

É que parece que ja choveu pelo inverno inteiro, e na verdade so vamos a meio dele.:lol:

Será que ainda vamos ver muitas depressoes como estas este inverno ?
 

BRUNO MATIAS

Cirrus
Registo
16 Out 2005
Mensagens
50
Local
Monte de Caparica
Há pouco caiu um aguaceiro moderado, mas agora parou.

9.2ºC

Boa noite a todos!

Não sou um sabio nesta materia de meteorologia...mas algo que me intriga...com uma pressão tão baixa não era para haver mais actividade?
Os aguaceiros têm sido fracos e pouco persistentes!
Estou desiludido nessa materia, e esperava que o vento continuasse ainda que mais fraco!
Já vi granizo etc com uma pressão bem mais alta!
:disgust:
Alguem que me esclareça.Obrigado!

Boa noite!
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Bom, após um dia em que a pressão baixou aos 982,6hPa e a Érica deixou cá 31,7mm de precipitação, acho que não há mais nada a dizer!!! julgo que tão cedo não haverá outro dia com estes valores...pelo menos aqui!!!!:D

Como te entendo...
Sim. Seguramente que a conjugação desses dois registos, aí,
é quase impossível voltar a acontecer nos próximos , sei lá, quantos anos.
982 hPa e 32 mm de precipitação?
Hoje foi um dia histórico ,por essas bandas.
Coisa que este Inverno não nos tenha habituado em muitas outras ,
no luso rectângulo , diversas vezes...
Belo Inverno...
 

Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)
Será que agr quando isto acalmar acabaram se as chuvas e neves?

É que parece que ja choveu pelo inverno inteiro, e na verdade so vamos a meio dele.:lol:

Será que ainda vamos ver muitas depressoes como estas este inverno ?

Olá Luís:)

Afirmar que “já choveu pelo Inverno inteiro”, acredito que como resposta o não é garantido;), já quanto ao surgimento de depressões como esta _tendo em vista que nenhuma é igual às anteriores, não esqueçamos que se o Fevereiro se comportar dentro do seu habitual padrão certamente nos trará cenas interessantes!...:thumbsup:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Grande Érica, esta!

Precipitação Acumulada: 58,2mm
Pressão Mínima: 985 hPa
Vento Máximo: 109,5 km/h

Digamos que estou satisfeito!:p



Hoje, o Dia nasce com Céu Pouco Nublado. Caiu um Aguaceiro, durante a Madrugada, tendo contabilizado 1mm!

A Temperatura desceu aos 7,1ºC, e neste momento encontro-me com 7,8ºC

Humidade a 97%
Pressão a 994 hPa (A subir lentamente)
Vento a 5,8 km/h de N (360º)
Ponto de Orvalho nos 5,8ºC
Variação de Temperatura de +0,1ºC/h
 

Madragoa

Cumulus
Registo
10 Jan 2009
Mensagens
276
Local
Conde Barão,(Lisboa)(25M) Almórnos,(Sintra
Bom Dia,e boa semana para todos:thumbsup: sigo pelo centro de Lisboa ,Temp.7,5c.céu nublado,vento fraco NW,durante a noite houve alguns aguaçeiros,:rain:,pressão 991hpa,Resumindo ,a `Érica`,foi generosa,penso que talvez tenha sido mais (vigorosa) no centro e sul.Mas tanbem o Norte tem tido (festa )....:D,com fartura este ano,por isso dividiu se o mál pelas aldeias,foi a nossa vez de sentir o POWER:lmao:,mas acho que esta semana há mais festa:thumbsup:
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Bom dia

Céu quase limpo; 991 hPa de pressão e 8º C de temperatura; vento fraco.

A pressão, durante esta semana, não deve subir muito mais, pois aproxima-se nova depressão (cujo nome é (?)) que terá valores de pressão próximos ou mais baixos do que o que temos agora.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bom Dia!

Em jeito de resumo das duas depressões que nos afectaram, aqui por Coimbra.

Curiosamente e apesar da maior dimensão da Érica, foi a Dina que acabou por ser preponderante para as consequências mais significativas na zona. A quantidade de precipitação na sexta feira foi muito significativa, com lençois de água a formarem-se em toda a cidade e aumento do caudal do rio Mondego que posteriormente veio a causar alguns problemas.
A Erica por aqui fez-se sentir mais ao nível do vento que soprou forte sobretudo na noite de Sábado. Destaque para a pressão que desceu para valores recorde na minha estação de 982hPa! A precipitação, embora tenha sido a espaços intensa na noite de Sábado, acabou por não surpreender. Trovoadas (que tenha reparado), zero!
Domingo foi um dia com alguns aguaceiros fracos e nada mais...

Hoje céu pouco nublado, um sol divinal e pressão em 992hPa, com a estação a indicar tempestade, o que vem mostrar duas coisas. Pressões baixas nem sempre indicam mau tempo, sobretudo se forem resultado de subida de pressões ainda mais baixas :p e também que o forecast das estações é meramente indicativo e altamente falível!