Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009



ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Tendo em conta que já vou com 3,0ºC e 71% humidade, e que a precipitação tarda em chegar cá, parece que já não é desta que acontece por aqui uma pequena surpresa!! Talvez na Fóia tenha caido qualquer coisa. Fica para uma próxima oportunidade...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Parabéns aos felizes contemplados :thumbsup:

Eu por aqui desisti quando o psm relatou 3,5/4ºC com precipitação na Pena/Sintra (400m) e o André exactamente a mesma coisa na Amoreira/Odivelas (300m). O destino estava traçado. Ao contrário de que aconteceu em 2006, desta vez ou a precipitação era muito fraca e não ocorreu o milagre alfacinha. Nesse ano de 2006 a queda da precipitação conseguiu baixar a temperatura em cerca de 5ºC para estes lados. Em 2007 não foi tanto, uns 3ºC, mas este ano nem isso. Ou possivelmente aqui no litoral não havia ar frio suficiente em altura que a precipitação arrastasse para baixo. Provavelmente uma mistura de ambas as situações.

Fica para a próxima, já foi um dia memorável para algumas zonas, histórico para o Minho e Grande Porto, que há muito o esperavam (para alguns foram 25 anos) e mereciam. E a neve regressou também ao Alentejo. Coimbra e muitos outros locais viram sleet, o que também já não acontecia há bastante tempo.
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Não é mesmo. Lá fora parece outra cidade. Uma do norte da europa!

LINDO!!!
Eu pouco percebo de meteorologia comparativamente à maioria das pessoas do fórum... .. mas, eu creio que Paços tem também um microclima especial que favorece esta amplitude térmica tão acentuada ao longo do ano... Paços de Ferreira tem um clima que podia perfeitamente ser de uma cidade transmontana... Já o constatamos diversas vezes...E no entanto fica a 25km do Porto.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Porto, estão -3ºC, igualou o recorde que tinha. Lá fora tudo branquinho com geada e gelo. Vou dar uma vista de olhos!

Esperemos por nova neve no domingo/segunda
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bom dia pessoal, estou com uma directa! :D

Bem belo nevão, à moda antiga! ;) Pena a falta de precipitação e a cota de acumulação estar pelos 300/400 mts, logo só nos pontos mais altos da cidade acumulou alguma coisa de jeito. Apenas quando nevava intensamente, com umas pastas de neve enormes é que ela começava a pegar nos locais mais baixos, mas infelizmente essa precipitação era só aos bocados. Mas vi nevar como nunca em outro lugar. Brutal mesmo! :shocking:

Aqui lhes deixo um pedacito, depois faço uma reportagem mais alargada! :cool:

A Praça da Republica (O ponto mais central aqui da aldeia! :) )
p1103940mediumjz7.jpg


p1103941mediumpr8.jpg



Acumulação em zonas que tinham grande geada à hora da precipitação
p1103974mediumle2.jpg


Esta, junto ao Aqueduto da Amoreira o ex-libris da cidade
p1103919mediummp2.jpg


dsc05819mediumue3.jpg


No Forte da Graça (antigo presidio militar, mal amado pois para aqui vinham muitos dos presos politicos)
p1104038mediumea2.jpg


Tamanho dos mega-flocos, se levasse com uma coisa desta numa vista ficava cegueta! :D :lmao:
dsc05805mediumbz1.jpg


A fazer umas festinhas na menina :w00t:
p1103938mediumtw4.jpg


E por último, não me esqueci de vocês. Aliás o gosto em assistir a um fenómeno destes foi multiplicado por cada membro deste espectacular fórum! :thumbsup:
p1104003mediumpq3.jpg


Quando começou a nevar tinha 1,8ºC e no fim da nevada, fiquei com -1ºC.

Um abraço pessoal que ainda vou desfrutar dela. :amigos:

Ahhh já me esquecia, fui a Badajoz colocar gasosa para o coche e lá apenas caiu chuva, segundo o que me disseram nas bombas.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Pelo menos caiu em Monchique:thumbsup::

Frio/Algarve: Neve começou a cair em Monchique pouco antes das 08h00m - protecção civil
10 de Janeiro de 2009, 08:42

Lisboa, 10 Jan (Lusa) - A neve começou a cair em Monchique, no Algarve, pouco antes das 08:00, mas ainda sem causar quaisquer transtornos, adiantou à Lusa fonte do comando distrital de operações de socorro (CDOS) de Faro.

"Fomos informados de que começou a nevar na povoação de Monchique" cerca de dez minutos antes das 08:00, referiu a mesma fonte.

A protecção civil não vai, para já, activar meios para o local, uma vez que cerca das 08:15 não havia ainda "nada a registar".

Àquela hora, a capital do Algarve, Faro, registava cinco graus.

Segundo o Instituto de Meteorologia (IM), o tempo frio, com acentuado arrefecimento nocturno, vai continuar até domingo, sendo possível a queda de neve em todas as regiões do litoral até ao Algarve, nomeadamente na região de Lisboa.

Para as regiões do Norte e Centro também há previsão de neve.

O IM prevê que a temperatura mínima suba na segunda-feira com o aumento gradual da nebulosidade e a ocorrência de precipitação.

Devido ao frio, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) aconselha cuidados acrescidos para os grupos mais vulneráveis, nomeadamente sem-abrigo, crianças e idosos.

JH/CMP.


Vou ver se ainda vou a tempo de ir tirar umas fotos!