Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009



Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Tenho ideia que cada centímetro de neve, corresponde a mais ou menos 1mm de água. Mas acho que isso varia muito com o floco de neve em si. Se é muito denso ou não.

Agora, o que pode acontecer, é que à medida que a neve comece a derreter, e caso a humidade seja baixa, a neve pode acabar por evaporar ao invés de derreter e ser recolhida pelo pluviometro.

A percentagem de evaporação deverá ser tanto maior, quanto mais mais lento for o processo de derretimento. Se calhar com 1ºC e humidade nos 45%, a maioria da neve acaba por evaporar ao invés de derreter e escorrer em água.

Digo eu...:unsure:
É capaz de ser isso. Então para resolver o problema só um pluviometro especial como diz o Vince.

Quando tiver tempo vou tentar saber um pouco mais sobre a relação precipitação/acumulação.


Obrigado AnDré e Vince:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
E aqui em Moura, que fica entre Beja e Barrancos, NADA!!! Nem um único floco...:disgust::disgust:
Assim não gosto!!!

Em Moura foram uns azarados, se forem ver as imagens de radar, vê-se uma mancha a oeste que apanhou em cheio Beja, Cuba, Alvito e raspou aqui em Portel, enquanto que a este havia outra mancha que se estendia Espanha adentro. Vocês ficaram mesmo no meio das duas. Mesmo agora há umas quatro horas chegou a precipitar junto à fronteira de Mourão, mas acabou por se dissipar.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Boas,

Gostava que alguém me explicasse como é possível a minha estação apenas ter recolhido 1mm nos dois últimos dias e ter tido uma acumulação de neve de 2/3cm.

Já estive a ver os dados da estação do Fil e também registou muito pouca precipitação e penso que na zona dele a acumulação foi ainda maior...

Qual será então a relação entre a quantidade de precipitação e a acumulação de neve?
Claro que ontem como as temperaturas eram muito baixas acumulava tudo...

Desde já obrigado a quem se dispuser a esclarecer:)

A densidade da neve pode variar bastante, mas quando é seca a neve fresca pode ter uma densidade de apenas 5%. Neste episódio a neve foi bastante seca e acumulou tudo o que caiu. Dessa forma, 1mm de precipitação corresponderia a 2cm de neve, mas aqui acumulou mais do que isso.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Excelentes fotos Filipe! Obrigado!:thumbsup:


Neste momento tenho 4,5ºC de Temperatura, estagnados...

O Vento sopra Moderado, estando nos 15,5 km/h actualmente, de ENE (68º)!
Humidade nos 61%
Pressão a 1026 hPa
Ponto de Orvalho nos -2,3ºC
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
A densidade da neve pode variar bastante, mas quando é seca a neve fresca pode ter uma densidade de apenas 5%. Neste episódio a neve foi bastante seca e acumulou tudo o que caiu. Dessa forma, 1mm de precipitação corresponderia a 2cm de neve, mas aqui acumulou mais do que isso.

:thumbsup:


Eu também acho que aqui acumulou um pouco mais , mas como vi os dados recolhidos pela estação fiquei confuso.


Neste momento -3,0ºC e 96%HR. Segundo o IM amanhã é dia de nevoeiro.