Seg.Especial Entrada Fria - 5 a 11 Janeiro 2009

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
já é a 3 vez que neva lá. em duas ocassioes também lá estava, este fim de semana deixeime ficar pela covilhã por causa da minha cara metade.:) mas ainda estou com esperanças que chegue aqui.

Por Várzea (mas também de referir que está a 950m de altitude), é a 4ª vez desde 30 de Novembro, que fica tudo coberto de branco.

Segundo uma amiga minha de lá, já está uma boa camada, e continua a cair com muita intensidade.

A estrada para lá já deve estar intransitável. Não tarda fecham a A24! Outra vez...:p


---------------------------

Quanto a neve em Lisboa, parece-me muito difícil
Ou isto desce rapidamente, ou então não sei...

8,2ºC
Está mais quente que ontem.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Grande queda de neve agora..os flocos parecem penas brancas de pombo....:lmao: e já caem assim há mais de 1 hora!!
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Eu não acredito que o IM tenha dado aquela previsão de neve em todo o litoral e acho que foram mal interpretados pelos media. Acho que não existe nenhuma possibilidade de neve em Lisboa, o frio em altura não vai ser tanto como o que existe agora no Norte e a precipitação prevista é fraca e sem convecção. Mas espero enganar-me.. :p

Aqui tenho 0,3ºC, céu nublado mas com algumas abertas.


Bom, mas existem possibilidades para o litoral.. No mínimo de ocorrer precipitação, embora fraca. Na faixa litoral, há mais humidade e não têm as barreiras de condensação!

Ainda espero alguns flocos de neve para a Covilhã e mesmo no Fundão, mas para aqui, nem deve pingar.. Toda aquela nebulosidade "exitará" e muito ultrapassar todo o sistema Central, nomeadamente aqui perto a Estrela e a Gardunha, só deverão restar uns farrapos de nuvens escassas para aqui por volta das 20h..
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Boas;) os BOMBEIROS DE LISBOA juntamente com a CML e a AUTORIDADE NACIONAL DE PROTECÇÃO CIVIL ESTÃO NUMA ACÇÃO A DISTRIBUIR FOLHETOS NAS EMPRESAS,LOJAS ,BAIRROS SOCIAIS ETC. COM A SEGUINTE INFORMAÇÃO:

De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, para os próximos dias, até Domingo, 11JAN, destaca-se:

*
Continuação do tempo frio, com acentuado arrefecimento nocturno.
*
Aguaceiros fracos que poderão ser de neve acima dos 600m/700m nas regiões do Norte e Centro até Sábado, 10JAN.
*
Associado a uma depressão que irá percorrer todo o litoral de Portugal continental, durante o dia de 6.ª feira (09JAN) e início de Sábado (10JAN), prevê-se, igualmente a possibilidade de queda de neve em todas as regiões do litoral até ao Algarve, nomeadamente na região de Lisboa.
*
Formação de geada.

A partir de 12JAN, 2ª Feira, prevê-se, segundo a mesma fonte, uma transição da situação meteorológica, com aumento gradual da nebulosidade, ocorrência de precipitação e subida da temperatura mínima.



As temperaturas mínimas, conjugadas com o vento, poderão provocar a sensação de um aumento do desconforto térmico nas populações, exigindo cuidados acrescidos para os grupos mais vulneráveis, nomeadamente sem-abrigo, crianças e idosos.



Face ao exposto, a ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de precaução com especial atenção:

*
Mantenha-se atento às informações da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.
*
Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que o façam transpirar.
*
O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço.
*
Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com hipotermia ligue imediatamente para o 112.
*
O consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia. Procure poupar energia, desligando os aparelhos eléctricos que não sejam necessários. Tenha à mão lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz.
*
Aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio motivado pela eventual formação de gelo.

Recomendações com o aquecimento do lar:

*
Tenha cuidado com as lareiras. Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal.
*
A combustão liberta gases tóxicos – não se esqueça que a ventilação é muito importante;
*
Se utiliza aquecedores desligue a garrafa de gás quando tiver de a substituir;
*
Evite secar roupa no aquecedor;
*
Afaste o aquecedor de cortinados, tecidos ou mobílias;
*
Não se aproxime muito do aparelho;
*
Se utiliza lareiras, use um resguardo próprio para evitar que quaisquer faúlhas saltem para fora;
*
Tenha um anteparo fixo para impedir uma possível queda de pessoas para o seu interior, especialmente crianças ou idosos;
*
Nunca use petróleo, gasolina ou álcool para atear a lareira;
*
Mantenha a chaminé sempre limpa;
*
Se ocorrer um incêndio na chaminé, chame imediatamente os bombeiros.

NESTE MOMENTO SIGO COM :

Temperatura: 7.1 ºC
Humidade: 53%
Pressão: 1017.8 hPa
Precipitação 24h: 0.0 mm/h
Ponto Condensação: -2.5ºC
Wind chill: 7.0 ºC
Vento: 0.8 Nº
Rajada max: 14.7km/h
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
nao sei tambem nao me pode informar horas sertas
isto e uma previsao :cool:

:lol:sim eu sei, mas como disseste principio da noite deduzi que fosse por volta dessa hora. É que nessa hora estarei de comboio entre Lisboa e Azambuja:lol: Se nevasse era porreiro:D
 

Turista

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
464
Local
Peniche
Olá a todos.
A mínima de hoje aqui por Peniche foi de 2,2ºC :sad::sad: ainda tinha esperanças de chegar aos 0... mas não foi desta... :angry:

Por agora uns amenos 9,8ºC :angry::angry::angry::angry:
Raio de ar maritimo... :disgust: