Seg.Especial Mau Tempo: chuva,vento e trovoada, 30 Set- 2 Out 2007

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mago 27 Set 2007 às 16:42.

1. Tiagofsky

Tiagofsky
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Jan 2006
    Local:
    Porto
    Acredita q nao Redragon...Ainda tens munta xubinha a espera d ser despejada :D

2. Fil

Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (740 m)
    Por fim começa a chover de forma moderada, a ver o que dura! Temperatura de 15,2ºC.

3. squidward

squidward
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    4 Abr 2007
    Local:
    Unhos - Loures \ Lisboa
    acho que actualmente o penico de Portugal é o Alentejo

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Fil

Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (740 m)
    Chuva forte neste momento, não estava nada à espera... 4,2 mm até ao momento e temperatura de 14,5ºC.

5. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Isto ainda não acabou. A madrugada e o dia de amanhã provavelmente vão ser parecidos com o que se passou hoje.

Pode não ter ocorrido o diluvio previsto pelo GFS no Algarve, mas já se sabe que modelos são modelos, é preciso continuar atento. Até porque se o GFS exagerou,o HIRLAM hoje acertou bastante, e por acaso o HIRLAM pôe um diluvio no Algarve mas amanhã de manhã.
    Hoje o IM esteve impecável com alerta laranja bem cedo (meio dia), só não percebo é porque o levantou tão cedo. Talvez os dados deles não indiquem isto, mas se for assim, não percebo porque é que a comunicação social está a divulgar um alerta da protecção civil nas últimas 2 ou 3 horas para a possibilidade de inundações no Algarve...

HIRLAM

Já agora, há fortes suspeitas de que em Mérida/Badajoz esta tarde se tenha formado uma supercélula tornádica, segundo indica o Rayo, um user do Meteored que trabalha no INM e que tem acesso ao radar espanhol em modo doppler/vento. Mas ainda carece de confirmação e análise de mais dados.

6. ACalado

ACalado
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Fev 2006
    Local:
    Covilhã 750m
    por aqui caem alguns aguaceiros com 15.2ºc;)

7. Costa

Costa
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    14 Abr 2007
    Local:
    Rio Tinto
    Aqui já não chove no verdadeiro sentido da palavra faz semanas...

8. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    É verdade Vince, por aqui noite calma, uma nota se isto chover forte em Olhão vai haver inundações, as sargetas estão tapadas com folhas de árvores com a chuva que foi caindo ao longo do dia, eu aqui há dias coloquei uma imagem do ECMWF em que vai com a sintonia com o Hirlam, foi esta imagem

em todas as rádios só falam do alerta para o Algarve, numa rádio de Olhão, mencionaram que a Estrada Nacional 125 pode ficar cortada à entrada de Faro no Rio Seco estranho não:huh::huh:

9. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Bem, podia ter esperado uns minutos antes de escrever o meu post anterior. Acabou de sair o GFS das 18z e mete a precipitação parecida ao HIRLAM amanhã de manhã no Algarve.

10. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Agora está tudo de acordo, modelo europeu, GFS, Hirlam, vamos ver se o dilúvio vem de manhã:D:D

A instabilidade vai durar no Sotavento Algarvio até 4ª feira segundo www.eltiemposevero.es

11. Henrique

Henrique
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    28 Abr 2007
    Local:
    Charneca de Caparica - Almada (67 m)
    Aqui por Almada a coisa está bastante chata :S não cai uma pinga à ums dias.
    A noite está fresca, bastante humidade e nao mexe uma palha, que meteo-tédio :angry:
    Vou rezar para que amanha aconteça algo, nem que seja um aguaceiro fraquinho so para matar saudades da chuva.

12. ]ToRnAdO[

]ToRnAdO[
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2006
    Local:
    Vila Real de Sto António
    AMIGO VINCE

Todos os modelos sejo mesoescala ou nao mete a partir da meia noite de hoje o diluvio completo!!:surprise:

ALERTA LARANJA SERIA BEM APROPRIADO ...

Mas o IM Fez o favor de voltar atras!! Vamos ver o k eles dizem á Meia Noite!!

EU ESTOU EM ALERTA MAXIMO--->OLHO BEM ABERTO!!

ERA cinco e meia da tarde tive um FUNNEL CLOUD mas nao durou muito!! faltou força nas canetas!!

OU SEJA ESTOU DE OUVIDOS BEM ABERTOS!!

VINCE--->FESTA Á DE CERTAZA NO SUL!!!

13. Nuno Figueiredo

Nuno Figueiredo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Mai 2006
    Local:
    Cascais
    Boa noite pessoal!

Aquela situação em Salvaterra de Magos há uns dias sempre foi um tornado. Tenho uma amiga que mora lá, nos Foros de Salvaterra e confirmou a situação que foi na rua dela. Disse que tinha telhas escuras no telhado dela, sendo a única casa com telhas daquelas ao fundo da rua, chapas de zinco dobradas nos postes, etc. Ela vai arranajar-me as fotos dos estragos, e eu depois posto. Aconteceu de noite, com o barulho da trovoada no geral não notou nenhum barulho mais "específico".

Cumprimentos.

14. ]ToRnAdO[

]ToRnAdO[
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2006
    Local:
    Vila Real de Sto António
    MALTA!! ESTOU A MINUTOS DO GRANDE MOMENTO...

CAMARA DE FILMAR A POSTOS E OLHO ABERTO PARA FILMAR TUDO O QUE APARECER!!

HOJE E NOITADA E UM GRANDE FILME ESPERO COM UM BOM ELENCO!!

ANSIOSO!!

ELA ESTA CHEGAR!!:thumbsup:

15. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Interessante se arranjares fotos...

Sabes que podem ocorrer outro tipo de fenónomos de vento extremo numa trovoada. A hipotese «Tornado» é sempre a menos provável das várias hipoteses cá em Portugal. Podem ser outras coisas como gustnado's, gust front, microburst, etc, etc.

Não havendo testemunhas oculares duma funnel cloud, a única forma de confirmar um tornado é alguém habilitado a reconhecer os estragos estudar o local. Conforme o tipo de estragos e a forma como estão distribuidos é possível identificar o fenónomo. Por exemplo um tornado tende a deixar estragos ao longo dum corredor, um gustnado tende a provocar estragos numa zona muito pequena, uma gust front em linha, um microburst é uma corrente descendente que depois irradia em todas as direcções a partir do centro e os estragos ficam assim também distribuidos, etc,etc.

Partilhar esta Página