Se calhar é ser demasiado audaz, criar um tópico para dia 11.Mas, todos os modelos parecem criar a ideia que existe um forte probabilidade de termos "festa" apartir desse dia. Depois de uma certa desilusão neste último evento...nada como renovar as forças...para que o próximo seja no mínimo como nos últimos dois últimos Janeiros. ----------------------- As análises, previsões ou alertas neste tópico são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal. Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
Re: Seg. Especial Neve 11 Janeiro 2008 É efectivamente muito cedo para um tópico especial, se vamos criar tópicos baseados no que os modelos dizem a quase uma semana isto é capaz de ficar um pouco confuso e o tópico normal de Previsões do Mês fica desfalcado em termos de informação e seguimento. Existe uma regra interna para os tópicos especiais, que só são abertos a 48h do início do evento ou a 96 horas se existir alguma concordância entre GFS e ECM para um evento especial e bastante consistência entre run's. Acima das 96H só nos casos verdadeiramente excepcionais. Mas como por culpa nossa a regra ainda não foi oficializada, desta vez pode ficar assim, visto já estar criado o tópico, pode ser que assim dê mais sorte Já agora, enquanto não existir regra oficial publicada, quem cria um tópico especial (ou um tópico mensal de previsões) deve incluir o aviso que eu acrescentei ao primeiro post, e deve também fazer uma pequena introdução descritiva e sucinta do evento, ou seja, explicar a situação prevista nos modelos aos leitores que ainda não tem conhecimentos nesta área.
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008 Melhorou o GFS no run das 12Z, a 48 horas de distância.
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008 FENÓMENOS CON NIVEL DE ALERTA AMARILLO EN ZAMORA 20:00 HORA OFICIAL DEL 09/01/2008 Fenómeno(1) - Nevadas. Acumulación de nieve: 10 cm. Zamora (Sanabria). 00:00 del 11/01/2008 a 00:00 del 12/01/2008 hora oficial. Fenómeno(2) - Nevadas. Acumulación de nieve: 3 cm. Zamora (Meseta). 00:00 del 11/01/2008 a 00:00 del 12/01/2008 hora oficial. Fenómeno(3) - Vientos. Rachas máximas: 80 km/h. Zamora. 00:00 del 11/01/2008 a 00:00 del 12/01/2008 hora oficial.
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008 De facto a saída 12Z melhorou a situação de Sexta. Perante este cenário podemos ter uma tarde de Sexta interessante Meteograma e Bragança Está mesmo a sair a run das 18Z, vamos ver o que nos reserva...
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008 Brigantia podes-me dizer onde encontras esses meteogramas? Obrigado
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008 Ferreira5 é aqui http://www.arl.noaa.gov/ready/cmet.html mete nos favoritos
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008 http://www.rotasdovento.com/diversos/NOAAlocaisvoo.htm~ É só colocares as coordenadas... Aqui fica outro site onde podes ver meteogramas para Bragança. http://wxweb.meteostar.com/sample/sample_C.shtml?text=LPBG
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008 bem segundo esta saída mais uma vez sois uns sortudos mas ainda bem pois quase de certeza que irá nevar pelo norte e aki pelo centro já me contentava com uns aguaceiros de neve da pouca precipitação que resta
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008 bem gostei desta saida e ainda mais da previsao do inm espanhol que poe a cota de neve a 700 metros
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008 Analisando isto penso que a cota deve andar pelos 900m, corrijam-me se estiver a analisar mal... O que me está a intrigar é o INM garantir precipitação para Sábado para esta zona, algo que o GFS não mostra. Ainda não é possível ver o output do HIRLAM para Sábado, será que vai mostar algo que o GFS não mostra
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008 Temo que aconteça o normal, ou seja, quando as condições se começam a reunir já quase não temos precipitação... Meteograma para Bragança segundo a saída 18Z
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008 Se não me enganei, e usando a fórmula deste site a cota ficaria nos 600 e tal metros em Bragança.