Seg.Especial Nortada - Frio e Neve - 22 a 25 Março 2008

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
As cotas de neve do GFS (último run das 06z) para uma localização a norte, próximo de Vila Real. As cotas estão diferenciadas pela cor, se tem ou não precipitação. Mas tenham em atenção que alguma precipitação embora existente é quase insignificante em acumulação/3h.

cotayp6.gif


Nos próximos run's vou disponibilizando a mesma tabela com novos dados.
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Um conselho a todos que não vivem em Serras ou lugares altos, não fiquem, se puderem, à espera que a neve caia na vossa localidade, peguem no carro e vão ao encontro dela em qualquer serra com 1000 metros, irá dar com certeza um belo espectáculo :nicephoto:
 

Weatherman

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
145
Local
Vouzela
Aqui fica o TAF para o Porto

LPPR 211130Z 211818 33015KT 9999 FEW030
BECMG 1821 35010KT 9999 SCT016 BKN025
TEMPO 0618 35020G30KT 5000 RADZ BKN012
PROB30
TEMPO 0612 3000 SHGS BKN004 BKN008

entre as 06 e as 12 de amanhã estão a prever aguaceiros de granizo:cold:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
As cotas de neve do GFS (último run das 06z) para uma localização a norte, próximo de Vila Real. As cotas estão diferenciadas pela cor, se tem ou não precipitação. Mas tenham em atenção que alguma precipitação embora existente é quase insignificante em acumulação/3h.

cotayp6.gif


Nos próximos run's vou disponibilizando a mesma tabela com novos dados.

Boas amigo Vince podes disponibilizar esses dados para Latitude: 40,28246 Longitude: -7,50224 ;)

abraço
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bem por aqui está-se a levantar um ventinho que está a trazer humidade :confused::confused: já vou com 55% e já tive uma rajada de 52 km/h.

Serão dias mais de winchill do que outra coisa :mad::mad: afinal pó tambem é bom.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Uma coisa que me deixa um pouco indignado é o facto de os traços presentes no gfs que dizem respeito a neve serem um pouco esquisitos na sua distribuição pois afinal a serra da estrela também devia ter uns traços não acham pois ai Neva de certeza :huh:

2hp0nyd.jpg

Eu acho que o GFS não conta muito com a topografia do terreno... Eu acho que para a serra da Estrela ela vai cair bem... Da mesma forma que acho que sábado á noite São Mamede (Portalegre) também é um local provável de queda de alguns flocos, uma vez que parece que a precipitação vai andar pelo sul à noite.

A partir daí é aguardar... eu acredito em muita surpresa (atenção, não quero com isto dizer neve em Lisboa e afins :p )
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Já saiu a run das 12z... e está tão parecida que apenas uma micro análise permite dizer mais...

Fico a aguardar pelas cartas do Vince, para ver se há evoluções significativas :D

Não começam a sentir um certo "frisson" ou serei só eu? :huh: Nervosismo, apertozinho no estômago... :lol:


Ando a ficar demasiado "meteoalucinado" ;)
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Já saiu a run das 12z... e está tão parecida que apenas uma micro análise permite dizer mais...

Fico a aguardar pelas cartas do Vince, para ver se há evoluções significativas :D

Não começam a sentir um certo "frisson" ou serei só eu? :huh: Nervosismo, apertozinho no estômago... :lol:


Ando a ficar demasiado "meteoalucinado" ;)

Se por um lado o GFS mantem tudo o HIRLAM retirou bastanste precipitação:(

Agora resta-nos seguir os satélites e radares, os modelos já não vão trazer nada de novo...vamos ter esperança:)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Uma coisa que me deixa um pouco indignado é o facto de os traços presentes no gfs que dizem respeito a neve serem um pouco esquisitos na sua distribuição pois afinal a serra da estrela também devia ter uns traços não acham pois ai Neva de certeza :huh:

Isso não tem a ver com o GFS mas com o plotting de quem faz esse mapa em questão, e eu nunca gostei desse mapa por causa desse tipo de coisas que são recorrentes, básicamente está mal feito, para cotas usa antes o Wetter3 (Schneefallgrenze) que costuma ser mais lento a disponibilizar os run's mas é bem melhor.

Mais daqui a bocado meto umas tabelas para Braga, Porto, Bragança, Covilhã e Coimbra do run das 12z do GFS, mas só daqui a uma ou duas horas, que é ainda mais lento que o wetter3 :D
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Isso não tem a ver com o GFS mas com o plotting de quem faz esse mapa em questão, e eu nunca gostei desse mapa por causa desse tipo de coisas que são recorrentes, básicamente está mal feito, para cotas usa antes o Wetter3 (Schneefallgrenze) que costuma ser mais lento a disponibilizar os run's mas é bem melhor.

Mais daqui a bocado meto umas tabelas para Braga, Porto, Bragança, Covilhã e Coimbra do run das 12z do GFS, mas só daqui a uma ou duas horas, que é ainda mais lento que o wetter3 :D

Ok amigo VInce obrigado :thumbsup: ca ficaremos a espera dessas tabela e que venham com boas noticias ;)
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Já saiu a run das 12z... e está tão parecida que apenas uma micro análise permite dizer mais...

Fico a aguardar pelas cartas do Vince, para ver se há evoluções significativas :D

Não começam a sentir um certo "frisson" ou serei só eu? :huh: Nervosismo, apertozinho no estômago... :lol:


Ando a ficar demasiado "meteoalucinado" ;)

Eu até já dei nos calmex :lmao: pois faltam poucas horas para o evento e penso que este traz uma carga emocional maior pois todos sabemos que será concerteza o ultimo deste inverno/primavera
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Isso não tem a ver com o GFS mas com o plotting de quem faz esse mapa em questão, e eu nunca gostei desse mapa por causa desse tipo de coisas que são recorrentes, básicamente está mal feito, para cotas usa antes o Wetter3 (Schneefallgrenze) que costuma ser mais lento a disponibilizar os run's mas é bem melhor.

Mais daqui a bocado meto umas tabelas para Braga, Porto, Bragança, Covilhã e Coimbra do run das 12z do GFS, mas só daqui a uma ou duas horas, que é ainda mais lento que o wetter3 :D

Fico a espera dessa tabela ! :D:thumbsup:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Alguem me pode explicar a teoria destes senhores :huh: a sério que gostava mesmo de saber qual o método de trabalho destes profissionais....

senão vejamos:

A partir de sexta-feira, o território do Continente, será afectado
por uma massa de ar frio e instável. Consequentemente, o vento soprará de Norte, com intensidade nas terras altas, e deverão ocorrer aguaceiros no Norte, que no Sábado se estenderão até ao Alto Alentejo principalmente nas terras altas e que serão sob a forma de neve acima dos 800 metros.
fonte:IM

Sábado, 22 de Março de 2008
Céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de
nebulosidade a partir da tarde.
Aguaceiros, em especial nas Regiões Norte e Centro e que serão de
neve acima dos 1000 metros. Fonte:IM

depois metem aguaceiros para as Penhas douradas (sensivelmente 1530m)


10rlr11.jpg



com os modelos assim:

gfs-1-30ezd6.png


gfs-0-30krv0.png


Agora expliquem-me se souberem o porque? :disgust: é este o serviço publico que temos :(
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)